Lançado no final de 2024, o Honda ZR-V, SUV médio da marca, não conseguiu até agora alcançar a popularidade esperada e, por isso, vem recebendo sucessivos cortes de preço. E após ter baixado consideravelmente o valor, o modelo conseguiu alavancar nas vendas.
Aquém do esperado, a Honda ofereceu um novo desconto em agosto, baixando o valor do ZR-V de R$ 214.500 para R$ 179.990, uma redução de cerca de 16%. Desde maio, o modelo já vinha sendo comercializado com R$ 20 mil de desconto, mas a queda maior do preço ajudou a aumentar o volume de vendas, passando de 770 unidades em agosto para 789 em outubro, um novo recorde.
Mesmo com o novo preço, o ZR-V enfrenta desafios frente a concorrentes já bem estabelecidos e populares, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Um dos principais pontos de crítica é o motor 2.0 aspirado, herdado do antigo Honda Civic, que entrega 161 cv e 19,1 kgfm de torque.
Em comparação, o HR-V Touring, o SUV carro-chefe da casa, nesta versão, com motor 1.5 turbo de 173 cv e 24,5 kgfm de torque, consegue ser mais potente e econômico, chegando a 11,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina, enquanto o ZR-V faz apenas 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
Além disso, a diferença de tamanho entre o ZR-V e o HR-V é mínima, com o ZR-V sendo cerca de 20 cm maior e oferecendo apenas 35 litros a mais de capacidade no porta-malas.
O HR-V Touring também conta com comodidades que faltam no ZR-V, como vidros elétricos automáticos One-Touch, ar-condicionado com saídas traseiras e porta-malas elétrico.
O desconto coloca o ZR-V em uma posição interessante, já que ele agora custa menos que o próprio HR-V em algumas concessionárias, segundo a revista Quatro Rodas.
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