Edições comemorativas e limitadas deveriam ter um apelo muito grande para estimular as pessoas a comprarem determinada versão, certo? Não no Brasil. O Polo Track Rock in Rio chega às lojas limitado a 4 mil unidades, mas com uma oferta sabotada pela própria marca, mas segue sendo um carro competente. Mas vale a pena?
O que o Polo Track traz de novidade?
Anunciado com o chamativo Vermelho Sunset, o Polo Track Rock in Rio é o único da gama Track a contar com essa cor e, além de adesivos laterais, estofado exclusivo, teto pintado na cor preta, bem como parte da tampa do porta-malas, a central multimídia VW Play de 10 polegadas é o que faz essa versão se destacar, mas é justamente nesse ponto que a Volkswagen sabota o Polo Rock in Rio.
Como o Polo Rock in Rio é sabotado?
Caso essa opção fosse a única a oferecer a central multimídia, faria sentido demais a compra do Polo Track Rock in Rio para quem quer a confiabilidade desse modelo, mas valoriza uma boa conexão, afinal, a VW Play é uma central multimídia que atende bem modelos mais caros da marca.
Acima do RiR, que custa R$ 93.590, a VW Play só aparece na versão “TSI”, que parte de R$ 105.990. Nesse caso, a edição comemorativa representaria uma economia de R$ 12.400, apesar de trazer motor mais fraco.
O problema é que o Polo Track “tradicional” parte de R$ 90.590 e tem como opcional a multimídia VW Play, disponível por mais R$ 1.610, totalizando R$ 92.200. Um Polo MPI, que já traz visual reestilizado, também pode receber o opcional da multimídia e passa a custar R$ 92.290.
Com preços muito próximos e itens de equipamentos bem parecidos, optar pelo Rock in Rio fica difícil. Os adesivos e, talvez dois alto-falantes a mais, são argumentos que, nem o maior fã do festival do Brasil e talvez até seus próprios donos, levariam em consideração para desembolsar R$ 1.390 a mais por eles.
Ofertas fazem o Polo Rock in Rio compensar
Com descontos promocionais, o Polo Rock in Rio pode ser encontrado por R$ 87.290, se tornando uma opção um pouco melhor. Novamente, o problema é que o Polo Track comum também pode ficar mais barato, saindo por R$ 84.290.
Polo Track Rock in Rio tem pontos positivos?
O principal ponto positivo do Polo Rock in Rio é o sistema de som com seis alto-falantes (dois a mais que o Polo Track) e a central multimídia VW Play de 10 polegadas, que permite integração com Android Auto e Apple Car Play sem o uso de fios.
Além disso, por utilizar a plataforma MQB, o Polo Track Rock in Rio apresenta um bom comportamento dinâmico, focado em quem gosta de dirigir. Claro, a cabine conta com muito plástico rígido, mas as peças são bem encaixadas.
Desempenho
Como o leitor já percebeu, o Rock in Rio não traz nada de diferente do Polo Track e Robust em relação a motorização. O 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque no etanol e 77 cv e 9,6 kgfm de torque na gasolina não tem desempenho elogiável como o irmão TSI, mas não faz feio.
Em comparação com seus rivais do segmento ele é o que oferece mais potência. O zero a 100 km/h acontece em 13,4 segundos (0,1s atras do Onix). O acelerador tem um pouco de atraso na hora de uma retomada, mas é necessário entender que não estamos falando de um superesportivo.
Qual o consumo de combustível do Polo Track?
De acordo com o Inmetro, os dados de consumo com etanol são de 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada; com gasolina o cenário muda para 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
O Polo Track Rock in Rio vale a pena?
Se você é um colecionador, ou procura um carro exclusivo para se diferenciar dos demais, o Rock in Rio é a opção perfeita. Entretanto, pelo mesmo preço é possível levar um Polo Track com a central multimídia de 10 polegadas, que junto dos dois alto-falantes extras são o grande diferencial do Polo Track Rock in Rio no dia a dia.
Em termos mercadológicos, o ideal seria a Volkswagen oferecer a central VW Play para o Polo Track somente em 2025, ou após o fim da comercialização do Polo Rock in Rio, justamente para que a versão especial não perca seu principal argumento de venda.
Ficha Técnica Polo Track Rock in Rio:
Motor: | 999 cm3, dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 84 cv e 10,3 kgfm de torque no etanol; 77 cv e 9,6 kgfm de torque na gasolina |
Câmbio: | Manual de cinco marchas; tração dianteira |
Direção: | Elétrica, com diâmetro de giro de 10,6 metros |
Suspensão: | McPherson na dianteira com barra estabilizadora e eixo de torção na traseira |
Freios: | Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira |
Pneus: | 185/65 R15 |
Peso: | 1.054 kg |
Dimensões: | 4,07 metros de comprimento; 1,75 m de largura (sem espelhos); 1,47 m de altura; 2,56 m de distância entre-eixos |
Capacidade de carga: | 395 kg |
Volume do porta-malas: | 365 litros |
Tanque de combustível: | 52 litros |
0-100 (divulgado): | 13,4 segundos (etanol)/13,8 segundos (gasolina) |
Velocidade máxima: | 169 km/h |
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