O Kardian é a principal aposta da Renault em 2024. O SUV foi lançado para reposicionar a marca em um segmento bem aquecido, bem como substituir o Sandero, que apesar de ter tido relativo sucesso, está envelhecido e pertence a um segmento cada vez menos lucrativo para as marcas. A principal novidade do segundo semestre para o Kardian é justamente a transmissão manual de seis velocidades, exclusividade da versão de entrada Evolution.
Essa opção de transmissão era esperada já no lançamento do SUV compacto, realizado em março, mas só foi lançada pela Renault em outubro.
Como o Kardian manual se comporta?
A transmissão JX22 é o grande destaque e apresenta engates precisos. A caixa de seis marchas é importada de Portugal e chega ao Brasil para complementar o conjunto produzido em São José dos Pinhais. Todo o conjunto mecânico é produzido pela Horse (empresa criada pela Renault em parceria com a Geely) e é totalmente diferente da opção usada por Logan e Sandero no passado.
A embreagem conta com atuador hidráulico e é extremamente leve, o que pode causar estranheza em quem não está acostumado com a configuração utilizada na Renault. Quem já é familiarizado com os carros manuais da marca, não terá dificuldades.
A transmissão conta com engates curtos entre a primeira e terceira marchas, e a boa calibração com o motor 1.0 turbo, deixa seu uso bem tranquilo na estrada, que é auxiliado pelo controlador de velocidade. Praticamente é colocar a sexta marcha e dirigir como se fosse um modelo automático.
Quando precisar de potência, o 1.0 TCe entrega 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque no etanol ou 120 cv e 20,4 kgfm quando abastecido com gasolina. Vale ressaltar que o modo Eco segura bastante o desempenho do Kardian, mas com essa tecla desativada, o SUV compacto é muito empolgante.
Segundo o Inmetro, o Kardian manual registra médias de 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, a marca melhora para 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Em nosso teste, ajudado por um trajeto de descida de serra, o Kardian registrou 18 km/l.
Assim como o automático, o Kardian se beneficia da plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform), extremamente moderna. A base é bem rígida e robusta, proporcionando uma direção bem direta e um carro bem na mão, apesar de ser “altinho”.
O Kardian mede 4,11 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Os bancos dianteiros possuem ajustes manuais e bem amplos. O espaço é ok para cinco ocupantes, desde que não sejam muitos espaçosos. O túnel central não é alto, o que é positivo, e o porta-malas tem capacidade para 410 litros.
Equipamentos bem atrativos
A lista de equipamentos do Kardian é bem interessante e conta com: ar-condicionado digital, retrovisores com ajustes elétricos, faróis em LED, seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de velocidade e tração, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, assistente de frenagem de emergência, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e multimídia de 8 polegadas.
O painel de instrumentos é bem simples, mas funcional. A multimídia, por sua vez, apresenta os mesmos problemas de lentidão já vistas na versão automática, e merece ser aprimorada pela Renault. Ao acionar a ré, por exemplo, a câmera demora para mostrar alguma imagem, e os comandos de toque não são dos mais velozes.
Apesar disso, é melhor do que não ter multimídia, claro. Para muitos clientes, esses problemas serão facilmente superados, é bem verdade, e por ser uma versão de entrada, essa multimídia é até razoável, mas poderia ser melhor na versão topo de linha.
Por falar na versão topo de linha, em comparação com essa, o Kardian perde as câmeras dos retrovisores e dianteira, iluminação colorida interna, freio de estacionamento eletrônico e acabamento acolchoado no painel.
Kardian manual: Vale a pena?
Por R$ 106.990, o Kardian é o SUV mais acessível do mercado brasileiro, superando mesmo o Pulse 1.3 manual, que parte de R$ 107.990. Além disso, o Renault ostenta o título de “carro Turbo manual” mais em conta do país, custando menos que os R$ 108.890 que a Volkswagen cobra pelo Polo TSI.
Quem valoriza a experiência de condução, terá no Kardian o melhor custo-benefício da categoria, disparado. A Volkswagen tem um câmbio um pouco melhor, é bem verdade, mas o Kardian, como é considerado um SUV, usa a carroceria da moda, e se mostra a melhor opção mais interessante, pelo menos em termos de mercado.
Quem ainda não cogitava a comprar o Kardian pelo medo da transmissão automatizada de dupla embreagem das demais versões, tem na opção manual uma variante bem mais acessível, mas também com pacote de equipamentos decente. Portanto, o Kardian manual é sim uma boa compra.
Preços Renault Kardian
Evolution manual - R$ 106.990
Evolution automática - R$ 118.090
Techno - R$ 129.990
Première edition - R$ 138.990
Ficha Técnica
Motor: 999 cm3 turbo, dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, injeção direta, 125/120 cv de potência a 5.000 rpm (Etanol/Gasolina), 22,4 kgfm de torque a 2.250 rpm (etanol), 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm (gasolina), flex
Câmbio: manual de seis velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção com barra estabilizadora na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: 4,11 metros de comprimento; 1,74 m de largura; 1,59 m de altura; 2,60 m de distância entre-eixos; porta-malas de 358 litros; e tanque de 50 litros
Peso: 1.166 kg
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