A chegada da RAM Rampage - vendida entre R$ 245 mil e R$ 280 mil - é a primeira ameaça real de uma caminhonete intermediária ao segmento das médias. Em termos de volume, a Fiat Toro se destaca no mercado de picapes, mas sua faixa de preço - entre R$ 150 mil e R$ 210 mil - não chega a "esbarrar" nas médias.
A tradição da marca RAM - que muita gente ainda chama de Dodge RAM - foi fundamental para transformar a Rampage em um objeto de desejo. Quem vê caminhonete passando entorta a cabeça para admirar suas linhas agressivas, provando que o público em geral desconhece que o modelo divide plataforma com a Toro, assunto que tratamos no teste da Rampage Rebel.
O visual da Rampage, sobretudo na versão de topo RT que testamos agora, com "pegada" mais esportiva, coloca em xeque o design tradicional das caminhonetes médias. É que a picape intermediária da RAM iguala a dianteira encorpada tradicional das médias, mas acrescenta uma musculatura bastante evidente no capô. A suspensão da RT é rebaixada em 1 centímetro. No "frigir dos ovos", as linhas da Rampage tornam o visual quadradão das picapes tradicionais um pouco "careta".
Na versão RT testada, as características esportivas da Rampage são evidenciadas pelas faixas pintadas no capô, rodas de 19 polegadas em preto brilhante (assim como o teto e os retrovisores), e a insígnia "RT" em vermelho sobre a grade preta e nas laterais esquerda da caçamba. Já a saída dupla de escape é comum a todas as versões, mas nessa versão esportiva seu ronco é mais agressivo.
A caçamba é pequena, com 980 litros de volume, tendo mais aproveitamento em altura, situação não muito diferente das picapes médias de cabine dupla. A capacidade de carga é de 750 quilos, enquanto as médias, a diesel, devem ter no mínimo 1 tonelada (lembrando que a Rampage tem motorização diesel disponível).
Espaço interno da RAM Rampage RT é restrito
Um aspecto que a Rampage perde para as caminhonetes médias é no espaço interno. Além de não ter espaço de sobra para as pernas, o banco traseiro tem o encosto muito vertical em relação ao assento, uma posição cansativa para longos trechos. Porém, o acabamento é caprichado desde a versão de entrada. O pacote RT tem como diferencial os apliques em suede nos bancos, no volante e no painel.
O quadro de instrumentos é totalmente digital, com 10,3 polegadas, enquanto a tela do multimídia é de 12,3 polegadas, com destaque para o espelhamento sem fio do smartphone e navegação. O banco do motorista tem ajustes elétricos. Já o console central tem uma boa divisão para acomodar objetos, com direito a uma espécie de "porão" para manter alguns objetos escondidos. O ar-condicionado tem duas zonas de temperatura, com direito a saídas para o banco traseiro.
Motor Hurricane é divertido
A Rampage RT é a única versão que não tem opção do motor a diesel, trazendo sob o capô um motor 2.0 turbo a gasolina com 272cv de potência e 40,8kgfm de torque. Aqui a velocidade máxima foi limitada em 220km/h, enquanto as demais versões param nos 210km/h. A aceleração até os 100km/h na RT também é melhor, baixando de 7,1 para 6,9 segundos. O botão "RT" funciona como um modo esportivo tradicional, que explora melhor as rotações alta para dar respostas mais rápidas.
A transmissão tem câmbio automático de 9 marchas, com opção de trocas manuais por aletas. Já a tração é 4x4 sob demanda, com direito a reduzida. A suspensão traz geometria McPherson da dianteira e Multilink na traseira, com molas e amortecedores mais firmes que as demais versões, dando ênfase à estabilidade, mas sem abrir mão do conforto.
A Rampage não foi pensada para o uso no trabalho, mas como uma picape de desempenho. Nesse perfil, as médias que mais se aproximam na faixa de preço da versão RT são a nova Ford Ranger e a Volkswagen Amarok, ambas com motor V6 3.0 a diesel, sendo essa última a pior opção do mercado, já que ficou extremamente arcaica. No entanto, do ponto de vista dinâmico, a Rampage é superior. Já para o trabalho ou para o fora de estrada mais pesado, o torque da motorização a diesel e a robustez do chassi, frente ao monobloco usado pela Rampage, possa dar vantagem às picapes médias.
RAM Rampage RT x Concorrentes
Comparada às picapes médias de sua faixa de preço, a Rampage RT tem pacote de equipamentos superior. Confira a seguir a versão e os principais equipamentos das concorrentes:
MODELO |
PREÇO |
MOTOR |
EQUIPAMENTOS |
Toyota Hilux SRV | R$ 289.990 | 2.8 diesel, com 204cv e 50,9kgfm | 7 airbags, chave presencial, multimídia de 9", rodas 18", farol de neblina, bancos em couro. |
Chevrolet S10 Z71 | R$ 278.400 | 2.8 diesel, com 200cv e 51kgfm | 6 airbags, controle de tração e estabilidade, farol de neblina, rodas 18", santantônio, estribos, capota marítima, bancos em couro, multimídia de 7". |
Ford Ranger XLS | R$ 278.990 | V6 3.0 a diesel, com 250cv e 61,1kgfm | Rodas de 17", bancos em couro, multimídia de 10", 7 airbags, controle de estabilidade. |
Nissan Frontier XE | R$ 282.990 | 2.3 diesel biturbo, com 190cv e 45,9kgfm |
Rodas de 17", faróis full LED, bancos em couro, chave presencial, banco do motorista com regulagem elétrica, 6 airbags, controle de tração e estabilidade, multimídia de 8", estribos. |
VW Amarok Comfortline | R$ 298.430 | V6 3.0 a diesel, com, 258cv e 59,1kgfm | Tração integral, controle estabilidade, faróis de neblina, frenagem automática pós-colisão, regulagem elétrica dos faróis. |
Ficha técnica da RAM Rampage RT
MOTOR | Dianteiro, quatro cilindros, com 1.995cm³ de cilindrada, turbo, a gasolina, que desenvolve potência de 272cv a 5.200rpm e torque máximo de 40,8kgfm a 3.000rpm |
TRANSMISSÃO | Tração 4x4 Auto e 4x4 reduzida com acionamento eletrônico, e câmbio automático de 9 marchas |
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS | Dianteira, independente tipo McPherson; e traseira, independente, multlink / EM liga leve de 19 polegadas / 235/55 R19 |
DIREÇÃO | Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva, diâmetro de giro, 12m |
FREIOS | Discos ventilados nas quatro todas, com ABS e ESC |
CAPACIDADES | Do tanque, 55 litros; de carga útil (passageiros mais bagagem), 750 quilos |
DIMENSÕES | Comprimento, 5,02m; largura, 1,88m; altura, 1,77m; entre-eixos, 2,99m |
CAÇAMBA | Capacidade volumétrica, 980 litros; comprimento com a tampa fechada, 1,05m; altura, 59cm; largura máxima, 1,38m; largura entre o vão das rodas, 1,05m |
PESO | 1.917 quilos |
ÂNGULOS | De entrada: 25 graus De saída: 24,5 graus De rampa: 23,1 graus Vão livre do solo: 25,7cm |
DESEMPENHO | Velocidade máxima: 220 km/h Aceleração até 100km/h: 6,9 segundos |
CONSUMO |
Cidade – 8 km/l Estrada – 10 km/l |
Equipamentos da RAM Rampage RT
DE SÉRIE | Acendimento automático dos faróis; Ajuste elétrico de altura dos faróis; alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; Android Auto e Apple CarPlay sem fio; antena Tubarão; apoia braço central e traseiro; ar-condicionado digital dual zone; badges cromados; banco elétrico do motorista; câmera de ré; capa do espelho retrovisor em preto brilhante; multimídia de 12,3"; chave telecomando; comutação automática do farol alto; controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go; controle eletrônico de estabilidade; desembaçador da janela traseira; escapamento duplo esportivo; estepe de uso emergencial; farol de neblina em LED com função Cornering; farol Full LED com projetor; freio a disco ventilados nas 4 rodas; freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; controle eletrônico de descida; iluminação de caçamba; chave presencial; limitador de velocidade; luz de direção dinâmica; partida remota; protetor de cárter; quadro de instrumentos digital de 10,3"; carregador por indução; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores com rebatimento e ajustes elétricos; revestimentos em couro e suede; revestimento interno da caçamba; saídas de ar traseiras; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; alerta de saída de faixa; detecção de tráfego traseiro cruzado; monitoramento de ponto cegos; monitoramento de pressão dos pneus; sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira; assistente de partida em aclives; tampa traseira amortecida; volante com regulagem de altura e distância; 6 portas USB; airbags dianteiro, lateral dianteira, cortina (dianteiro e traseiro) e de joelho para motorista. |
OPCIONAIS | Pintura preto Diamond (R$ 2 mil); Pack Elite (R$ 6 mil), que traz banco com ajustes elétrico para o passageiro, sistema de som premium e luzes ambiente em LED. |
Quanto custa a RAM Rampage RT?
A RAM Rampage RT tem preço sugerido de R$ 277.490. Com a pintura e os opcionais descritos, a unidade testada custa R$ 285.490.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!