Enaltecido pela Tesla como um recurso inovador que assiste ao motorista durante a condução, o FSD, Full Self-Driving, não parece estar funcionando de forma tão satisfatória assim para os clientes. A tecnologia, que é na verdade uma automação de nível 2, foi o motivo do recall de 362 mil veículos da marca.
A ação, anunciada pela Administração Nacional de Segurança Viária dos Estados Unidos (NHSTA), abrange veículo Tesla Model S, Model X 2016-2023, Model 3 2017-2023 e Model Y 2020-2023 equipados com (ou com instalação pendente) o software FSD.
De acordo com uma carta enviada à Tesla pelo órgão, o sistema FSD Beta pode oferecer riscos de acidentes quando opera em interseções. Além disso, o sistema pode responder insuficientemente às mudanças nos limites de velocidade.
“O software FSD Beta, que permite que um veículo exceda os limites de velocidade ou passe por cruzamentos de maneira ilegal ou imprevisível, aumenta o risco de um acidente”.
Trecho da carta.
A notificação também afirmou que a Tesla identificou 18 relatórios de incidentes recebidos entre 8 de maio de 2019 e 12 de setembro de 2022, os quais podem estar relacionados às condições descritas acima. A própria NHTSA identificou, pelo menos, 273 acidentes que envolveram o sistemas de assistência ao motorista da Tesla.
O FSD está sendo investigado por órgãos federais dos EUA
O sistema de direção autônoma da Tesla, o software FSD, está sob investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e de outras agências federais após uma série de acidentes que o envolveram.
No entanto, mesmo diante disso, Tesla e seu CEO Elon Musk afirmam repetidamente que o FSD, inclusive em sua forma “beta” atual, é mais seguro do que carros dirigidos exclusivamente por humanos.
O CEO disse aos investidores, no mês passado, que a fabricante coletou dados de cerca de 100 milhões de milhas de motoristas usando FSD fora das rodovias.
“Nossos dados publicados mostram essa melhoria na segurança. Está muito claro. Portanto, não teríamos lançado o FSD Beta se as estatísticas de segurança não fossem excelentes.”
Elon Musk
No ano passado, 54 mil carros Tesla foram convocados para recall
Em 2022, algo semelhante com o que está acontecendo agora também foi verificado: a Tesla fez o recall de 54 mil carros que ultrapassavam os sinais de parada quando o Full Self-Driving estava ativado.
O recurso do FSD Beta envolvido no problema era "rolling stop", que fazia os carros não pararem completamente em cruzamentos. Segundo o NHTSA, isso violava as leis de trânsito.
O VRUM testou um Tesla Model Y: