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AVALIAÇÃO COMPLETA

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium é boa opção no segmento?

Testamos a versão topo de linha do líder de vendas no segmento de sedans médios, que na linha 2024 trouxe poucas mudanças de estilo e conteúdo

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Toyota Corolla Hybrid tem desempenho satisfatório e baixo consumo de combustível
Toyota Corolla Hybrid tem desempenho satisfatório e baixo consumo de combustível Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

Há alguns anos o Toyota Corolla lidera com folga o segmento de sedans médios no Brasil, sem sofrer pressão da concorrência. Principalmente depois que o Honda Civic deixou de ser seu principal rival por aqui. Na linha 2024, o Corolla trouxe algumas mudanças pontuais e o VRUM testou a versão Altis Hybrid Premium, que é a topo de linha do modelo, opção híbrida que tem concorrentes de diferentes preços.

A linha 2024 do Toyota Corolla não trouxe modificações de estilo significativas. As versões Altis Hybrid flex e a  Altis Hybrid Premium, topo de linha,  ganharam apenas frisos nas laterais, detalhe cromado nos faróis de neblina, soleira iluminada e kit de segurança das rodas de liga leve.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco de lateral no asfalto com escadaria e mata ao fundo
O Corolla Hybrid tem 4,63m de comprimento e distância entre-eixos de 2,70m Foto: Maria Antônia Rebouças/EM/D.A Press

Pequenas alterações no visual

A grade frontal traz novo desenho interno, com uma trama de losangos em preto brilhante. Os faróis estreitos full LED contam com luzes diurnas também em LED. O para-choque dianteiro tem uma aba inferior que raspa facilmente em entradas de rampas e lombadas, caso o motorista entre com velocidade mais elevada.

Nesta geração, o Toyota Corolla perdeu o aspecto de “carro de tiozão” e ganhou estilo mais esportivo, seguindo a linha dos modelos eletrificados da marca. Na versão Altis Hybrid Premium as rodas de liga leve de 17 polegadas reforçam a esportividade, com raios que mesclam partes em preto brilhante e cromado. Na traseira, lanternas em LED amparadas por um friso cromado que atravessa a tampa do porta-malas.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco de traseira em movimento no asfalto com mata ao fundo
O sedan híbrido é equipado com lanternas traseiras em LED Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

Interior com mais conforto

Se por fora as mudanças foram discretas, por dentro a linha 2024 também não traz alterações significativas. A novidade é o novo painel de instrumentos digital com tela colorida de 12,3 polegadas, que permite algumas mudanças nas configurações.

A tela da central multimídia agora é de nove polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O detalhe é que a tela passa a ser flutuante e não tem mais aquele elemento estranho na parte de traz, que fez com que a multimídia da Toyota fosse associada às antigas TVs de tubo.

Além disso, o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium traz acabamento de boa qualidade, com materiais emborrachados no painel em diferentes texturas, detalhes em preto brilhante, e revestimento em couro perfurado nos bancos em bege e cinza. Os bancos dianteiros são confortáveis e anatômicos, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos.

O volante não tem desenho esportivo, mas traz comandos para acesso ao painel de instrumentos, controlador de velocidade e sistema multimídia. A versão traz também o carregador de celular por indução que fica em local um pouco escondido, na extremidade do console sob o painel.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco interior painel multimídia bancos dianteiros no asfalto com mata ao fundo
Corolla Altis tem bom acabamento interno, painel digital e multimídia com tela de nove polegadas Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

Vida a bordo no banco traseiro

O Toyota Corolla 2024 é equipado com ar-condicionado digital de duas zonas. A novidade são as saídas do sistema de refrigeração para o banco traseiro, onde os passageiros têm à disposição também duas saídas USB-C e apoio de braço central com porta-copos.

O sedan da marca japonesa é confortável, mas os passageiros que viajam no banco traseiro precisam ficar atentos a alguns detalhes. A começar pelo acesso, pois o desenho da carroceria deixou a moldura da porta mais baixa, exigindo atenção para não esbarrar a cabeça. O banco apoia bem as pernas e tem encosto ligeiramente inclinado, mas o teto ali é baixo e pessoas com mais de 1,80m de altura terão dificuldades para se acomodar.

Falando ainda em espaço, o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium tem porta-malas com capacidade de 470 litros, com espaço suficiente para acomodar a bagagem de uma família pequena. Mas vale lembrar que o Corolla é um modelo médio e no segmento de sedans compactos temos opções com porta-malas com mais de 500 litros.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco interior banco traseiro no asfalto com mata ao fundo
Passageiros do banco traseiro têm bom espaço para as pernas e ganharam saídas do ar-condicionado e entradas USB Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

Ao volante do Toyota Corolla Altis Hybrid Premium

A versão de topo de linha do Toyota Corolla é equipada com sistema híbrido, que não é plug-in, composto pelo propulsor 1.8 flex, ciclo Atkinson, e dois motores elétricos, instalados juntos à transmissão. O conjunto proporciona potência combinada de 122cv, com torques de 14,5kgfm do motor a combustão e 16,6kgfm dos elétricos.

Associados ao câmbio automático do tipo CVT, os três motores interagem de forma automática, sem interferência do motorista. Ao dar a partida, o sistema liga o motor elétrico, que movimenta o carro em baixas velocidades. Mas a partir do momento em que o motorista pisa mais forte no acelerador o motor a combustão entra em ação, assumindo o protagonismo no desempenho do carro.

Depois disso, os motores elétricos vão ajudando a aumentar a potência do carro ou a gerar mais energia para a bateria, em um ciclo que otimiza o consumo de combustível. Vale lembrar que a bateria que sustenta os motores elétricos, com capacidade de 1,3kWh, também é alimentada pela energia cinética captada das desacelerações e das frenagens, sendo transformada em energia elétrica. O modelo tem ainda no console a tecla modo EV, que permite trafegar apenas no modo elétrico em baixas velocidades.

Na prática tudo funciona de forma eficiente e o motorista ainda conta com os modos Normal, Power e Eco, que podem ser alterados em tecla no console. No modo Power o motor trabalha em giros mais altos, proporcionando uma performance um pouco mais divertida. Já no Eco o objetivo é reduzir o consumo de combustível. Em nosso teste, em um percurso misto de cidade e estrada, com etanol no tanque, o Toyota Corolla Altis Hybrid Premium apresentou consumo de 11km/l.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco cofre do motor 1.8 flex no asfalto com mata ao fundo
Motor 1.8 flex trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos, gerando juntos122cv de potência combinada Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

O carro tem desempenho comportado, com arrancadas ágeis e retomadas de velocidade seguras, mas está longe de proporcionar qualquer esportividade em sua performance. A direção com assistência elétrica foi bem calibrada e garante conforto em baixas velocidades e segurança em alta.

Destaque também para as suspensões do Toyota Corolla Altis Hybrid Premium, com Multilink na traseira, que garante conforto ao rodar, filtrando bem as irregularidades do solo, sem comprometer a estabilidade em curvas. Os freios, com discos nas quatro rodas e o auxílio da eletrônica, seguram o Corolla sem sustos. É um carro na mão, com boa dirigibilidade e respostas eficientes, garantindo a satisfação de quem não espera uma performance esportiva de um sedan.

Um deslize nessa versão de topo de linha do Corolla é o freio de estacionamento do tipo alavanca. Para um sedan híbrido que se diz moderno e que custa R$ 200 mil, o freio de estacionamento eletrônico seria mais justo.

Mas a versão de topo de linha compensa essa falha trazendo o Toyota Safety Sense com Sistema de Pré-Colisão Frontal, com mais precisão na identificação de pedestres e ciclistas, além de sensores de alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, farol alto automático, sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção, sete airbags e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco de traseira porta-malas aberto no asfalto com mata ao fundo
O porta-malas tem 470 litros de capacidade, volume menor do que em alguns sedans compactos Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

Concorrentes diretos do Corolla Hybrid

O Toyota Corolla Hybrid foi o primeiro modelo híbrido flex produzido no Brasil. Ficou por bom tempo sem concorrentes, mas agora já não está mais sozinho. O Honda Civic híbrido chegou ao mercado brasileiro oferecendo mais potência e economia de combustível, mas com preço mais salgado: a partir de R$ 265 mil. Já o BYD King, um sedan híbrido plug-in com alcance no modo elétrico de 120 quilômetros, tem preço sugerido a partir de R$ 175.800. Opções diferentes de sedans eletrificados, mas que chegaram para dividir o bolo com o Corolla Hybrid.

Quanto custa o Toyota Corolla Hybrid 2024?

O Toyota Corolla Hybrid é vendido na versão Altis por R$ 187.790. Já a versão testada, a topo de linha Altis Premium tem preço sugerido de R$ 198.890, chegando a R$ 201.220 com pintura perolizada.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco roda de liga leve de 17 polegadas no asfalto com mata ao fundo
Versão Altis Premium é equipada com rodas de 17 polegadas com detalhe em preto brilhante Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

Ficha técnica do Toyota Corolla Hybrid Altis Premium

MOTOR/HÍBRIDO (*) Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha, 1.798cm³ de cilindrada, com potências máximas de 98cv (gasolina) e 101cv (etanol) a 5.200rpm e torque máximo de 14,5kgfm a 3.600rpm; mais dois motores elétricos com potência máxima de 72cv e torque máximo de 16,6kgfm; capacidade da bateria, 1,3kWh; potência combinada de 122cv
TRANSMISSÃO (*) Tração dianteira e câmbio automático CVT
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*) Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira independente, do tipo Multi-link e barra estabilizadora/liga leve, de 7x17 polegadas/225/45 R17
DIREÇÃO (*) Do tipo pinhão e cremalheira, eletroassistida progressiva (EPS)
FREIOS (*) A discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e sistema de assistência à frenagem (BAS)
CAPACIDADES (*) Peso, 1.450 quilos; porta-malas, 470 litros; tanque, 43 litros; de carga (passageiros e bagagem), 400kg
DIMENSÕES (*) Comprimento, 4,63m; largura, 1,78m; altura, 1,45m; distância entre-eixos, 2,70m
PERFORMANCE (*) Velocidade máxima de 170km/h
Aceleração até 100km/h em 12 segundos
CONSUMO (**) Na cidade: 18,5km/l(g)/12,8km/l(e)
Na estrada: 15,7km/l(g)/11,1km/l(e)

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro

Equipamentos do Toyota Corolla Altis Hybrid Premium

SÉRIE - Ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco traseiro bipartido/rebatível 60:40, bancos traseiros com descansa-braços central e porta-copos,carregador por indução para celular (wireless charger), chave presencial com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme, coluna de direção com regulagem manual de altura e distância,computador de bordo com visor multifunção (tela TFT8 de 12,3 polegadas de alta resolução), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (Adaptive Cruise Control –ACC), Entrada de 12V e USB no decansa-braço (carregamento), conexão USB tipo C para passageiros traseiro (somente carregamento), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, faróis em LED com acendimento automático e ajuste de altura, lanternas dianteiras com luzes diurnas (Daytime Running Lights – DRL mode),lanternas traseiras inteiras de LED9, modo de seleção de condução Power/Sport, porta-malas iluminado, sistema de destravamento das portas por sensores na chave,Start Button/Push Start, sistema de partida por botão (sem chave),teto solar elétrico com função antiesmagamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função auto up-down (com antiesmagamento), volante com controles de áudio, computador de bordo e funções TSS10, sete airbags, assistente de pré-colisão frontal (Pre-crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática com reconhecimento para carros, pedestres e ciclistas, câmera de ré com projeção na central multimídia, Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração Veicular, Farol alto automático (Auto HighBeam – AHB), faróis de neblina dianteiros de LED9, freiosABS5 com BAS6 e EBD7, limitador de velocidade máxima, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externo (BSM),sensor de reconhecimento de tráfego traseiro (RCTA), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), sistema de alarme perimétrico e volumétrico, trava automática das portas ativada pelo movimento do veículo (a partir de 20km/h), sistema de áudio central multimídia Toyota Play, tela com resolução HD e sensível ao toque de nove polegadas,rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay sem o uso de cabos(wireless Connectivity), bancos com partes revestidas em couro.

OPCIONAIS– Pintura metálica (R$ 2.020) e perolizada (R$ 2.330)

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