Sim, os carros elétricos tiveram um ano bastante expressivo no Brasil. Ainda não em volume expressivo, mas em lançamentos de novos modelos, 2023 foi um ano muito importante para esse segmento. E os comerciais leves pegam uma carona nessa investida. A Citroën já oferece no Brasil o e-Jumpy, versão 100% elétrica do seu furgão médio que é fabricada na França.
No visual, todo furgão tem cara de pão de forma. No esquema da Stellantis, que ainda oferece no nosso mercado os irmão gêmeos Peugeot Expert e Fiat Scudo, a diferenciação do Citroën e-Jumpy se dá basicamente por meio da grade.
Dimensões dão versatilidade ao furgão elétrico
O que é interessante nesse furgão médio é a versatilidade das dimensões, que foram pensadas para carregar o máximo de carga, mas sem restringir o acesso do veículo a lugares que não contam com muito espaço. Assim, o Citroën e-Jumpy tem 5,30 metros de comprimento, 1,92m de largura, 1,93m de altura e 3,27m de entre-eixos.
As medidas do compartimento de carga são de 2.86m de comprimento, 1,63m de largura e 1,39m de altura, obtendo um volume de 6,1m³. A largura mínima entre as caixas de roda é de 1,25m, o que permite carregar o baú com paletes. Essa versão elétrica carrega cerca de 1 tonelada, enquanto a Jumpy a diesel leva 1,5 tonelada. As portas traseiras do compartimento de carga são duplas, com abertura em 90 ou 180 graus, e ainda existe uma porta lateral deslizante à direita.
Por dentro da Citroën e-Jumpy
Na cabine, o Citroën e-Jumpy carrega até três pessoas. No entanto, o passageiro central atrapalha o motorista a mexer no volante, além de deixar o interior bem apertado. O banco do motorista é separado, oferecendo ajustes (inclusive em altura), assim como o volante (altura e distância). O banco dos passageiros é uma espécie de baú, com espaço para guardar objetos. Aliás, todo espaço livre foi preenchido com porta-objetos.
Interessante é o freio de estacionamento ser elétrico no Citroën e-Jumpy, acionado por botão, enquanto alguns carros de passeio como o Toyota Corolla Cross e o novo Nissan Sentra usam um bem mais rústico, acionado pelo pé.
O sistema multimídia é um opcional, mas deveria ser de série. Não tanto pelo entretenimento, mas porque traz consigo uma câmera de ré, que supre parte da deficiência que o veículo tem de visibilidade traseira, já que o furgão não tem vidros traseiros. Na verdade a câmera traseira deveria ser item obrigatório.
Ao volante do furgão elétrico
O Citroën e-Jumpy pode ser dirigido com carteira B. O motor elétrico é dianteiro, com 136cv de potência e 26,5kgfm de torque. E, o grande trunfo aqui é que todo o torque está disponível de imediato, sem precisar subir rotações. Assim, o motor dá conta das quase 2 toneladas do veículo e mais 1 tonelada de carga, mas sem sobrar muito e sacrificando bastante a autonomia da bateria.
Além dos modos tradicionais (P, R e D), o seletor de câmbio tem a posição B, para ativar a regeneração de energia nas desacelerações. Também é possível ajustar o modo de direção: Eco, para poupar energia; Normal; ou Power, focado no desempenho.
Como o motor elétrico do Citroën e-Jumpy não emite ruído, é possível perceber o rangido de toda lata da carroceria do furgão amplificado pela enorme caixa acústica que é o baú vazio. Já o conforto da suspensão é bom para um veículo comercial e a direção tem pesos adequados para cada situação.
Na tomada
As baterias do Citroën e-Jumpy estão instaladas debaixo do assoalho, e não alteram o espaço interno quando comparado com uma versão convencional. Com 75 kWh, as baterias dão autonomia de 289 quilômetros ao furgão, de acordo com o ciclo do Inmetro.
A recarga é feita pela tomada, que, ligada a um sistema rápido, dura apenas 45 minutos (de 0 a 80%). Em um wallbox residencial, a recarga completa dura 7h30min.
Equipamentos
De mimos o Citroën e-Jumpy conta com ar-condicionado, vidros elétricos, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiro, airbags frontais, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. O preço sugerido é de R$ 334.990. O interessante é que o modelo foi lançado há dois anos por R$ 329.990, tendo ganhado um reajuste pequeno ao longo desse tempo.
Quando vale a pena optar pela versão elétrica?
Mas, vale a pena pagar R$ 335 mil pelo Citroën e-Jumpy? De um lado, é preciso considerar que o preço sugerido de um Jumpy Cargo a diesel é de R$ 205 mil, ou seja R$ 130 mil a menos. Mas, por outro lado, a versão elétrica pode fazer sentido para uma empresa que queira demonstrar seu compromisso com o meio ambiente. Outro ponto positivo é que o custo do quilômetro rodado elétrico é mais barato que o com diesel. E, de acordo com a própria Citroën, a manutenção da versão elétrica chega a ser 60% mais barata em relação a versão a combustão.
Ficha técnica – Citroën e-Jumpy
MOTOR |
Elétrico, dianteiro, transversal, com 136cv de potência e 26,5kgfm de torque |
TRANSMISSÃO |
Ligação direta do motor ao diferencial, com tração dianteira |
BATERIA |
Tipo: íon-lítio Capacidade: 75 kWh |
RECARGA | Conector: Type 2 e CCS2 Tempo de 0 a 80% (Recarga rápida, 100 kW): até 45 minutos Tempo de 0 a 100% (Wallbox, 11 kW): até 7h30min |
AUTONOMIA |
Consumo PBEV Urbano: 34,4 km/l (equivalente) Rodoviário: 24,6 km/l (equivalente) Autonomia: 289 km |
PERFORMANCE |
0 a 100 km/h: 11,9 s Velocidade máxima: 130 km/h |
PESO |
Em ordem de marcha: 2.053 kg Capacidade de carga: 1.002 kg |
DIMENSÕES | Comprimento: 5,30m Largura: 1,92m Altura: 1,93m Entre eixos: 3,27m Comprimento máximo do baú: 2,86m Largura máxima do baú: 1,63m Altura máxima do baú: 1,39m Volume do baú: 6,1m³ |
FREIOS |
Dianteiro: Disco ventilado Traseiro: Disco ventilado |
SUSPENSÕES |
Dianteira: independente, McPherson com barra estabilizadora Traseira: independente, com braços sobrepostos e barra estabilizadora |
DIREÇÃO |
Assistência: eletro-hidráulica |
RODAS |
Medidas: 16” – aço, com calotas Pneus: 215/65 R16 |
Equipamentos – Citroën e-Jumpy
DE SÉRIE |
Retrovisores com regulagem elétrica; auxiliar de partida em rampa; controle de estabilidade; ar-condicionado; rodas em aço de 16"; indicador de fadiga; tomada 12V traseira; travamento seletivo zona de carga; retrovisores elétricos; banco do motorista com regulagem de altura; faróis dianteiros com DRL; vidros elétricos dianteiros; airbags frontais; porta traseira bipartida; porta lateral deslizante; piloto automático com limitador de velocidade; sensor de estacionamento traseiro; sensor de pressão dos pneus; regeneração de carga das baterias por desaceleração do veículo; cabo para recarga de emergência; compartimento térmico abaixo do banco do passageiro; faróis com acendimento automático; freio de estacionamento com acionamento por botão; sensor de chuva. |
OPCIONAL |
Sistema multimídia com câmera de ré |
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