UAI

Viagem de férias: cuidados ao volante para evitar acidentes

Viagens de carros estão sujeitas a condições climáticas perigosas – como chuva e neblina – as quais exigem cuidados especiais

Publicidade
Neblina causou engavetamento com 200 carros e uma vítima fatal na China
Neblina causou engavetamento com 200 carros e uma vítima fatal na China Foto: Neblina causou engavetamento com 200 carros e uma vítima fatal na China

Com a chegada da temporada de férias e com os preços das passagens aéreas em alta, as viagens de carro aumentam – e, com elas, os cuidados ao volante também. Especialmente em condições climáticas perigosas, como durante as chuvas e situações de neblina, a atenção precisa ser redobrada para que a condução se mantenha segura.

Nesses casos, determinadas medidas se tornam essenciais. Confira abaixo algumas delas:

  • Respeitar com mais rigor a distância do carro da frente;
  • Ligar o farol e o auxiliar de neblina (quando tiver neblina, claro!);
  • Viaje apenas se os pneus e o seu carro estiverem em boas condições;
  • Ao transpor trechos alagados faça-o sempre com uma marcha mais forte engatada;
  • Acionar, corretamente, os desembaçadores e limpador do para-brisa e vidro traseiro;
  • Dirigir em velocidade mais baixa;
  • Evitar ultrapassagens;
  • Se a visibilidade estiver extremamente reduzida, opte por procurar um lugar seguro para parar;

Por mais que sejam importantes sempre, tais cuidados ganham ainda mais relevância quando são tomados ao se dirigir na chuva, neve ou neblina. São básicos, mas podem evitar verdadeiras tragédias durante as viagens de carro, como foi o caso do engavetamento que aconteceu na última quarta-feira (28) na China.

Viagens de carros: atenção aos engavetamentos

Na semana passada, um nevoeiro na ponte Zhengxin Huanghe em Zhengzhou, China, tornou-se tão pesado que causou batidas contínuas de veículos – o famoso engavetamento.

Ao todo, foram 200 veículos envolvidos, uma vítima fatal e inúmeras pessoas feridas e presas, de acordo com a agência de notícias Reuters. Visto de um helicóptero, o engavetamento se estendeu por quase um quilômetro.

O motivo do acidente começou com uma forte neblina a qual reduziu a visibilidade para menos de 200 metros em alguns pontos, segundo meteorologistas locais.

Para piorar ainda mais as coisas, os serviços de emergência não conseguiram alcançar alguns motoristas e passageiros feridos, já que muitos deles ficaram presos em seus carros. Onze caminhões de bombeiros e 66 equipes de resgate foram enviados para ajudar.

A cena parecia, no final, ter vindo de um filme de catástrofe. Eram carros amontoados, neblina e fumaça por toda parte, e cacos de vidro e metal revestindo a calçada da ponte.

Confira imagens no vídeo abaixo do Guardian News:

https://www.youtube.com/watch?v=wJR2W7iToK4

Com certeza, se os cuidados citados anteriormente tivessem sido tomados por todos os motoristas envolvidos, a situação não teria terminado tão grave assim. Cautela e atenção podem impedir que viagens de carro – e, consequentemente, férias – terminem por água abaixo!

Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Clique aqui para conferir outras dicas do mundo automotivo:

https://www.youtube.com/watch?v=OtRDPTNqbkM