O Bugatti Veyron é superlativo até mesmo em comparação a outros supercarros. Afinal, trata-se de um modelo equipado com um poderosíssimo motor 8.0 de 16 cilindros, capaz de desenvolver mais de 1.000cv de potência. Não por acaso, ele chegou a ser o carro mais veloz do mundo, atingindo mais de 400km/h. Mas o caso é que tudo isso tem, literalmente, um preço muito alto.
A simples troca de um conjunto de velas de ignição e bobinas - procedimento de rotina que, em um carro comum, não chega a pesar muito do bolso do proprietário - custa o equivalente a um modelo zero-quilômetro. Duvida? Pois saiba que o dono de um Bugatti Veyron nos Estados Unidos está pagando nada menos que US$10 mil (valor equivalente a cerca de R$100,8 mil) por esse serviço.
Isso significa que, pelo valor de uma manutenção de rotina, o proprietário de um Bugatti Veyron poderia comprar um hatch de entrada no mercado brasileiro, como Volkswagen Polo Track, Hyundai HB20, Fiat Mobi ou Argo, Renault Kwid ou Chevrolet Onix. E ainda sobraria um troco para pagar o seguro e o IPVA.
Preços das peças do Bugatti Veyron
O problema nem é o preço das velas e das bobinas: sim, essas peças são bem mais caras que as de um automóvel convencional, mas, mesmo assim, representam apenas uma fração do valor total. Confira os valores:
- Kit de bobinas: US$730 (cerca de R$3.700)
- Kit de velas: US$2.720 (cerca de R$13.700)
O maior custo é o da mão-de-obra, que é extremamente especializada e pode incluir até 50 horas de trabalho do reparador. Afinal, é preciso desmontar diversos componentes, entre os quais alguns painéis da carroceria.
De acordo com o site Carscoops, o valor total do serviço realizado no Bugatti Veyron em questão equivale à manutenção de um avião de pequeno porte. Porém, de qualquer modo, isso não deve ser problema para o proprietário de um veículo tão sofisticado, cujo preço de compra chega a R$16 milhões.