UAI

Renault Twingo completa 30 anos e ganha festa de aniversário

Subcompacto Renault foi apresentado no Salão de Paris de 1992 e dois anos depois já era vendido no Brasil. Modelo ainda está em linha na Europa

Publicidade
Primeira geração do subcompacto tinha apenas 3,43 metros de comprimento
Primeira geração do subcompacto tinha apenas 3,43 metros de comprimento Foto: Primeira geração do subcompacto tinha apenas 3,43 metros de comprimento

Carismático e versátil, o Renault Twingo acaba de completar 30 anos de vida. O subcompacto foi apresentado em 1992 no Salão do Automóvel de Paris. O modelo chegou ao mercado europeu em 1993. Apenas um ano depois ele desembarcou no Brasil, em uma época em que a marca francesa disponibilizava seus projetos europeus por aqui.

Inovador para sua época, o Renault Twingo foi pensado como um carro urbano, prático, econômico, confortável e que cativasse o público mais jovem. O subcompacto de 3,43 metros de comprimento foi idealizado por Yves Dubreil, diretor de projeto, e desenhado pelo designer Patrick Le Quément.

O nome "Twingo" é resultado da fusão de "Twist", "Swing" e "Tango", danças que, segundo o fabricante, representam o estilo diferenciado do modelo, percebido também pelas cores alegres disponíveis em seu lançamento.

O Renault Twingo no Brasil

Inicialmente o Renault Twingo vendido no Brasil vinha da França, equipado com motor 1.2 de 55cv de potência. O desenho carismático e as cores alegres se destacavam à primeira vista. Depois, a economia de combustível e a praticidade de uso faziam o proprietário se apaixonar pela pequena viatura.

Uma das soluções que mais impressionavam era o banco traseiro corrediço, que permitia ampliar tanto o porta-malas (claro, se não houvesse ninguém ali atrás) quanto o espaço traseiro. Outra característica curiosa no Twingo era que o nicho do sistema de som estava posicionado na parte inferior do console central, onde era encaixado de cima para baixo.

A partir do ano 2000 o Twingo vendido no Brasil passou a ser importado do Uruguai. A carroceria ganhou um discreto facelift e houve a oferta de duas motorizações: 1.0 8V e 1.0 16V. O subcompacto foi vendido por aqui até 2003, somando 12 mil unidades. Esse número revela que tratava-se de um veículo de nicho.

Sucesso na Europa, onde o modelo ainda é vendido

Na Europa a história foi diferente. A primeira geração do Twingo foi produzida entre 1993 e 2007, com mais de 2 milhões de unidades vendidas durante esses 14 anos. A segunda geração foi de 2007 a 2014. A terceira e atual geração chegou ao mercado europeu em 2014.

Em 2020, a Renault lançou uma versão 100% elétrica do modelo. Em suas três gerações, ao longo desses 30 anos, o Twingo alcançou quase 4 milhões de unidades comercializadas em 25 países.

Homenagem aos 30 anos do subcompacto

Várias unidades do Renault Twingo estacionadas durante encontro; modelo está comemorando 30 anos.
Encontro reuniu 33 unidades do Twingo em São Paulo

Apesar de ser um modelo de nicho no Brasil, os 30 anos do Twingo foram comemorados por aqui. O Twingo Clube SP reuniu 33 exemplares na concessionária RPoint, em São Paulo. Alain Tissier, ex-vice-presidente da Renault do Brasil, é proprietário e entusiasta do modelo e esteve presente no evento. Ele sorteou entre os participantes uma gravata alusiva ao Twingo.

“Essa gravata foi produzida na França e adquirida por volta de 1995 na Champs Élysées. E ela representa bem a ousadia do Twingo à sua época, pois trazia cores e grafismos diferentes dos convencionais. Fico muito feliz de entregar ela para um aficionado pelo modelo nesta data tão importante”, explicou Alain.

  • Confira o teste com o Renault Kwid E-Tech, o elétrico mais barato do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=lgIwlcsXt44