UAI

VW Taos ganha novo design na China: será que vem para o Brasil?

Modelo está com vendas em baixa no Brasil: atualização pode colocá-lo em evidência no mercado

Publicidade
SUV exibe novos para-choque, grade e faróis
SUV exibe novos para-choque, grade e faróis Foto: SUV exibe novos para-choque, grade e faróis

Já ouviu falar no Tharu? Trata-se exatamente do SUV médio que os brasileiros conhecem como VW Taos, só que com outro nome, adotado especificamente em países asiáticos. Porém, a diferença está apenas na nomenclatura mesmo, pelo menos até agora. É que o modelo produzido na China passará por uma reestilização, e algumas fotos já vazaram na imprensa local.

A atualização levanta a seguinte pergunta: será que o VW Taos adotará aqui, no Brasil, o mesmo visual do Tharu? Bem, a verdade é que ninguém sabe disso ainda, pois não há qualquer informação sobre modificações no modelo local. Porém, há bons motivos tanto para uma resposta positiva quanto para uma negativa.

Primeiramente, vale destacar que o VW Taos está vendendo pouco. Ao contrário de outros SUVs do fabricante, como Nivus e T-Cross, o modelo médio simplesmente não decola no mercado brasileiro. E uma plástica no visual é um recurso conhecido para recolocar um produto em evidência para os consumidores.

Ademais, desde o lançamento, em maio de 2021, o VW Taos ainda não passou por atualizações. Faz sentido, então, pensar que uma reestilização de meia-vida pode vir dentro de aproximadamente um ano e meio.

VW Tharu branco de traseira
Na traseira, as lanternas passaram a ser interligadas (Foto: Reprodução)

Por outro lado, uma futura atualização do VW Taos poderá seguir por um caminho diferente. É que, devido à política empresarial adotada na China, as multinacionais lá instaladas precisam se unir a empresas locais: o Tharu, por exemplo, é produzido em associação com a Saic. Por isso, a linha do país asiático tem distinções em relação à latino-americana e à europeia, com direito até a produtos exclusivos.

Além do mais, a Volkswagen tem um centro de desenvolvimento de produtos no Brasil, o que permite fazer alterações em projetos globais. Vale lembrar que o hatch Polo, que chegou à linha 2023 com uma reestilização, não ficou igual ao similar europeu. Seja como for, vale ficar atento aos movimentos do fabricante nos próximos meses.

Sobre o VW Taos

Volkswagen Taos Highline de frente em movimento
Vendas do SUV médio ainda não decolaram no mercado brasileiro

O VW Taos é produzido na Argentina e importado para o Brasil com os benefícios fiscais concedidos aos países do Mercosul. Ele concorre com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross no segmento dos SUVs médios. A gama inclui as versões Comfortline e Highline: ambas têm motor 1.4 turbo de 150cv de potência e de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas.

Já testamos o VW Taos: assista ao vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=AysZPkvp0l8&t=206s