UAI

Salvador se torna a metrópole com mais ônibus elétricos do país

Governo estadual recebeu nesta semana 20 novos ônibus elétricos produzidos pela BYD

Publicidade
Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos. Foto: Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.

A montadora chinesa BYD anunciou a entrega de 20 ônibus elétricos para o governo da Bahia. Com modelo padron D9W (piso baixo) e carroceria Marcopolo, os novos veículos serão todos destinados à região metropolitana de Salvador, tornando a capital baiana a metrópole brasileira com mais ônibus elétricos.

Com 20 unidades prontas para circulação, Salvador superou as frotas das cidades de São Paulo e São José dos Campos, que têm 18 e 12 ônibus em suas frotas, respectivamente. A previsão, segundo a BYD, é de que a frota baiana passe a circular no sistema de transporte público a partir de setembro.

As vantagens de um veículo elétrico são inúmeras se comparado a um movido a combustão. Além de ter economia operacional, um ônibus elétrico é mais silencioso e reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera por ano – o que equivale ao plantio de 1.311 árvores.

Os 20 BYD D9W da frota de Salvador têm autonomia de até 250 quilômetros com apenas uma carga, dependendo da configuração. Isso graças a uma bateria de ferro-lítio feita pela BYD em Manaus, que tem durabilidade de 15 anos.

Marcello Schneider, diretor Institucional e head da divisão de ônibus da BYD Brasil, acredita que a empresa está na frente das concorrentes graças à sua independência no mercado.

“A BYD é fornecedora dela mesma de todos os equipamentos, bateria, trem de força... Tudo que é feito para os ônibus, é feito de forma vertical pela BYD. Ela produz os próprios componentes”, afirma o executivo.

https://youtu.be/sVxmuaqS-S4