x
UAI
Olha o perigo!

Nunca coloque o pé no painel do carro; entenda o motivo

Nem sempre estar confortável é a melhor escolha, pois a posição pode causar graves lesões em caso de acidente

Publicidade
Apesar de confortável, posição pode ser perigosa
Apesar de confortável, posição pode ser perigosa Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Andar longas distâncias de carro não é nada confortável e são várias as tentativas de deixar as viagens mais confortáveis e prazerosas. No entanto, nem sempre é uma boa buscar conforto ficando em posição inadequada dentro do carro, já que, em caso de acidente, isso pode acarretar em lesões graves. É o caso de pessoas que colocam os pés no painel do carro e o airbag é acionado após uma batida.

Entenda o risco de se colocar o pé no painel do carro

Os airbags são bolsas comprimidas localizadas em locais estratégicos do veículo a fim de proteger os ocupantes em casos de colisão. Quando ocorre o impacto, o dispositivo de segurança se enche de ar rapidamente, impedindo que os passageiros sofram lesões graves ao se chocarem contra partes do automóvel. Porém, nem sempre seu objetivo é cumprido. 

Um clube de automóveis na Suíça, Touring Club Suisse (TCS), decidiu posicionar um dummy no banco do carona com seus pés na posição confortável para viajar. O teste de segurança foi feito nas mesmas regras do Global NCAP, colidindo a 64km/h contra uma barreira fixa dobrável. 

O TCS explicou que a posição elevada das pernas faz com que o airbag jogue os membros contra o torso e a cabeça, resultando em ferimentos graves ou fatais. Mesmo sem o acionamento do equipamento de segurança, a posição continua perigosa, já que o passageiro fica inclinado, passando por baixo do cinto de segurança, resultando em traumas na região da face, além de fraturas nas pernas e vértebras, danos à coluna, entre outros.

Profissional da saúde explica lesões sofridas por estar com pé em painel de carro

O médico ortopedista José Antônio Veiga Sanhudo contou à Agência Brasil que por estar na famosa posição confortável, “o trauma provocado por um eventual acidente ocorre diretamente na articulação, provocando fraturas ou lesões irreparáveis na cartilagem articular”.

O especialista ainda completa dizendo que, apoiar os pés sobre o painel do carro coloca o quadril em posição de flexão e, com o impacto, o osso da coxa pode desencaixar da articulação. De acordo com ele, o nervo ciático fica localizado neste local e quando lesado, compromete os movimentos da perna, até de formas definitivas.