x
UAI
conferimos

Renault Kardian: vale a pena comprar?

SUV compacto da marca francesa ainda não emplacou nas vendas, apesar de ser uma boa opção no mercado

Publicidade
Renault Kardian
Renault Kardian Foto: Divulgação/Renault/Rodolfo Buhrer

O Kardian é um modelo muito importante para a Renault no mercado brasileiro. O SUV compacto é o responsável por iniciar a mudança do padrão de construção de veículos da marca, que quer se posicionar acima do segmento de entrada, e aposta em carros mais tecnológicos que os descontinuados Sandero e Logan. Isto posto, o que o Kardian oferece? É uma boa compra?

O SUV compacto produzido em São José dos Pinhais (PR) mede 4,11 metros de comprimento, sendo 2,6 m de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,54 m de altura (sem contar as barras no teto). Em comparação com seus rivais, o Kardian é maior que o Fiat Pulse, mas menor que o Volkswagen Nivus, mas vence os rivais no entre-eixos e porta-malas, oferecendo 410 litros de capacidade.

Construído a partir da plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform), o Kardian é mais avançado que os demais modelos da gama da marca francesa e conta com elevada rigidez torcional graças ao uso de aços de alta resistência. 

Motor com mais torque da categoria

Renault Kardian
Renault Kardian Foto: Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

O motor 1.0 de três cilindros do Renault Kardian só lembra o usado por Kwid, Logan e Sandero no deslocamento e quantidade de cilindros. Esse novo motor é baseado no 1.3 turbo já usado em Duster, no finado Captur e também por Mercedes A200, GLA e GLB. São 125 cv de potência no etanol e 120 cv na gasolina, enquanto o torque é de 22,4 e 20,4 kgfm nos respectivos combustíveis. 

A potência fica abaixo do Pulse Turbo e seus 130/125 cv, mas dependendo do combustível, supera o Nivus com seus 128/116 cv. Curiosamente, Pulse e Nivus apresentam 20,4 kgfm de torque tanto na gasolina quanto no etanol.

Em termos práticos, não falta potência para o Kardian. No modo eco, a transmissão automatizada de dupla embreagem tenta manter o motor sempre na faixa dos 2.250 giros, justamente onde a entrega de torque é otimizada. As trocas são rápidas e não existem trancos. Por ser um motor de três cilindros, é natural que os passageiros sintam um pouco de vibração vinda da unidade motriz.

A transmissão, inclusive, é um dos pontos de atenção do Kardian. No passado, transmissões automatizadas (I-Motion, Dualogic, EasyR) não fizeram sucesso no Brasil, bem como a automatizada de dupla embreagem Powershift da Ford. 

Apesar disso, o funcionamento do câmbio é excelente, com a troca entre as seis marchas acontecendo de forma rápida e suave, independente do modo de condução. Vale ressaltar que há a opção de trocas manuais através das borboletas atrás do volante. 

Entretanto, com o passado de transmissões automatizadas e dupla embreagem no país é péssimo, é importante analisar o comportamento dessa caixa nos próximos anos.

Interior moderno e bancos em tecido

O interior é bem parecido em todas as versões do Kardian (Evolution, Techno e Première Edition). De série, o Kardian oferece painel de instrumentos digital de 7 polegadas e multimídia de 8” sensível ao toque, ar-condicionado digital, seis airbags, e sistemas de assistência ao condutor.

Os bancos, revestidos em tecido em todas as versões, apresentam um amplo ajuste e ótimo nível de conforto, principalmente nos dianteiros, que contam com abas laterais para sustentação. A coluna de direção se ajusta em profundidade e distância. 

Nas versões Techno e Première, o painel traz detalhes em acabamento macio, que lembra o couro. A opção topo da gama conta com luzes no interior e câmeras nos retrovisores e na dianteira, enquanto nas versões abaixo a câmera é somente traseira.



Esse pacote de equipamentos é bem interessante, apesar do painel de instrumentos ser básico em todas as opções. A crítica fica para a central multimídia que é exatamente a mesma utilizada por Duster e Oroch. A dimensão da tela não incomoda, mas o uso é atrapalhado pela lentidão do sistema.

Na versão topo de linha, que conta com quatro câmeras e carregador de celular por indução, a lentidão do sistema incomoda demais. Ao ligar o carro, as câmeras demoram um tempo até exibir as imagens, o que dificulta a vida de quem precisa do recurso para manobrar. Além disso, incomoda o fato de a central não retornar para o menu anterior após o acionamento da câmera ou mudança nos modos de condução, sendo necessário apertar a tela para retornar para a tela anterior. 

A conexão com Android Auto apresenta algumas falhas assim que o carregador de celular por indução é ativado, chegando até a desconectar por um minuto.

Preços do Renault Kardian

  • Evolution: R$ 118.090
  • Itens de série: Painel de instrumentos digital de 7 polegadas, multimídia de 8”, ar-condicionado digital, seis airbags, câmera de ré, controle de velocidade, sensor de estacionamento, frenagem de emergência, assistente de partida em rampa.
  • Techno: R$ 129.990
  • Itens da Evolution + partida por botão, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial com partida remota, rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado.
  • Premiere Edition: R$ 138.990
  • Itens da Techno + três câmeras, alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, luz ambiente.

Qual versão do Renault Kardian vale a pena?


Considerando o pacote de equipamentos, a versão que apresenta o melhor custo x benefício é a Techno, apesar de que a versão Evolution ainda é bem equipada, o melhor acabamento interno, justificam o valor pago a mais pelo modelo.



Considerando ainda as promoções, a Renault ainda oferece taxa zero e supervalorização de R$ 12 mil na troca de um seminovo por um Kardian Techno, o que compensa ainda mais a escolha por essa versão.

Ficha Técnica Renault Kardian

Motor:

999 cm3, turbo, dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, corrente de comando,125 cv e 22,4 kgfm de torque no etanol; 120 cv e 20,4 kgfm de torque na gasolina

Câmbio:

Automatizado de dupla embreagem imerso em óleo; tração dianteira

Direção:

Elétrica, com diâmetro de giro de 10,5 metros

Suspensão:

McPherson na dianteira com barra estabilizadora e eixo de torção na traseira

Freios:

Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus:

205/60 R16 (Evolution) / 205/55 R17

Peso:

1.186 kg

Dimensões:

4,11 metros de comprimento; 1,74 m de largura (sem espelhos); 1,54 m de altura (sem as barras do teto); 2,60 m de distância entre-eixos

Capacidade de carga:

Não Informado

Volume do porta-malas:

410 litros

Tanque de combustível:

50 litros

0-100 (divulgado):

9,9 segundos (etanol)/10,7 segundos (gasolina)

Velocidade máxima:

Garantia

180 km/h


3 anos ou 100 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro)