Se você é daqueles que acreditam que os jet skis compartilham semelhanças com as motos, esta reportagem vai lhe interessar. Aliás, isso não é de tudo um absurdo, afinal, um jet ski é, literalmente, uma espécie de moto, mas aquática. Pensando nisso, um youtuber teve a brilhante ideia de fazer a conversão de um jet ski em moto.
Em seu canal no YouTube, chamado "Bikes and Beards" – Bicicletas e Barbas, pela tradução – Sean Kerr já está acostumado a inventar projetos malucos com motocicletas. Desta vez, ele resolveu então transformar um jet ski em uma moto. Confira o vídeo:
O projeto contou com o motor de uma moto elétrica
Para tornar real o sonho de ver um jet ski ser transformado em um veículo de duas rodas de uso terrestre não foi fácil. Afinal, os desafios da engenharia eram óbvios, incluindo, como mostrado no vídeo, encontrar uma posição para instalar uma roda traseira e descobrir como conectar a estranha direção do jet ski a uma roda dianteira.
O primeiro passo tomado por Sean Kerr foi comprar um velho jet ski Kawasaki por apenas US$ 1 mil. Ele. então, "estripou" a embarcação, retirando algumas de suas peças-chave (motor, tanque de combustível e o sistema que faz o jato de água). Assim, no final, restou apenas um "casco" vazio pronto para receber a "cirurgia" da conversão para ser transformado em uma moto.
Neste momento, o youtuber apareceu com uma mini moto elétrica Say Yeah da Amazon, que foi a "cereja do bolo" para fazer a maluquice realmente dar certo. A motocicleta tinha motor de cubo de tração traseira, que fornece cerca de 4cv de potência, além de uma bateria de 72kWh. Este trem de força seria, então, doado ao novo veículo prestes a nascer.
O casco traseiro do jet ski foi entalhado para caber o pneu traseiro largo. Na frente, o casco foi cortado de forma semelhante para dar espaço a uma roda dianteira e um pivô para a direção. As oscilações de velocidade foram um problema, mas, com o uso de correias de catraca, o problema foi resolvido.
Entretanto, feita toda essa construção, o resultado ainda não estava perfeito ergonomicamente falando, já que, como mostrado no vídeo, era difícil manter o equilíbrio sobre a nova moto criada, com seu alongado 'casco' – oriundo do jet ski – rente à superfície. Porém, o problema não era nada que uma boa prática não pudesse resolver.
Dito e feito: após, aos poucos, conseguir dominar o uso da nova moto/jet ski, Sean aparece levando o veículo para às ruas, onde trafega pela grama, pelas vias e, até mesmo, no drive-thru de uma rede de fast food. A criação conseguiu chegar, inclusive, a velocidades altas, mais especificamente a 72km/h.
Tudo parecia perfeito com o funcionamento da nova moto. Mas, nesta altura, outro problema surgiu: o youtuber acabou sendo parado pela polícia. Isso não foi uma surpresa tão grande, afinal, o veículo não era nada convencional e, de certa forma, fugia dos padrões legais por não ter placa, registro e nem equipamentos de segurança básicos.
- Youtuber compra Ferrari apenas para destruí-la; veja vídeo
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!