UAI

Em nova atualização, Waze mostra eletropostos no mapa

Atualização no aplicativo de trânsito ajuda motoristas de carros elétricos e híbridos a encontrarem um lugar para recarregar seus veículos

Publicidade
Eletropostos vêm aos poucos se tornando realidade no Brasil
Eletropostos vêm aos poucos se tornando realidade no Brasil Foto: Eletropostos vêm aos poucos se tornando realidade no Brasil

O Waze, app que traz informações de trânsito aos motoristas, recebeu uma nova atualização que insere no mapa a localização de eletropostos. A novidade beneficia os proprietários e motoristas de veículos elétricos e híbridos, que agora vão descobrir novos pontos de recarga de forma mais fácil.

Para ativar os pontos de carregamento elétrico no mapa, é necessário que o motorista troque o tipo de veículo dentro do Waze para um modelo elétrico. Assim, o sistema irá mostrar o ponto de recarga mais adequado.

Para fazer a mudança, basta seguir o caminho: Meu Waze > Configurações > Detalhes do Veículo > Tipo de veículo > Elétrico. 

A Waze Mobile, empresa desenvolvedora do aplicativo, garantiu que uma atualização futura do app irá trazer também o estado dos pontos de recarga - se estão ocupados ou disponíveis.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo elétrico (ABVE), o número de veículos a baterias no Brasil já chega a 126 mil modelos.

Waze será útil: Projeto obriga criação de eletropostos em rodovias federais

Eletroposto em São Gonçalo do Sapucaí (MG)
Eletroposto em São Gonçalo do Sapucaí (MG)

Um novo projeto de lei (PL) protocolado no Senado Federal propõe que os postos de combustível localizados em rodovias federais sejam obrigados a ter pontos de recarga para carros elétricos.

O texto, em análise no Congresso, diz que a Lei de Diretrizes Orçamentárias deverá incluir ofertas de linhas de crédito para ajudar os empresários a viabilizar os carregadores elétricos nos postos. Quem descumprir a proposta estaria sujeito a multa, nos termos da regulamentação do setor de energia.

O PL 392/23 é de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). De acordo com a parlamentar, é função do governo o planejamento e execução de iniciativas que criem demanda para energias mais limpas. Ela diz ainda que o Estado deve ser o responsável por incentivar a transição energética.

https://www.dailymotion.com/video/x8i4tcu