UAI

Tesla registra casos de incêndio nos EUA após passagem de furacão

As enchentes causadas pelo Furacão Ian fizeram com que a água salgada desgastasse os componentes elétricos dos veículos

Publicidade
Tesla pegou fogo do nada em Stamford, no estado americano do Connecticut
Tesla pegou fogo do nada em Stamford, no estado americano do Connecticut Foto: Tesla pegou fogo do nada em Stamford, no estado americano do Connecticut

O Furacão Ian, que devastou o estado norte-americano da Flórida, continua dando muito trabalho às autoridades dos EUA. Diversos carros elétricos da Tesla e de outras fabricantes estão entrando em combustão espontânea devido a danos causados pelas enchentes e inundações.

Após investigações preliminares, os bombeiros concluíram que os carros elétricos que ficaram submersos na água do mar estão todos suscetíveis a pegar fogo algum tempo depois, por mais que o volume de água não tenha sido alto.

Isso é explicado pelo fato de que a água salgada corrói os componentes da bateria – que fica na parte inferior do carro –, provocando curto-circuito que pode acabar incendiando todo o veículo. Confira um vídeo de um programa de TV dos EUA noticiando um Tesla com defeitos na bateria em chamas:

https://youtu.be/Scc9LFZOFYA

Carro elétrico da Tesla pega fogo nos EUA dias após a passagem do Furacão Ian

Por que isso acontece?

As baterias dos veículos elétricos ficam na parte inferior. Assim, basta que a altura da água tenha alcançado de 30 a 40cm para que o estrago tenha ocorrido. Durante o temporal, todos os usuários foram recomendados a tentar deixar os seus carros em áreas elevadas.

Esboço explica o lugar onde a bateria fica em carros elétricos, como os veículos Tesla. Há uma bateria grande na parte inferior do veículo
As baterias dos veículos elétricos ficam na parte inferior. Imagem: Internet/Reprodução

"A mistura de componentes elétricos e água salgada é uma receita para o desastre", explica Jimmy Patronis, chefe do corpo de bombeiros do estado da Flórida. "À medida em que essas baterias se corroem, começam os incêndios", aponta.

O estado da Flórida tem mais de 95 mil carros elétricos. Um agravante para os bombeiros é que apagar o incêndio de um carro elétrico – como um Tesla – é muito mais complicado do que um veículo movido a combustão, pois o incêndio pode persistir por diversas horas ou dias.

A água sobre o lítio decomposto – presente nas baterias – pode favorecer uma combustão mais violenta porque a oxidação é maior. Inclusive, há risco de explosão se no meio do incêndio existirem materiais como alumínio e fósforo.

Tesla Model 3 pegou fogo no fim de setembro

No fim de setembro, um Tesla Model 3 pegou fogo no estado do Connecticut, no Nordeste do país. Os 14 bombeiros envolvidos na operação gastaram mais de 2.200 litros de água por minuto até que as chamas se apagassem, uma hora depois. Confira o vídeo:

https://youtu.be/U-HN0MFO6I0