O Citroën C3 Aircross chega ao mercado brasileiro com a proposta de ser o SUV equipado com câmbio automático e motor turbo com o menor preço.
Se o SUV tem predicados positivos para alcançar este posto, já que a versão mais em conta do C3 Aircross parte de R$ 112.990, as comodidades e acabamentos deixam a desejar se compararmos com os concorrentes da mesma categoria.
Visual agrada
O visual do novo Citroën C3 Aircross é bonito, com linhas retas e pintura em dois tons, com teto e espelhos retrovisores em preto. As linhas do carro remetem ao capacete de um Stormtrooper, o soldado da saga de filmes Star Wars, de George Lucas.
Capô com vincos bem definidos e faróis acoplados ao para-choques, além de detalhes em black piano na grade da versão de topo, Shine, completam o visual dianteiro do Citroën C3 Aircross.
O SUV vem equipado com rodas diamantadas de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17, com tala 96H.
Na traseira o Citroën C3 Aircross tem extratores de ar remetendo ao aço escovado, aerofólio na cor do teto, emblema com o nome do modelo e indicação do motor T200.
As lanternas traseiras são bem parecidas com a do irmão menor C3, com alguns detalhes que se estendem para a lateral do SUV.
Além disso, um elemento em black piano, com linhas angulares unem as duas lanternas, dando um charme a mais para o Citroën C3 Aircross.
O SUV da Citroën tem medidas satisfatórias, com 23 centímetros de altura em relação ao solo, e ângulo de entrada de 23,8 graus e ângulo de saída de 32 graus.
Como o grande diferencial do Citroën C3 Aircross é espaço, a capacidade do porta-malas é bem aceitável, 493 litros, contando com alças para sacolas de até 3 quilos e bandeja de borracha para proteção.
Interior digno de Uno Mille 90
Nessa nova fase do grupo Stellantis, a Citroën foi colocada na prateleira de entrada dos segmentos e o acabamento do novo C3 Aircross faz jus ao propósito. Tudo no carro é de plástico duro, painel, acabamentos, forração de porta – que não tem nenhuma porção revestida –, console central, que é quase inexistente.
Os bancos são revestidos em couro ecológico com uma pequena porção em tecido na linha dos ombros, porém, os bancos dianteiros não acomodam bem as pernas, sem contar que a alavanca de ajuste do encosto tem uma posição muito desconfortável.
Falando em coisas desconfortáveis, os botões dos acionamentos de trava de porta, bloqueio de vidros elétricos e da tecla sport ficam no painel abaixo da alavanca de seta, o que dificulta para o condutor acioná-los, pois tem que desviar o olhar do trajeto para enxergá-los.
Se falarmos de botões desconfortáveis, o Citroën C3 Aircross herdou das primeiras gerações do C3 o acionamento dos vidros traseiros no console central ao invés de posicioná-los nas portas.
Outro fator que conta contra o Citroën C3 Aircross: a chave do modelo não é presencial e muito menos canivete, o que, nos dias de hoje, é bastante desconfortável.
O banco traseiro é ponto alto do novo Citroën C3 Aircross. Os 2,67 metros de distância entre-eixos se fazem aparentes nesse quesito. São muito confortáveis e apoiam bem as pernas e costas, porém, como todo carro de entrada, só acomoda bem dois ocupantes, mesmo tendo encosto de cabeça e cinto de três pontos para três passageiros.
O Citroën C3 Aircross tem painel de instrumentos TFT de sete polegadas com as funcionalidades básicas do SUV, além de uma tela multimídia de 10 polegadas, já ultrapassada, mas conta com conectividade por Android Auto e Apple Carplay sem fio.
Rodando
O Citroën C3 Aircross é equipado desde a primeira versão com motor Turbo 200, que rende 125cv quando abastecido com gasolina e 130cv, com etanol e 20,4kgfm de torque, que dá nome ao motor. Tem boas acelerações e boas retomadas, mas nada que empolgue. O carro cumpre o propósito de ser um SUV voltado para cidade.
O C3 Aircross desenvolve 191km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100km/h em 9,8 segundos, e tem relação peso/potência de 9,23cv/kg.
Acoplado ao motor T200, o C3 Aircross tem câmbio tipo CVT que simula sete marchas. Tem boa gestão e faz com que o SUV desenvolva bem com baixo consumo de combustível.
Em nosso circuito misto entre cidade e estrada, o Citroën C3 Aircross fez média de 9,1km/l abastecido com etanol.
As suspensões são bem calibradas e têm boa estabilidade e bom acerto. Elas filtram bem as imperfeições do solo e quase não sentimos a rolagem de carroceria. A direção, elétrica, também foi bem calibrada, se apresentando leve em manobras e mais firme em altas velocidades.
Ficha técnica - Citroën C3 Aircross 2024
MOTOR | 1.0 turbo, com potências de 125cv (g) e 130cv (e) a 5.750rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.750rpm (g/e) |
TRANSMISSÃO | Tração dianteira e câmbio automático tipo CVT, que simula sete marchas |
FREIOS | Com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
DIREÇÃO | Com assistência elétrica e 10,8m de diâmetro de giro |
DIMENSÕES | Comprimento: 4,32m Largura: 1,72m Altura: 1,64m Distância entre-eixos: 2,67m |
PESO | Entre 1.201kg e 1.272kg |
PORTA-MALAS | 493 litros |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | 47 litros |
PERFORMANCE | 0 a 100 km/h: 10,1 s (g)/9,8 s (e) Velocidade máxima: 191km/h (g/e) |
CONSUMO PBEV | Urbano: 10,6km/l (g)/7,4 km/l (e) Estrada: 12,0km/l (g)/8,6 km/l (e) |
Dados do fabricante
O Citroën C3 Aircross é vendido em duas configurações, de cinco e sete lugares e em três versões:
Na configuração de cinco lugares, a versão Feel é vendida por R$112.990; na versão Feel Pack, o Citroën C3 Aircross é vendido por R$119.990. Já a versão que testamos, Shine, é vendida por R$129.990
Na configuração de sete lugares, as versões são as mesmas e os preços partem de R$ 120.990 e chegam a R$ 136.590.
Conteúdo
Feel T200 AT
- Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos no volante
- Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
- Luzes de condução diurna (DRL) com LEDs
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16 polegadas com pneus 205/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto
Feel Pack T200 AT
Além dos itens da versão Feel...
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/65
- Airbags laterais
- Apoio de braço no banco do motorista
- Retrovisores elétricos
Shine T200 AT
Além dos itens da versão Feel Pack...
- Teto bi-tom preto Perla Nera
- Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
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