Segundo estatísticas dos EUA, desde 1998, 900 crianças já morreram por terem sido deixadas – ou simplesmente esquecidas, como na maioria das vezes – no interior quente e abafado de um veículo. Diante disso, a Volvo se inspirou para desenvolver a sua mais nova tecnologia de radares que serão instalados no novo EX90.
O novo sistema, embora não seja o primeiro com essa finalidade, é um dos mais avançados. Ele funciona a partir de sensores com precisão submilimétrica, garantindo sensibilidade suficiente para detectar até mesmo a respiração suave de um bebê dormindo.
Os sensores são de 60 GHz e serão montados nas lâmpadas de leitura no teto, oferecendo uma visão ampla e completa do interior do veículo.
Além de crianças e bebês, a tecnologia criada pela Volvo pode prevenir, também, que animais sejam deixados para trás dentro dos carros.
“Ninguém escolhe se distrair ou se cansar, mas sabemos que isso pode acontecer. Somos todos humanos e a distração é um fato da vida. Com a ajuda de tecnologia de ponta, vamos apoiá-lo quando você não estiver no seu melhor e ajudá-lo a evitar deixar familiares ou animais de estimação para trás por acidente”.
Lotta Jakobsson, especialista técnica sênior da Volvo em prevenção de lesões.
Confira, abaixo, o vídeo oficial da Volvo sobre o novo recurso:
Mas como os sensores sabem que o movimento é de alguém que foi esquecido?
Para garantir que o sistema sinalize apenas quando necessário – ou seja, quando, de fato, há o risco de uma criança ou animal ter sido esquecido dentro do carro –, ele não foi desenvolvido para operar somente em casos de detecção de movimentos. Ele irá agir, na verdade, quando a movimentação é constatada no momento em que o motorista for trancar o veículo.
Dessa forma, se condutor tentar trancar o seu carro quando os radares tiverem identificado a presença de algum ser vivo no interior, as portas serão impedidas de serem travadas e um lembrete será exibido na tela central, orientando o indivíduo a checar se há ocupantes na cabine.
Além disso, a Volvo também possibilitará que o sistema de controle climático do automóvel permaneça ligado nessas situações. Isso evitará riscos às eventuais pessoas ou animais abandonadas para trás, além de melhorar o conforto.
Além da Volvo, outras montadoras já adotaram esse recurso de segurança
Outras montadoras, como a Chevrolet, já usam em alguns de seus modelos esse recurso que auxilia os motoristas a não esquecerem seus filhos ou pets dentro do carro.
No caso da Volvo, a tecnologia desenvolvida será padrão no próximo EX90 e em outros modelos futuros da marca. Isso valerá para todos os mercados onde a frequência de 60 GHz é aprovada pelos reguladores.