UAI

BYD desenvolve SUV 'anfíbio' com propulsão 100% elétrica

Modelo se propõe a concorrer com Range Rover e Mercedes-Benz Classe G, mas tem recurso único

Publicidade
Modelo pode navegar por até 30 minutos
Modelo pode navegar por até 30 minutos Foto: Modelo pode navegar por até 30 minutos

A indústria automobilística chinesa acaba de apresentar uma ousada criação: o U8 , da marca YangWang, que, por sua vez, é uma subsidiária da BYD. Trata-se de um SUV totalmente elétrico e com interior superluxuoso, desenvolvido para rivalizar com modelos como Range Rover e Mercedes-Benz Classe G. Porém, o modelo asiático tem um grande bônus em relação a esses concorrentes: é anfíbio!

Tudo bem, o veículo não se propõe a funcionar exatamente como um barco. Afinal, a ideia é fazer pequenas travessias de cursos d'água ou de trechos alagados, e não de navegar em águas profundas ou agitadas. Mas o fato é que o SUV elétrico da BYD consegue não apenas flutuar, por períodos de até 30 minutos, como de atingir, na água, uma velocidade de até 3 km/h. Assista ao vídeo do modelo em ação!

https://youtu.be/ssxVNTa6IGE?si=rDDNQ0uEhYWmWK1K

Para se locomover na água, o motorista precisa selecionar um modo de condução que tem o sugestivo nome de Yachting. Uma vez ativada, essa função veda as portas, aciona a recirculação do ar-condicionado e até abre o teto solar (para que os ocupantes possam sair rapidamente do veículo, caso ocorra alguma emergência).

Tanto na água quanto em terra firme, são as rodas que locomovem o modelo. Aliás, todas elas se movimentam de maneira independente, o que permite que o SUV elétrico gire em 360 graus sobre o próprio eixo. Nesse ponto, cabe destacar que o modelo tem quatro motores elétricos, cada um acoplado a uma das rodas. Juntos eles desenvolvem a impressionante potência de 1.196cv!

SUV elétrico é anfíbio, mas vai bem também em terra

Caso o motorista não queira navegar, apenas fazer imersões na água durante trajetos off-road, tudo bem. O YangWang U8 pode atravessar, sem flutuar, profundidades de até 1 metro. Porém, essa capacidade pode chegar a até 1,4 metro se o proprietário optar pela versão Master Edition, que traz um snorkel para o motor a 2.0 a diesel, que não traciona as rodas, e sim funciona como gerador para alimentar as baterias.

Com o tanque de 75 litros cheio e as baterias carregadas, a autonomia do SUV de luxo, de acordo com a BYD, ultrapassa 1.000km. A má notícia é que, como era de se esperar, o carro anfíbio chinês não é barato: custa 1,089 milhão de yuans, valor que equivale a aproximadamente R$740 mil.