A Uber anunciou um acordo comercial com 10 anos de duração que prevê a entrega de comidas por meio de um carro autônomo. O projeto ainda está em fase de testes e é feito em parceria com a startup Nuro, formada por ex-engenheiros da Google.
As primeiras entregas do Uber Eats com carros autônomos serão testadas primeiro em Houston, no Texas, e em Mountain View, na Califórnia. Os dois estados possuem leis que permitem que os veículos automáticos da Nuro operem.
Assista ao vídeo e veja o carro autônomo da Uber em ação!
Detalhes do veículo autônomo
O veículo é elétrico, totalmente autônomo e tem velocidade máxima de 72 km/h. Ele não é autorizado a circular em rodovias, mas pode funcionar em áreas residenciais, por exemplo. Segundo a Uber, ele consegue armazenar até 24 entregas em seus compartimentos (que são refrigerados).
Entre outras coisas, o carro da Nuro tem airbags para proteger os pedestres em caso de impacto e câmera que cobrem o carro 360 graus. Há ainda câmeras térmicas e outros sensores.
A fabricante do veículo é a chinesa BYD, segunda maior fabricante mundial de veículos elétricos e a primeira na China, segundo a CNCB e a Business Insider.
Consumidor
Para os clientes, no período de teste, o Uber Eats cobrará o mesmo valor pelos pedidos, independentemente de ser um robô Nuro ou não.
A start-up Nuro já tem parcerias com varejistas norte-americanos (como Kroger ou Walmart), além de redes de restaurantes, como Domino's Pizza e Chipotle Mexican Grill.
O Uber Eats chegou no Brasil em 2016, mas paralisou suas operações no início de 2022.