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AVALIAÇÃO

Renault Kardian 1.0 turbo: bom de dirigir e no conteúdo

Testamos a versão de topo de linha Première Edition do novo SUV compacto da marca francesa, que agrada pelo desempenho e boa lista de equipamentos

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Modelo tem estilo robusto, com conjunto óptico em LED e grade em preto brilhante
Modelo tem estilo robusto, com conjunto óptico em LED e grade em preto brilhante Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A Renault quer mudar a sua história no mercado brasileiro a partir da chegada do novo SUV compacto que estreia a plataforma global da marca. O Renault Kardian é o primeiro modelo produzido no Brasil com a nova identidade visual da marca e chega trazendo fortes atributos para encarar a concorrência. Testamos a versão de topo de linha Première Edition, a mais completa e com preço competitivo.

A nova plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) dará origem a outros modelos da marca, mas ela estreia por aqui com o Kardian, um SUV compacto com pinta de hatch aventureiro. O modelo chega para ampliar o portfólio de utilitários-esportivos da marca e desfazer a imagem de que a Renault só comercializa no Brasil produtos Dacia com a logo trocada.

E, realmente, o Renault Kardian já impressiona pelo visual robusto e mais moderno, apesar de ter dimensões muito semelhantes às do (Sandero) Stepway. Na versão de topo de linha, o SUV compacto traz de série o teto preto, que para as outras variantes custa R$ 1.700. A cor laranja, que é outro diferencial, tem preço de R$ 1.900.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja de lateral estático no asfalto mata ao fundo
O Renault Kardian tem 4,12m de comprimento, 2,60m de distância entre-eixos e 20,9cm de altura em relaçãoao solo Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Visual do Kardian é destaque

A frente do modelo é mais alta, com o capô quase plano. A grade em preto brilhante forma um conjunto amplo com a entrada de ar inferior no para-choque. Destaque ali para a nova logomarca estilizada da Renault. A dianteira se completa com luzes diurnas e faróis em LED, além dos auxiliares de neblina e o skid plate cinza na parte baixa do para-choque.

Nas laterais, o Renault Kardian mantém a tradicional fórmula dos hatches aventureiros, com molduras de plástico nas caixas de rodas. E falando em rodas, a versão Première Edition é equipada com liga leve de 17 polegadas, com desenho em aço escovado e fundo preto. Detalhe interessante no Kardian é o rack de teto, que pode ser posicionado longitudinalmente ou na diagonal, facilitando o transporte de objetos ali.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja de traseira em movimento no asfalto construção ao fundo
Lanternas traseiras em formato de C invadem as laterais e a tampa do porta-malas Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Na traseira, também robusta, as lanternas em formato de C se destacam, invadindo as laterais e a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro traz um skid plate cinza, dando um toque de esportividade. Apesar do jeito de hatch aventureiro, o Renault Kardian tem desenho bem resolvido e equilibrado, trazendo mais modernidade à linha da marca francesa.

SUV compacto por dentro

Se por fora o Renault Kardian é interessante, por dentro não é muito diferente. O modelo tem acabamento de boa qualidade, apesar do plástico rígido na parte superior do painel. Mas traz também detalhes em black piano e acolchoado em couro no painel e nas portas dianteiras. O revestimento dos bancos é feito em couro e tecido e ainda traz a logo da Renault bordado no encosto.

Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, com abas laterais que ajudam a manter o corpo bem posicionado e firme. O do motorista tem ajuste de altura. O banco traseiro acomoda bem dois adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas. Quem senta atrás conta com uma lanterna no teto e duas entradas USB, mas não tem saídas de ar-condicionado na extremidade do console. Isofix e Top Tether para fixação de cadeiras infantis são de série. O porta-malas, com 358 litros, tem boa capacidade para a proposta do carro e traz o interior revestido com carpete, além de uma pequena lanterna.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja interior painel volante bancos dianteiros estático no asfalto mata ao fundo
Painel tem plástico rígido e detalhes em couro e black piano, e multimídia com tela de oito polegas Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O volante tem ajuste de altura e distância, é revestido em couro e traz os comandos de acesso ao painel e central multimídia. O painel do Renault Kardian na versão Première Edition é totalmente digital e pode ter a configuração alterada, trazendo todas as informações do computador de bordo.

O sistema multimídia tem tela flutuante tátil de oito polegadas, que não é das maiores, mas é bem funcional, proporcionando conectividade por Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabo. Na tela é possível ver as imagens das câmeras do sistema multiview, que mostram todo o entorno do carro. No console, que é mais elevado, tem duas entradas USB e carregador de celular por indução. O freio de estacionamento é eletrônico e a pequena alavanca de marchas do câmbio automatizado de dupla embreagem é um detalhe à parte.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja interior volante bancos dianteiros estático no asfalto mata ao fundo
Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, com abas laterais e revestimento em couro e tecido Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Dirigindo o Renault Kardian

Um dos pontos fortes do Renault Kardian é, sem dúvida, a dirigibilidade. A engenharia da montadora acertou a mão e conseguiu dar um ajuste muito interessante ao SUV compacto. O motor 1.0 turbo garante respostas rápidas ao comando no acelerador, proporcionando agilidade no trânsito urbano. E na estrada o Kardian também reage bem, com retomadas de velocidade seguras. Em nosso percurso de teste, o Kardian registrou no computador de bordo consumo de 10km/l na cidade e 13km/l na estrada, com gasolina no tanque.

O câmbio automatizado de dupla embreagem tem seis marchas muito bem escalonadas, com mudanças sem trancos, aproveitando bem a potência do motor. É uma transmissão que se adapta rápido ao jeito de dirigir do motorista, fazendo a condução ficar bem divertida. Para isso, o Kardian conta com direção com assistência elétrica bem calibrada e com bom diâmetro de giro.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja interior banco traseiro estático no estúdio
Banco traseiro acomoda dois adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

As suspensões também foram bem ajustadas e apesar de o Renault Kardian ter quase 21cm de altura em relação ao solo, elas garantem boa estabilidade em curvas, com pouca inclinação da carroceria. No que diz respeito ao conforto de marcha, as suspensões cumprem bem o papel de filtrar as irregularidades do solo, proporcionando um rodar relativamente confortável para um carro desse porte.

O sistema de freios, com discos na dianteira e tambores na traseira, atuou de forma segura, sem sustos. O Renault Kardian conta ainda com modos de condução Sport e Eco, que priorizam o desempenho e a economia de combustível, respectivamente. No pacote de sistemas de auxílio à condução, destaque para o ACC, que mantém o carro a uma certa distância em relação ao veículo que está à frente, frenagem automática de emergência e alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, alerta de distância frontal, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja porta-malas estático no asfalto mata ao fundo
Com volume de 358 litros, porta-malas tem bom tamanho para o porte do carro Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Vale a pena comprar o Kardian?

O Renault Kardian chega para competir no concorrido segmento de SUVs compactos de entrada. Ele concorre  com o Fiat Pulse, que também tem motor 1.0 turbo, mas de 130cv de potência máxima. A versão Impetus custa R$ 132.990, mas perde em equipamentos para o Kardian. Outro concorrente é o Citroën C3 Aircross 1.0 turbo Shine, com preço de R$ 136.590, mas com lista acanhada de equipamentos. O concorrente mais complicado para o Kardian é o VW Nivus 200 TSI Comfortline, que tem preço de R$ 134.390. O modelo da marca alemã tem motor de 128cv e porta-malas maior, além de conteúdo semelhante ao modelo Renault. Na prática, o Kardian tem tudo para se dar bem no segmento, só resta saber se a marca vai saber trabalhar bem o produto que tem em mãos.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja cofre do motor estático no asfalto mata ao fundo
Motor três cilindros 1.0 turbo garante bom desempenho ao SUV compacto Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Confira a ficha técnica do Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo

MOTOR Dianteiro, três cilindros, 999cm³ de cilindrada, 12V, flex, injeção direta central, que desenvolve potência máxima de 120cv (gasolina)/125cv (etanol) a 5.000rpm e torque máximo de 20,4kgfm a 2.000rpm (g) e 22,4kgfm a 2.250rpm (e)
TRANSMISSÃO Tração Dianteira, Câmbio Automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem com opção de trocas de seis velocidades via paddle-shifts no volante
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira com assistência elétrica e diâmetro de giro de 10,5m
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS Dianteira tipo MacPherson, independente, barra estabilizadora e braços oscilantes inferiores; traseira, semi-independente, eixo de torção com barra estabilizadora/de liga leve de 17 polegadas/205/55 R17
DIMENSÕES Comprimento, 4,12m; largura, 1,74m; altura, 1,54m; distância entre-eixos, 2,60m; e altura livre do solo, 20,9cm
CAPACIDADES Tanque de combustível, 50 litros; porta-malas, 358 litros, de carga útil (ocupantes e bagagem), 443kg
ÂNGULOS De entrada, 20 graus
De saída, 36 graus
PESO 1.186 kg
DESEMPENHO Aceleração de 0 a 100km/h: 10,7s (g) e 9,9s (e)
Velocidade máxima: 180km/h (g/e)
CONSUMO (PBEV/INMETRO)

Cidade: 13,1km/l (g) e 9km/l (e)
Estrada: 13,9km/l (g) e 9,7km/l (e)

Quanto custa o SUV compacto?

O Renault Kardian tem preço inicial de R$ 112.790 na versão Evolution. A versão intermediária Techno custa R$ 122.990. Já a versão testada, a Première Edition, tem preço de R$ 132.790, mas com a pintura na cor laranja vai a R$ 134.690.

Renault Kardian Première Edition 1.0 turbo modelo 2024 laranja roda de liga leve de 17 polegadas estático no asfalto mata ao fundo
Na versão Première Edition o SUV compacto vem com rodas de liga leve de 17 polegadas Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Confira a lista de equipamentos do Kardian Première Edition

DE SÉRIE

  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen
  • Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
  • Partida remota do motor via chave-cartão
  • Retrovisores externos com ajuste elétricos
  • Retrovisores com indicadores de direção laterais com função seta conforto
  • Rebatimento dos bancos 1/3 & 2/3
  • Cinto de segurança dianteiros com ajuste de altura
  • Porta-luvas e porta-malas com luz de cortesia
  • Painel de instrumentos digital de sete polegadas
  • Carregador de smartphone por indução
  • Multimídia flutuante Display Link de oito polegadas
  • Espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay® sem fio
  • Computador de bordo
  • Sensor de temperatura externa
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Controle de velocidade adaptativo (ACC)
  • Câmera multiview (MVC)
  • Frenagem automática de emergência (AEBS) e alerta de colisão frontal (FCW)
  • Alerta de ponto cego (BSW)
  • Alerta de distância frontal (DW)
  • Assistente de partida em rampa (HSA) e controle de estabilidade (ESC)
  • Limitador de velocidade (SL)
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de estacionamento frontal e traseiro
  • Faróis de neblina
  • Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
  • Assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta (AFU & AFD)
  • Bancos traseiro com ISOFIX
  • Estepe 15 polegadas de uso temporário
  • Faróis em LED
  • Câmbio e-shifter e paddle-shift
  • Multi-sense com ambient lighting
  • Modo ECO + Ecoscoring
  • Volante com revestimento premium e ajuste de altura e distância
  • Indicador de trocas de marcha (GSI)
  • Assinatura luminosa (DRL) em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares
  • Console central elevado com apoio de braços em revestimento premium e porta-objetos
  •  Antena shark
  • Retrovisores externos em preto Nacré
  • Teto biton preto Nacré

OPCIONAIS

  • Pintura em branco sólido (R$ 1 mil) ou metálica nas cores prata, cinza ou laranja (R$ 1.900)

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