UAI

BYD desenvolve SUV 'anfíbio' com propulsão 100% elétrica

Modelo se propõe a concorrer com Range Rover e Mercedes-Benz Classe G, mas tem recurso único

Publicidade
Modelo pode navegar por até 30 minutos
Modelo pode navegar por até 30 minutos Foto: Modelo pode navegar por até 30 minutos

A indústria automobilística chinesa acaba de apresentar uma ousada criação: o U8 , da marca YangWang, que, por sua vez, é uma subsidiária da BYD. Trata-se de um SUV totalmente elétrico e com interior superluxuoso, desenvolvido para rivalizar com modelos como Range Rover e Mercedes-Benz Classe G. Porém, o modelo asiático tem um grande bônus em relação a esses concorrentes: é anfíbio!

Tudo bem, o veículo não se propõe a funcionar exatamente como um barco. Afinal, a ideia é fazer pequenas travessias de cursos d'água ou de trechos alagados, e não de navegar em águas profundas ou agitadas. Mas o fato é que o SUV elétrico da BYD consegue não apenas flutuar, por períodos de até 30 minutos, como de atingir, na água, uma velocidade de até 3 km/h. Assista ao vídeo do modelo em ação!

https://youtu.be/ssxVNTa6IGE?si=rDDNQ0uEhYWmWK1K

Para se locomover na água, o motorista precisa selecionar um modo de condução que tem o sugestivo nome de Yachting. Uma vez ativada, essa função veda as portas, aciona a recirculação do ar-condicionado e até abre o teto solar (para que os ocupantes possam sair rapidamente do veículo, caso ocorra alguma emergência).

Continua depois da publicidade

Tanto na água quanto em terra firme, são as rodas que locomovem o modelo. Aliás, todas elas se movimentam de maneira independente, o que permite que o SUV elétrico gire em 360 graus sobre o próprio eixo. Nesse ponto, cabe destacar que o modelo tem quatro motores elétricos, cada um acoplado a uma das rodas. Juntos eles desenvolvem a impressionante potência de 1.196cv!

SUV elétrico é anfíbio, mas vai bem também em terra

Caso o motorista não queira navegar, apenas fazer imersões na água durante trajetos off-road, tudo bem. O YangWang U8 pode atravessar, sem flutuar, profundidades de até 1 metro. Porém, essa capacidade pode chegar a até 1,4 metro se o proprietário optar pela versão Master Edition, que traz um snorkel para o motor a 2.0 a diesel, que não traciona as rodas, e sim funciona como gerador para alimentar as baterias.

Com o tanque de 75 litros cheio e as baterias carregadas, a autonomia do SUV de luxo, de acordo com a BYD, ultrapassa 1.000km. A má notícia é que, como era de se esperar, o carro anfíbio chinês não é barato: custa 1,089 milhão de yuans, valor que equivale a aproximadamente R$740 mil.