O engenheiro mecânico Thomas Schäfer, atual CEO da Volkswagen, anunciou recentemente em uma publicação no LinkedIn que os botões físicos do volante estão voltando. O movimento é em meio à frustração com os botões touch, que não trouxeram aos clientes a praticidade desejada.
"Nós estamos aprimorando nosso portfólio e nosso design, além de fazer com que a condução dos nossos veículos seja cada vez mais simples. Por exemplo, estamos trazendo de volta os botões físicos no volante! É isso que os clientes querem da VW".
Thomas Schäfer via LinkedIn
As reclamações começaram quando a Volkswagen iniciou as vendas da oitava geração do Golf. Em uma tentativa de modernização da cabine, a maioria dos botões no console central foi eliminada ou ocultada. Nessa jogada da VW, os botões do volante passaram a ser sensíveis ao toque. Tudo, desde o sistema multimídia até os controles climáticos, foi alterado.
Botões touch não serão os únicos
Schäfer menciona apenas os botões touch do volante, mas, com base em sua declaração, há a expectativa de que existam mais alterações no interior dos veículos da VW. Algumas dessas mudanças incluem a troca dos controles deslizantes de ventilação sensíveis ao toque, dos controles climáticos e do botão de volume do sistema de áudio.
O novo Volkswagen Golf, modelo 2023, deve ser o primeiro a contar com os comandos à moda antiga. Segundo o Motor 1, um protótipo do carro já foi visto rodando com controles à moda antiga.
Com a modernização dos carros, alguns com acesso pelo sistema multimídia, percebeu-se que há quem tenha dificuldade de fazer algum ajuste no volume do som ou no ar-condicionado por meio de comandos táteis. Por isso, o retorno dos botões físicos vem sendo considerado por alguns fabricantes de automóveis.
Vale lembrar que os ajustes, tanto nos equipamentos de entretenimento quando nos de conforto, devem ser feitos com o carro parado, para evitar que o motorista desvie sua atenção da direção. Por esse motivo, muitos comandos foram transferidos para o volante, que ganhou o sobrenome de multifuncional, com o objetivo de preservar a segurança. Mas, ao que tudo indica, a eficiência dos botões touch já começa a ser questionada.
Vrum no Youtube: Confira o Volkswagen Fusca 1951
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!