UAI

Youtuber britânico cria próprio dummy para testes de colisão; confira o vídeo

Para testar suas máquinas sem correr risco de vida, James Burton criou o seu próprio boneco para testes de colisão; veja detalhes no vídeo

Publicidade
Youtuber cria dummy para testes de colisão caseiro
Youtuber cria dummy para testes de colisão caseiro Foto: Youtuber cria dummy para testes de colisão caseiro

O youtuber britânico James Bruton é um grande entusiasta da robótica. Ele cria máquinas a partir de peças impressas em 3D e componentes eletrônicos complexos. Recentemente, o youtuber se aventurou em criações maiores, mais poderosas e também mais perigosas. Ele decidiu fazer seu próprio dummy para realizar testes de colisão e uso dos carros antes de assumir o volante.

A ideia de Bruton surgiu pelo preço dos bonecos para teste de colisão serem inacessíveis, podendo custar mais de R$ 4 mil. Sua solução para esse problema foi produzir o boneco usando materiais comuns. Logo, o youtuber usou madeira para simular ossos, esferas elásticas para simular articulações e sensores ao redor do corpo para detectar qualquer possível ferimento. Além disso, ele também adicionou um rosto de Lego para dar um pouco de personalidade ao seu boneco.

Como foi o processo de criação do boneco?

Boneco de teste de colisão criado por youtuber
Boneco criado para simular um corpo humano tem microcomputadores em sua estrutura para identificar fraturas

A construção começa com madeira compensada, tubos e tiras de metal soldados para formar a parte inferior da coluna, pelve e caixas torácicas. Ambas as caixas torácicas são conectadas a medidores de tensão para aferir os impactos das colisões causados nessa área. A parte do pescoço e a parte superior da coluna do boneco para testes de colisão são compostas de segmentos impressos em 3D, unidos com corda elástica e uma haste de luminária, popularmente conhecida como pescoço de ganso. Essa haste é encaixada no centro do pescoço, permitindo que ele se incline, quando necessário e permaneça no lugar.

O que seria a carne das pernas e braços de um ser humano, no manequim para testes de colisão é feito de borracha derretida. Esse produto semelhante a um queijo é derretido pelo youtuber e despejado em moldes de gesso, onde já estão as madeiras que simulam os ossos. Já as juntas do manequim são feitas de grandes esferas de madeira presas por cabos elástico. Para dar o toque final, ele conecta todos os sensores e faz uma rosto de Lego para o boneco.

Como funcionam os testes de colisão com o dummy caseiro?

No vídeo postado por James Bruton é possível testemunhar todo o processo de criação desde o projeto e a impressão das partes do boneco em uma impressora 3D, até o momento em que o criador "dá à luz" seu próprio boneco para teste de colisão. Veja a seguir:

https://youtu.be/skpRfb_fIzo

Para entender o resultado de sua criação, James Bruton inicialmente testa os sensores de carga e acelerômetros batendo no boneco com aparelhos de sua oficina. Após esses testes iniciais, o youtuber leva o boneco para fora e o posiciona no telhado de seu galpão. Depois disso, Bruton solta o boneco sobre uma pilha de papelão para conferir a eficácia do sistema desenvolvido por ele.

O youtuber ainda não testou seu novo manequim em nenhuma de suas máquinas caseiras, mas é provável que o protótipo seja melhorado e colocado no banco do motorista muito em breve.