Um motocicleta à venda ainda na caixa, mais que zero-quilômetro, ainda desmontada. Pois é o que encontramos em um leilão, nada menos que uma Yamaha SR500 1981 que foi importada do Japão para os Estados Unidos. É incrível. Enquanto por aqui não deixamos de montar nem um quebra-cabeça, os alguns americanos largam uma moto no fundo da garagem.
Honda Biz 125 2023: nascida em berço nacional
Apesar de ser um modelo compacto, sem muito apelo para quem não vive o universo das motocicletas, a Yamaha SR500 1981 é considerada um clássico. O modelo nasceu em 1978 como uma variante urbana da XT500, uma trail que chegou a vencer duas vezes o rali Paris-Dakar. Acessível, confiável e indestrutível, o modelo urbano fez seu nome no Japão e na Europa.
Yamaha SR500 1981 era projeto entre pai e filho
A história dessa motocicleta foi contada pelo site Silodrome. Na ocasião, não apenas essa unidade foi comprada por um cidadão do município de Harrison Township, no Michigan, mas duas motos novinhas em folha. A ideia era que pai e filho montassem juntos os veículos, o que nunca aconteceu e elas permaneceram na caixa em que vieram no fundo da garagem.
A Yamaha SR500 1981 tem um motor com 499cm³ de cilindrada, que desenvolve 32cv de potência máxima a 6.500rpm e 3,7kgfm de torque máximo a 5.500rpm, e câmbio de 5 marchas. Como o veículo é leve, na casa dos 158 quilos, na época seu desempenho era considerado satisfatório.
Motocicleta da caixa tem pintura prateada e detalhes dourados
A Yamaha SR500 1981 guardada dentro da caixa tem pintura prateada e acabamentos dourados. Os para-lamas e o corpo do farol são cromados, e as rodas são em liga leve com sete raios. A motocicleta tem assento duplo e tanque de combustível com capacidade para 3,1 litros.
Dentro da caixa, todos os componentes ainda estão envolto pelos plásticos e proteções originais. O veículo foi arrematado por 12 mil dólares. O unboxing parcial dessa cápsula do tempo pode ser apreciado no vídeo abaixo.