A Renaut Oroch foi lançada antes da Fiat Toro e de todas as caminhonetes de porte intermediário, como Chevrolet Montana, Ford Maverick e RAM Rampage. No entanto, esse pioneirismo nunca foi sinônimo de protagonismo no segmento das picapes de porte intermediário. Será que esse posicionamento é uma injustiça ou o modelo realmente não tem atributos para se tornar competitivo?
O visual da Renault Oroch 2023 já demonstra certo cansaço, afinal a caminhonete é baseada no Duster, um carro de 2011 (com 12 anos nas costas), e sem as renovações que o SUV vem ganhando ao longo do tempo. No entanto, isso fica mais perceptível nas versões de entrada da caminhonete.
Testamos o pacote de topo Outsider, que dá um visual aventureiro à Renault Oroch 2023. Os enfeites da versão - faróis de milha com molduras encorpadas, alargadores de para-lamas, rodas em liga leve "calçando" pneus de uso misto, faixas laterais e santantônio integrado com a grade do vidro traseiro - realmente disfarçam os anos do projeto.
A tampa da caçamba não tem o sistema de contrapeso que a maioria dos concorrentes já oferecem, o que a torna pesada. O protetor e a capota marítima são de série, mas falta iluminação. O volume do compartimento de carga da Renault Oroch 2023 é de 683 litros, com carga útil de 650 quilos.
Acabamento da Renault Oroch deixa a desejar
O interior da Renault Oroch Outsider 2023 fica devendo, para um veículo que custa R$ 150 mil. A faixa laranja que "corta" o painel é exclusiva do pacote aventureiro, mas falta um uso mais amplo materiais mais nobres, como o couro, presente apenas nos bancos (que têm costura laranja) e nos painéis de porta.
Os tapetes são em borracha e o apoio de braço é fixado no banco. O console central da Renault Oroch 2023 não tem bons porta-trecos. O lado bom fica a cargo da tela flutuante do multimídia, de 8 polegadas, e os comandos do ar-condicionado digital, com visual bacana.
Mesmo com ajustes de volante e banco, é difícil encontrar uma boa posição para dirigir, enquanto o banco traseiro é apertado, com o agravante do encosto ser muito avançado, como todos os modelos do segmento.
Motor 1.3 turbo é o destaque da caminhonete
O grande destaque da Renault Oroch Outsider é o motor 1.3 turbo, com até 170cv de potência e 27,5kgfm de torque. Toda essa força já está disponível com 1.600rpm, o que é positivo principalmente no trânsito urbano, já que permite enfrentar uma ladeira sem precisar embalar o veículo.
Com o câmbio automático CVT que simula 8 marchas, é possível rodar em velocidade de cruzeiro na estrada com os “giros” baixos. Como a transmissão tem uma boa gestão, basta "provocar" o pedal do acelerador para obter uma retomada em segundos. Se não abusar da velocidade, o consumo de combustível é baixo para um veículo nessa faixa de potência.
Outro ponto positivo da Renault Oroch 2023 é a suspensão traseira multilink, com boa filtragem sobre piso irregular e estabilidade nas curvas (para uma picape!). O ponto negativo é a direção eletro-hidráulica, que é pesada e ainda dá um “golpe” no motorista quando pisa fundo no acelerador.
Segmento tem concorrentes de peso
Pelos mesmo R$ 150 mil da Renault Oroch Outsider é possível estacionar na garagem uma Fiat Toro Endurance (de entrada), que também tem motor 1.3 turbo e a supera em conteúdos como os 6 airbags (a Oroch só tem as 2 bolsas frontais obrigatórias). Porém, a Toro de entrada entrega menos enfeites na carroceria, como as rodas em aço com calotas.
Outra concorrente entre as picapes intermediárias é a Chevrolet Montana na versão Premier. Também na faixa dos R$ 150 mil, ela supera a Renault Oroch Outsider em visual e equipamentos, com 6 airbags, sensor de ponto cego, rodas de 17 polegadas e chave presencial, além do motor 1.2 turbo.
Por fim, a Renault Oroch agora também sofre pressão da Fiat Strada com motor 1.0 turbo, que custa R$ 133 mil – R$ 17 mil a menos – e tem um bom desempenho. As versões Ultra e Ranch, que trazem essa motorização, são bem vistosas e superam a versão de topo da picape da Renault em equipamentos, perdendo apenas em porte.
Ficha técnica - Renault Oroch Outsider 1.3 turbo
MOTOR | Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências máximas de 162cv (gasolina) e 170cv (etanol) entre 5.500rpm e 6.000rpm, e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm |
TRANSMISSÃO | Tração dianteira, e câmbio automático tipo CVT que simula oito marchas |
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS | Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, independente, McPherson com Multilink, e barra estabilizadora /16 polegadas (liga leve) / 215/66 R16 (pneus de uso misto) |
DIREÇÃO | Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica |
FREIOS | A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD |
CAPACIDADES | Tanque, 45 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 650 quilos |
DIMENSÕES | Comprimento, 4,70m; largura, 1,82m; altura, 1,63m; distância entre-eixos, 2,82m; e altura em relação ao solo, 21,2cm |
VOLUME DA CAÇAMBA | 683 litros |
ÂNGULOS | De ataque, 27,5 graus; de saída, 22,4 graus |
PESO | 1.432 quilos |
PERFORMANCE | Velocidade máxima de 189 km/h (e) Aceleração até 100km/h em 9,8 segundos (g/e) |
CONSUMO (*) | Cidade: 10,5 km/l (g) e 7,4 km/l (e) Estrada: 11 km/l (g) e 7,8 km/l (e) |
Dados do fabricante
(*) Dados do Imnetro
(g) gasolina
(e) etanol
Equipamentos
DE SÉRIE | Airbags frontais; controle de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; faróis de neblina; sensor de estacionamento traseiro; sensor de chuva e crepuscular; luzes de circulação diurna; ar-condicionado automático; vidros elétricos com função one-touch; retrovisores com regulagem elétrica; desembaçador do vidro traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; volante com regulagem de altura; multimídia com tela e 8 polegadas; computador de bordo; limitador e controlador de velocidade; retrovisores em preto brilhante; barras de teto; adesivo de porta Outsider; protetor de caçamba; bancos revestidos em couro; aplique de painel e costuras dos bancos em laranja. |
OPCIONAL | Pintura cinza Lune (R$ 2 mil). |
Quanto custa?
A Renault Oroch Outsider, versão de topo da picape, custa R$ 149.400. Com o opcional descrito, a unidade testada custa R$ 151.400.
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