UAI

Suzuki Jimny elétrico? Conheça o chinês Baojun Yep

Modelo é uma espécie de clone do jipinho de origem japonesa, mas sem proposta off-road

Publicidade
Faróis de LED em formato retangular dominam a dianteira
Faróis de LED em formato retangular dominam a dianteira Foto: Faróis de LED em formato retangular dominam a dianteira

Ele parece ter parentesco com o Suzuki Jimny. Ademais, tem propulsão totalmente elétrica. Mas, além do design, não há quaisquer outras relações entre o jipinho de origem japonesa e o Baojun Yep, modelo que aparece na foto acima. Ele é produzido na China por uma empresa parceira da General Motors (GM), detentora da marca Chevrolet.

Nem mesmo a proposta dos dois modelos é semelhante. Isso, porque o Suzuki Jimny é um veículo com proposta off-road, graças ao sistema de tração 4x4 e aos bons ângulos de entrada e saída, além da generosa altura do solo. Por sua vez, Baojun Yep, apesar da carroceria altinha, tem proposta urbana, pneus para asfalto e tração apenas nas rodas traseiras.

O que dá um ar de jipinho ao modelo chinês são alguns artifícios de design. Entre eles, cabe destacar a pintura preta na parte inferior da carroceria e também nos para-choques, que dá a sensação de maior vão livre do solo. Há ainda os racks de teto, que também ajudam a elevar a altura total. Isso, sem falar no capô e os para-lamas com linhas retas e angulosas.

Baojun Yep amarelo de traseira estacionado
Modelo é 27cm mais curto que o Suzuki Jimny

Menor que o Suzuki Jimny

Outra característica que evidencia a proposta urbana do Baojun Yep é o porte: ele tem apenas 3,38 m de comprimento, enquanto o Suzuki, apesar de também ser compacto, chega a 3,65m de comprimento. Além do mais, o modelo chinês tem unicamente carroceria de duas portas, enquanto o japonês acaba de ganhar uma configuração com quatro portas.

Como é a mecânica do Baojun Yep?

Sob o capô, o Baojun Yep traz um motor elétrico de  67cv de potência. Já a bateria é de fosfato de ferro e lítio e consegue proporcionar um alcance de 303km no ciclo CLTC. Vale lembrar que o Suzuki Jimny Sierra tem uma unidade 1.5 turbo a gasolina, capaz de desenvolver 108cv, além de 14,1kgfm de torque.

Antiga geração do Suzuki Jimny enfrentou desafio de 100 mil quilômetros: assista ao vídeo!

https://youtu.be/Xh9IjMkSoQE