UAI
Testamos

Duster Iconic merece o 'cargo' de SUV topo de gama da Renault?

Com a saída do Captur, o Duster recebeu a incumbência de representar o topo da gama da Renault no Brasil. Mas, com 13 anos de estrada, modelo sofre pressão da concorrência e até do irmão Kardian, que é bem mais atual

Publicidade
Pack Outsider inclui faróis de milha inseridos em uma espécie de para-choque de impulsão
Pack Outsider inclui faróis de milha inseridos em uma espécie de para-choque de impulsão Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

O Renault Duster foi um dos primeiros SUVs lançados no Brasil, nos idos de 2011, ainda assim 8 anos após o Ford EcoSport ter inaugurado o segmento. Hoje existem dezenas de utilitários-esportivos e, por diversos fatores, o modelo perdeu relevância.

Dentro da linha Renault, o Duster 2024 assumiu uma posição estranha. Com o fim do Captur, o modelo ocupou o topo da gama, ficando acima do recém-lançado Kardian, que é bem mais atual.

Para decifrar qual é o espaço ocupado por ele, testamos o Renault Duster na versão de topo Iconic, equipada com motor 1.3 turbo e câmbio automático tipo CVT.

Teste do Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2024.
Renault Duster Iconic 1.3 turbo tem preço sugerido de R$ 157.990 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

SUV mantém personalidade

O Renault Duster já tem quase 13 anos de estrada e, apesar de ter passado por algumas reestilizações, preservou sua identidade, que é a de um jipão com laterais volumosas. A linha 2024 ganhou um tapinha, com a grade em preto brilhante e os faróis em LED, com novo desenho interno.

A dianteira tem visual anabolizado, com o capô repleto de vincos e a parte inferior do para-choque fazendo alusão a um skid plate. A versão Iconic tem faróis de neblina, e o sistema de iluminação ganha como opcional no Pack Outsider (que custa R$ 1.800 e ainda traz frisos laterais mais encorpados) faróis de milha alocados em uma espécie de para-choque de impulsão. Esse elemento faz muita diferença no visual do modelo.

O Renault Duster Iconic tem rodas de 17 polegadas em dois tons, retrovisores com capa em preto brilhante, repetidor de seta nas laterais, rack de teto e molduras das caixas de roda que deixam o SUV mais encorpado. A traseira tem lanterna em Y, ponteira de escape e skid plate.

Teste do Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2024.
Painel é todo em plástico Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Acabamento e espaço interno

Para uma versão de topo, o Renault Duster Iconic tem algumas falhas de acabamento. O painel é todo em plástico que até tem bom toque, mas faltam materiais que dão mais noção de qualidade. Um bom exemplo do que poderia ter sido feito para aumentar o requinte no interior do veículo está nos painéis de porta dianteiros, que têm aplique em couro e tecido. O tapete em borracha também destoa, em seu lugar deveria ter um carpete, que é mais aconchegante.

Os bancos são em couro com costura laranja. O console central do Renault Duster Iconic fica devendo mais porta-trecos, já que todo espaço é dedicado ao carregador de celular por indução e os porta-copos, que não cabem objetos maiores. O apoio de braço central até tem um porta-trecos, mas seu acesso é menos prático.

O quadro de instrumento do Duster tem apenas uma telinha pequena e simples, enquanto a concorrência chega a oferecer quadro totalmente digital ou uma tela maior, colorida e com mais resolução. Vários concorrentes também têm freio de estacionamento por botão. Mas o SUV da Renault também tem funções legais, como as câmeras 360 graus e o ar-condicionado digital.

Teste do Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2024.
Porta-malas tem 475 litros Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

No banco traseiro é necessário negociar o espaço com os passageiros da frente. No painel das portas traseiras o padrão de acabamento dá uma caída, com todo o revestimento em plástico duro, mas ao menos resta iluminação e duas tomadas USB do tipo C.

O porta-malas tem um espaço legal, 475 litros, com iluminação e uma tomada de 12 volts. O compartimento é todo revestido em carpete, material maleável que acaba revelando sua falta de requinte nos acesso para as ferramentas. O ideal aqui seria acabamento em plástico rígido. O estepe fica debaixo do veículo, e o pneu é o de emergência.

Teste do Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2024.
Rodas são de 17 polegadas Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Motor 1.3 turbo é equilibrado

O motor 1.3 turbo equipa apenas essa versão de topo do Duster, a Iconic. Ele rende até 170cv de potência e 27,5kgfm de torque. Apesar de apresentar números generosos para um motor tão pequeno, o temperamento desse propulsor é ameno.

O câmbio automático tipo CVT simula 8 marchas, e sua gestão entrega o torque correto a todo instante, sem sobrar e sem faltar, mas com capacidade de reagir a qualquer momento, seja para enfrentar uma ladeira ou fazer uma ultrapassagem.

A suspensão tem bom acerto entre conforto e estabilidade, e a direção com assistência elétrica tem pesos adequados para as diferentes situações: leve nas manobras e rígido em alta velocidade.

Teste do Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2024.
Painel de porta dianteiro tem bom acabamento Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Equipamentos e concorrentes

No pacote de equipamentos do Renault Duster Iconic 1.3 turbo, destaque para:

  • ar-condicionado digital;
  • 6 airbags;
  • chave presencial;
  • controle de estabilidade;
  • sensor de ponto cego e;
  • sensores dianteiros e traseiro de estacionamento.

O Renault Duster Iconic 1.3 turbo tem preço sugerido de R$ 157.990. Comparando com outros SUVs compactos nessa faixa de preço - Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V e Chevrolet Tracker - o modelo testado fica devendo equipamentos, principalmente funções semiautônomas.

Teste do Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2024.
No banco traseiro é preciso negociar o espaço com os passageiros da frente Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Vale a pena?

Então, ainda vale a pena optar pelo Renault Duster?

Colocando na balança os pontos positivos do SUV - o bom motor e o visual que, mesmo com as atualizações, mantém a personalidade - e os negativos - o pacote de equipamentos inferior à concorrência, o acabamento que deixa a desejar e o espaço interno que já não chama mais a atenção -, a versão de topo do Renault Duster não é muito competitiva.

Mas, até que a Renault lance seu SUV médio construído sobre a mesma plataforma do Kardian, é com essa versão do Duster que a marca vai concorrer nessa zona mediana do segmento.

Antes da chegada do Renault Kardian, podíamos afirmar que as versões do Duster equipadas com motor 1.6 aspirado eram competitivas entre os modelos mais baratos do segmento. Mas agora elas ganharam concorrência dentro de casa.

Teste do Renault Duster Iconic 1.3 turbo 2024.
Motor 1.3 turbo rende até 170cv de potência e 27,5kgfm de torque Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Ficha técnica: Renault Duster Iconic 1.3 CVT

MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências máximas de 162cv (gasolina) e 170cv (etanol) entre 5.500rpm e 6.000rpm, e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático tipo CVT X Tronic, que simula oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, semi-independente, tipo eixo de torção, com barra estabilizadora/17 polegadas (liga leve)/215/60 R17
DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS A disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES Tanque, 50 litros; porta-malas, 475 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 502 quilos
DIMENSÕES Comprimento, 4,37m; largura, 1,83m; altura, 1,69m; distância entre-eixos, 2,67m; e altura em relação ao solo, 23,7cm
ÂNGULOS De ataque, 30 graus; de saída, 34,5 graus
PESO 1.353 quilos
PERFORMANCE Velocidade máxima de 180 km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h em 9,8 segundos (e)
CONSUMO (*) Cidade: 10,8 km/l (g) e 7,7 km/l (e)
Estrada: 11,5 km/l (g) e 8,4 km/l (e)
Dados do fabricante/ (*) Dados do Inmetro/ (g) gasolina/ (e) etanol

Equipamentos: Renault Duster Iconic 1.3 CVT

DE SÉRIE Carregador de smartphone por indução; console central com apoio de braços integrado; vidros traseiros com função one touch e sistema antiesmagamento; chave-cartão com sensor de presença; sensor de chuva e de luminosidade; retrovisores com regulagem elétrica; banco do motorista com regulagem de altura; tomada 12V de acessórios traseira; ar-condicionado digital e automático; multimídia DisplayLink de 8" com espelhamento sem fio; regulagem elétrica dos faróis; câmera Multiview; 6 airbags; sensor de estacionamento traseiro; assistente de frenagem de emergência; Isofix; controle eletrônico de estabilidade; auxílio de partida em rampa; faróis de neblina; sensor de ponto cego; piloto automático e limitador de velocidade; sistema Stop & Start; revestimento premium no volante; alargadores de para-lamas; volante com regulagem de altura e distância; skis frontal e traseiro na cor cinza; retrovisores em preto brilhante; barras longitudinais em cinza.
OPCIONAIS Pack Outsider (faróis de milha e frisos laterais – R$ 1.800); pintura metálica (R$ 1.900).