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SUV viaja mil quilômetros no deserto do Saara apenas com energia solar

Veículo é um protótipo desenvolvido por estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda

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Protótipo pesa apenas 1.200kg
Protótipo pesa apenas 1.200kg Foto: Protótipo pesa apenas 1.200kg

Stella Terra é um novo SUV elétrico para uso off-road. Com isso, você já deve imaginar que o veículo se move por energia elétrica, não é mesmo? Mas e se eu te dissesse que não é só isso? E não, não estamos falando de um conjunto híbrido que combina motor elétrico com motor a gasolina. Estamos falando de um carro capaz de se mover também apenas com energia solar. Aliás, em um teste no qual ele foi submetido, foram, no total, mil quilômetros percorridos apenas com a "luz do sol".

E onde a viagem aconteceu? No deserto do Saara – está explicado então de onde o SUV conseguiu retirar tanta energia solar. Sim, o veículo foi do Norte de Marrocos até o Sul do Saara. Nesse percurso, ele andou sobre diferentes tipos de terreno, o que confirmou, portanto, a sua forte pegada off-road.

Mas, afinal, que carro é este e de onde ele vem?

Stella Terra é um SUV protótipo criado por universitários

Construído por uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Solar Team Eindhoven) na Holanda, o Stella Terra, “o primeiro veículo SUV off-road movido a energia solar”, é um protótipo que utiliza painéis solares em seu teto inclinado para carregar a sua bateria elétrica.

O veículo seria, então, ideal para regiões remotas com estradas subdesenvolvidas e redes de energia elétrica precárias.

O SUV alcança velocidade máxima de 145km/h. Num dia ensolarado, a autonomia da bateria é de cerca de 710 quilômetros em estradas e cerca de 550 quilômetros fora da estrada, dependendo da superfície. Em condições nubladas, a equipe estima que o alcance vai para 670 quilômetros.

Além disso, graças à sua pequena bateria, o veículo pesa apenas 1.200kg, cerca 25% a menos que um SUV de tamanho médio. Segundo Thieme Bosman, gerente de eventos da equipe, minimizar peso do veículo era essencial e os estudantes se concentraram em tornar cada elemento ultraeficiente.

Bob van Ginkel, gerente técnico da Stella Terra, ressaltou também que o design aerodinâmico do SUV diminui o arrasto, além disso, o uso de materiais compósitos leves ajuda reduzir o peso. Com isso tudo, parece um carro 10 anos à frente do mercado, não é mesmo?