UAI

Tiktoker desafia a Física e troca pneus de Toyota por rodas de vidro; deu ruim?

O modelo, um Toyota Supra, após receber as novas rodas, foi às ruas e a filmagem chega até a dar uma certa agonia aos que a assistem

Publicidade
Veículo andou com muita dificuldade de tração e falta de aderência
Veículo andou com muita dificuldade de tração e falta de aderência Foto: Veículo andou com muita dificuldade de tração e falta de aderência

Já é comum por aqui matérias que noticiam maluquices automotivas inventadas por internautas na busca da fama viral. Bom, e aqui vai mais uma: no TikTok, um usuário resolveu desafiar a Física e substituir os pneus de um Toyota Supra Mk4 por nada menos que rodas transparentes como vidro. Isso é possível?

Aparentemente, sim. No vídeo publicado, o Toyota Supra modificado aparece sendo dirigido com as novas rodas finas. E, ao contrário do que você pode estar imaginando, as peças não se estilhaçaram em função do peso do veículo. Confira:

https://www.tiktok.com/@rota.do.caos/video/7240869644100291845?_r=1&_t=8dKPtESu61m&social_sharing=v5

A filmagem chega a ser "agonizante" para os que a assistem. Afinal, as finas e, aparentemente, frágeis rodas de vidro não parecem nem um pouco capazes de suportar o elevado peso do Toyota Supra. A todo momento, a impressão é de que a gambiarra vai simplesmente "colapsar" e a carroceria do veículo irá com tudo para o chão.

Rodas do Toyota Supra não devem ser exatamente de vidro

Bom, apesar de as rodas serem descritas no vídeo como "Glass Tires" ("pneus de vidro", na tradução), o material utilizado provavelmente é acrílico ou policarbonato - um tipo de plástico excepcionalmente durável e transparente.

Se o vidro genuíno fosse empregado, os discos certamente teriam quebrado já durante a instalação do parafuso unindo a roda ao eixo do Toyota Supra.

Além disso, apesar de o veículo ter rodado com as rodas de vidro, a direção, como pôde ser verificado no vídeo, não funcionou tão perfeitamente assim. O Toyota Supra "lutou" para encontrar tração, desenvolvendo baixíssima velocidade quase durante todo o vídeo, mesmo quando o tiktoker resolveu pisar fundo.

Ao ver aquela gambiarra funcionando, a sensação era de que o carro "patinava no gelo", de tal forma que o controle da direção e da frenagem não eram muito precisos.

Vídeos como este podem parecer idiotas e sem sentido à primeira vista, mas geralmente são bem sucedidos quando o assunto é gerar visualizações e repercussões on-line. Dito e feito: o vídeo do Toyota Supra no TikTok somou mais de 4 milhões de acessos.