Ao longo de uma história de mais de 50 anos e quatro gerações, o Suzuki Jimny nunca havia recebido uma carroceria de quatro portas. Isso, porém, acaba de mudar: a marca acaba de apresentar essa configuração no Auto Expo Índia, que acontece até o próximo dia 18 de janeiro em Nova Delhi, no país asiático.
Em relação ao Suzuki Jimny Sierra tradicional, de duas portas, a inédita configuração de quatro portas cresceu. A novidade é 53cm mais comprida, chegando aos 3,98 metros. Desse total, 34cm foram adicionados ao entre-eixos, que atingiu 2,59 m. Porém, a altura, de 1,64m, e a largura, de 1,72m, são idênticas em ambas as carrocerias.
O crescimento das medidas externas do modelo resultaram em maior espaço interno. O banco traseiro, agora, comporta três ocupantes, que contam com vãos mais generosos para as pernas. E o porta-malas mais que dobrou de tamanho: saltou de 85 litros para 208l.
Por outro lado, o aumento da distância entre-eixos reduziu o ângulo de rampa, que se forma sob o centro da carroceria: essa media off-road passou de 28° para 24°. Já a distância em relação ao solo é exatamente a mesma, de 21cm.
Mecanicamente, o Suzuki Jimny Sierra de quatro portas também traz novidades. O motor 1.5 a gasolina ganhou a colaboração de um sistema híbrido-leve: na Índia, a potência anunciada é de 105cv , e o torque, de 13,6kgfm. O modelo, claro, tem tração nas quatro rodas com reduzida e opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.
Suzuki Jimny Sierra de quatro portas virá ao Brasil?
Em âmbito global, a fabricação da nova configuração do Jimny Sierra começa em maio deste ano: a Índia será o primeiro mercado a recebê-la. A HPE Automotores, detentora dos direitos de produção e comercialização dos veículos da marca no Brasil informou que já está negociando com a Suzuki para que, a longo prazo, esses modelos estejam disponíveis no mercado local.
Ao que parece, a HPE Automotores vai aproveitar para aumentar a gama em um momento no qual o Suzuki Jimny Sierra reina praticamente sozinho no segmento de jipes. Afinal, o queridinho desse segmento, que era o Troller T4, saiu de linha em 2021 sem deixar sucessor.
Suzuki Jimny enfrenta desafio de 100 mil km em 100 dias: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no Youtube!