Para quem era garoto no fim da década de 1970 e início e 1980, as batalhas espaciais travadas na trilogia Star Wars eram o máximo, repletos de duelos com sabres de luz, pistolas a laser, robôs e naves. Quem tinha boa condição financeira podia trazer esse universo para dentro de casa, com os bonequinhos e veículos vendidos como brinquedos. Um dos favoritos era o caça estelar X-Wing, pilotado pelo mocinho Luke Skywalker.
Pois, um X-Wing original, usado nas gravações de Star Wars, apareceu encaixotado na garagem de um cara chamado Greg Jein, um renomado artista de efeitos visuais que morreu no ano passado Nos Estados Unidos. Sua família descobriu essa e outras relíquias. O "brinquedão" agora está à venda na Heritage Auctions, com lances a partir de 400 mil dólares (cerca de R$ 2 milhões, na conversão direta).
X-Wing original de Star Wars era modelo em escala
O que nem todos sabem é que essa nave usada nas gravações era um modelo em escala 1:24, medindo 50,8 centímetros. Após ser usado em Star Wars, essa X-Wing desapareceu durante uma mudança da Industrial Light & Magic, empresa responsável por criar o caça estelar.
Foram construídos alguns X-Wing para as gravações de Star Wars, mas essa unidade - usada no episódio Uma nova Esperança (que foi o primeiro filme exibido, em 1977) - é especial. Denominada HERO, foram construídas quatro naves nesse modelo, que eram mais detalhadas que as identificadas como PYRO porque foram mais ampliadas nas cenas.
Greg Jein trabalhou em Star Trek e outras produções
Greg Jein não participou diretamente da produção de Star Wars, mas se envolveu em muitos projetos com ambientação semelhante, como a nave-mãe alienígena em Contatos Imediatos de Terceiro Grau, que lhe rendeu a primeira indicação à Academia para melhore efeito visual. Ele também construiu várias miniaturas usadas nas filmagens da franquia Star Trek.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!