Carros chineses são conhecidos por oferecer muita tecnologia, bom acabamento e foco no conforto, com suspensões geralmente mais macias. O BYD Seal, no entanto, foge desse padrão e se lembra muito o ápice da engenharia alemã, tanto em sua dinâmica de condução quanto em seu acabamento.
Por R$ 299.990, o sedã com toque esportivo da BYD, que faz de 0 a 100 km/h em um tempo semelhante ao de uma Lamborghini Urus, chega para rivalizar principalmente com o Tesla Model 3, mas também mira concorrentes como o BMW i4, Hyundai Ioniq e até o JAC J7. Atualmente, o Seal é o terceiro sedã médio mais vendido do Brasil, superando até o Volkswagen Jetta GLI.
DESIGN E DIMENSÕES
O design do Seal é bem limpo em todos os ângulos. A dianteira não possui grandes detalhes, apenas os faróis de LED, que não são tão afilados, e iluminam muito bem. Mais abaixo, no para-choque, há elementos em preto brilhante com filetes de LED que ficam lindos à noite, que lembra até saídas de ar. O capô é bem inclinado para baixo, o que ajuda bastante na aerodinâmica.
As rodas de 19 polegadas (pneus 245/45) diamantadas lembram as do Yuan Plus, mas são diferentes. O destaque fica por conta da elegância do carro, especialmente pelas maçanetas retráteis que aparecem assim que o veículo é destravado.
Por fim, a lanterna traseira de LED com detalhes pontilhados fica maravilhosa à noite. As lanternas se conectam visualmente com a tampa do porta-malas, proporcionando um acabamento impecável.
O BYD Seal tem 4,80 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,46 m de altura e uma excelente distância entre-eixos de 2,92 m, medidas bastante generosas para um sedã médio. No entanto, seu porta-malas deixa a desejar, com apenas 400 litros de capacidade. Para efeito de comparação, o VW Jetta e o Honda Civic híbrido oferecem 490 e 510 litros, respectivamente.
Quem for dirigir o Seal deve ter cuidado ao enfrentar valetas e rampas, pois o sedã raspa facilmente devido ao seu ângulo de entrada de 13º e ângulo de saída de 14º. Sua altura em relação ao solo é de apenas 120 mm, o que o torna bastante baixo. Em subidas de garagem, por exemplo, a parte central do carro pode raspar com facilidade.
Dentro do BYD Seal, a posição de dirigir é baixa e ergonômica. Os bancos são extremamente confortáveis e abraçam bem o corpo. O volante tem uma ótima empunhadura, com todos os comandos ao alcance das mãos. A amplitude de ajuste do banco e do volante permite encontrar uma posição ideal para dirigir.
Por outro lado, o campo de visão é bem limitado. Os vidros são pequenos, o que prejudica a visibilidade. O para-brisa traseiro, inclinado e de tamanho reduzido, compromete bastante a visão para trás. Os vidros laterais também são pequenos, o que dificulta a visibilidade, especialmente em cruzamentos.
Na traseira, o espaço para as pernas é razoável, mesmo com o banco dianteiro ajustado para alguém de 1,88 m, como no meu caso, totalmente recuado. O ambiente conta com saídas de ar, portas USB e um apoio de braço escamoteável com porta-copos.
MOTORIZAÇÃO
Agora, vamos ao ponto mais empolgante do Seal: sua motorização. O sedã 100% elétrico entrega impressionantes 531 cv de potência e 68,3 kgfm de torque, tudo isso graças à bateria de 82,5 kWh.
Com esses números, o modelo de 2.150 kg acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, e, em nossos testes, conseguimos até superar essa marca, atingindo 3,6 segundos — um resultado simplesmente impressionante.
De acordo com o Inmetro, a autonomia do Seal é de 372 km. No entanto, essa medição é mais conservadora. Já o ciclo WLTP, considerado mais realista, aponta uma autonomia de 531 km.
Nos nossos testes, o Seal conseguiria atingir uma média de 430 km com uma carga completa, embora isso dependa bastante da topografia e do estilo de condução do motorista.
Quanto à recarga, segundo a BYD, o modelo suporta até 11 kW em corrente alternada (AC) e 150 kW em corrente contínua (DC). Utilizando DC, é possível carregar de 30% a 80% da bateria em apenas 30 minutos.
E COMO ANDA?
O Seal se destaca em comparação com outros modelos chineses quando falamos de condução. A suspensão independente nas quatro rodas é um dos pontos altos por ser a mais equilibrada entre os veículos da BYD. Embora tenha uma pegada mais esportiva, oferece um nível de conforto excepcional, muito bem ajustado para enfrentar os buracos e as imperfeições.
Não há solavancos bruscos ou sinais de fim de curso, como é o esperado. Lembra até a suspensão de carros europeus, com um toque mais firme e garante total conforto dentro da cabine sem comprometer a estabilidade.
Estacionar o Seal e andar na cidade também é tarefa simples. O peso do volante na cidade é ideal, e as câmeras ao redor do veículo oferecem excelente resolução, facilitando em manobras. O acelerador é progressivo e consegue ser um carro fácil e suave de conduzir no ambiente urbano, com conforto de sobra.
Na estrada, o Seal acelera com facilidade, alcançando velocidades extremamente rápidas, o que garante ultrapassagens mais do que tranquilas. O sedã oferece três modos de condução: Normal, Eco e Esportivo, sendo neste último que a potência se revela ao toque do pedal.
O resultado é uma experiência prazerosa em um veículo leve e ao mesmo tempo suave e com toque silencioso e confortável, formando um conjunto completo que realmente impressiona.
Em termos de estabilidade, o Seal se destaca, sem oscilações ou balanços da carroceria, como esperado. A aerodinâmica flui muito bem e por isso é bem estável em velocidades até mais altas. É extremamente confortável e agradável de dirigir.
O isolamento acústico também é eficiente, permitindo que apenas um leve ruído de rodagem dos pneus (235/45 R19) devido ao seu perfil baixo, seja perceptível. De forma geral, o Seal oferece um ambiente bastante isolado dos ruídos externos, o que é muito favorável para um carro elétrico.
O Seal consegue se destacar em curvas, graças à sua suspensão firme digna de carros esportivos e ao volante que oferece uma resposta sensível e direta aos comandos do condutor e oferece um controle bem preciso. Porém, ao entrar em curvas mais acentuadas, é possível notar uma leve tendência de escapada na traseira, mas a situação é facilmente corrigida, já que o carro é ágil e responsivo. Vale lembrar que o modelo conta com tração integral.
TECNOLOGIA E SEGURANÇA DE PONTA
O sinônimo de BYD é tecnologia e isso é inegável. O Seal também se mostra forte nesse ponto. O BYD Seal traz tela central de 15,6 polegadas giratória e oferece conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de ser rápida e de alta resolução. O painel de instrumentos, com 10,5” , também apresenta boa resolução e ícones de fácil visualização, embora ofereça poucas opções de personalização.
O sistema de som conta com 12 alto-falantes da Dynaudio e garante ótimos graves e médios. Outros equipamentos incluem o carregamento sem fio para smartphones, bancos com ajustes elétricos tanto para motorista quanto passageiro, ambos com aquecimento e ventilação, além de memória para o banco do condutor. O porta-malas possui abertura e fechamento elétrico, facilitando o uso no dia a dia.
O Seal também vem equipado com chave presencial e o sistema Start Stop, onde basta pressionar o pedal de freio para que o carro ligue automaticamente, agilizando a partida. A chave permite ainda a partida remota do motor.
O freio de estacionamento é eletrônico e ativado automaticamente na hora que coloca o câmbio no “Park”. Há também sistema Auto Hold, que facilita o controle em paradas e ladeiras. A direção elétrica oferece uma ótima empunhadura, e uma boa rigidez que pode ser alterada pelo multimídia.
Em termos de segurança, o Seal vem equipado com faróis de acendimento automático, sensor de chuva e sensor crepuscular. Um dos principais destaques é o piloto automático adaptativo com função Stop and Go, que além de permitir o carro parar e acelerar sozinho conforme o trânsito, ele acelera sozinho sem precisar tocar no acelerador, o que pode ser agradável por um público exigente, principalmente em congestionamentos. Na estrada, o sistema é extremamente suave e preciso,.
O Seal também conta com sistemas de alerta de colisão frontal e traseira, além de frenagem de emergência. Há ainda assistente de manutenção em faixa com centralização, além do alerta de pontos cegos e o alerta de tráfego cruzado com frenagem em caso de emergência. O veículo também possui assistência de mudança de faixa e alerta de colisão lateral.
No quesito proteção, são seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), além de controle de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e freios a disco ventilados e perfurados tanto na dianteira quanto na traseira. O sedã também consegue, por meio da câmera instalada no para-brisa, ler sinais de trânsito.
Por fim, o BYD Seal oferece seis opções de cores externas: Atlantis Grey, Glacier Blue. Bright White, Cosmos Black, Courtyard Green e Rosemary Grey.
Em relação ao interior, há duas opções: Thaumas Black e Thahiti Blue. Uma observação importante é que ambas as opções são claras, o que pode não agradar a todos, especialmente pelo fato de a versão Thahiti Blue vir com bancos brancos, que sujam com mais facilidade.
A BYD oferece ao Seal e todos os seus modelos seis anos de garantia sem limite de quilometragem para o veículo e oito anos, também sem limite de quilometragem, para a bateria.
RESUMO DA ÓPERA
O que se nota no BYD Seal é uma condução suave e esportiva ao mesmo tempo, algo que tem grande potencial para cativar clientes premium de marcas como Mercedes, BMW e Audi. O preço é atraente pelo conjunto de bom refinamento e qualidade ao volante, além de impressionar pela sua potência.
Por isso, o Seal, um carro Chinês é, de fato, o carro mais preparado para conquistar compradores de veículos europeus, e o melhor carro que a BYD possui em sua linha atualmente. O que ainda pesa contra é o fato de ser um carro elétrico, e o Brasil, assim como muitos consumidores, ainda não estão totalmente preparados para essa realidade.
Porém, como conjunto de carro elétrico e preço, o Seal consegue se destacar na categoria, entre os EVs e entre muitos, mais muitos europeus.