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Citroën C3 You!: leve, divertido e um sucessor espiritual do VW Up TSI

O VRUM testou a versão topo de linha do C3 chamada de You! com motor turbo

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Citroën C3 You!
Citroën C3 You! Foto: Luiz Forelli/Vrum

A ideia de combinar carros subcompactos e motores turbos não é nova, mas continua irresistível. Um dos exemplos recentes foi o VW Up TSI, um hatch compacto, leve e turbinado, que deixou saudades. Agora, a Stellantis resolveu brincar de chef e criou sua própria receita com os ingredientes que tinha à mão: pegou a base do Citroën C3, um carro leve e acessível, e colocou o motor 1.0 turbo. O resultado? Um compacto divertido e ágil que custa R$ 100 mil.

Batizado de Citroën C3 You!, esse “prato francês” estreou em agosto e chega com a missão de alavancar as vendas da marca, que ainda tenta se recuperar de um histórico problemático no Brasil. 

Com o peso bem distribuído e um bom equilíbrio entre potência e desempenho, o C3 You! quer atrair quem busca um carro compacto, moderno e, acima de tudo, gostoso de dirigir.

Com valor de R$ 100.990, o Citroën C3 You! acelera de 0 a 100 km/h na casa dos oito segundos, graças aos seus leves 1.115 kg. O modelo é o hatch compacto mais rápido do Brasil, sem ostentar o título de esportivo, mas garantindo sorrisos ao pisar no acelerador.

MOTORIZAÇÃO   

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! Foto: Luiz Forelli/Vrum

O Citroën C3 You! traz sob o capô o motor 1.0 T200 (turbo) de três cilindros, com injeção direta, que entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, além de 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm, combinado a um câmbio CVT de sete marchas. 

Em nossos testes, o compacto, com sua leveza característica, alcançou os 0 a 100 km/h em 9 segundos, um pouco acima dos 8,5 segundos prometidos pela marca com gasolina, mas ainda assim mantém o título de hatch mais rápido a atingir essa marca.

O desempenho do C3 You! impressiona pela competência do conjunto. O pequeno hatch realiza ultrapassagens com segurança na estrada, com o câmbio CVT entregando respostas lineares e o motor turbo entrando em ação de forma progressiva. O resultado? A velocidade aumenta com facilidade, e quando você vê no painel de instrumentos já está rápido.

Porém, a leveza que favorece o desempenho em acelerações cobra seu preço em velocidades mais altas. A partir dos 120 km/h, a carroceria começa a balançar dependendo do piso. Em curvas feitas nesse ritmo, é preciso reduzir a velocidade para manter o controle, já que o carro não te dá aquela segurança necessária nessas situações.

E assim, a direção do modelo também deixa a desejar em termos de precisão e comunicação com a plataforma. Falta aquele ajuste fino que daria mais confiança ao motorista, porém, mesmo assim, é compreensível que isso exigiria um investimento maior na produção. Além disso, a carroceria apresenta certa instabilidade, principalmente em situações mais exigentes.

Outro ponto é o isolamento acústico, que não é dos melhores. O ruído do vento invade a cabine em velocidades mais altas, assim como o barulho dos pneus em contato com o asfalto.

Na cidade, o C3 You! mostra sua suspensão mais firme, característica dos modelos da Citroën, e pela altura que remete à de um SUV, de fato. Isso é percebido tanto na posição elevada de dirigir, que oferece um bom campo de visão, quanto na altura geral do veículo. 

A suspensão também se mostra boa ao absorver impactos, transmitindo os solavancos com certa suavidade, já que a cabine permanece estável e não treme excessivamente.

O volante, tanto na cidade quanto na estrada, apresenta uma leveza considerável e adequada ao seu tamanho, o que dá um bom conforto ao veículo. Aliás, a marca afirmou ter recalibrado para ficar mais direta, por mais que eu não tenha sentido tanta diferença. 

Aliás, a Citroën afirma ter redimensionado os freios dianteiros para lidar com a maior potência do modelo, além de realizar uma calibração no câmbio CVT, ajustando as relações de marcha. Como é comum em câmbios CVT, o motor grita bastante ao pisar fundo no pedal do acelerador. 

O motor, com torque rápido e boas rotações, favorece também a condução no ciclo urbano e apresenta pouco espaço para o turbo lag. Além disso, claro, o carro é extremamente fácil de estacionar, um ponto fortíssimo. 

O C3 You! conta ainda com um modo “Sport”, mas a posição que esse botão fica é muito mal posicionado, escondido ao lado esquerdo do volante, abaixo da saída de ar-condicionado. Além disso, não há indicador claro de funcionamento, e as mudanças são mínimas, com leve aumento nas rotações e maior sensibilidade do acelerador, o que pode passar despercebido durante a condução.

O consumo, no entanto, me decepcionou bastante. Enquanto o Inmetro divulga bons números de 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, com gasolina, meus resultados não passaram de 7,5 km/l e 12,3 km/l, respectivamente. Ao questionar a marca, foi dito que poderia haver mistura de gasolina com etanol , algo que compromete os números. Já no etanol, o Inmetro indica consumo de 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada.

DIMENSÕES E POSIÇÃO DE GUIAR 

Com 3,98 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,58 metro de altura e um entre-eixos de 2,54 metros, o C3 tem dimensões típicas de um hatch compacto. Mas mesmo assim, o  porta-malas surpreende, comportando bons 315 litros, superando modelos maiores como o VW Polo (300 l), Chevrolet Onix (275 l) e Peugeot 208 (265 l).

Mesmo sendo subcompacto, o espaço traseiro do C3 é digno de nota. Eu, com quase 1,90 m, consegui me acomodar na parte traseira com os joelhos apenas encostando no banco da frente, que, vale lembrar, estava totalmente recuado para a minha posição de dirigir. Ou seja, considerando a categoria e suas limitações, a Citroën conseguiu aproveitar bem o espaço disponível.

Mas, para oferecer esse conforto na traseira, alguém teve que pagar o preço, e esse alguém é o motorista. O banco dianteiro é bastante ereto, e mesmo ajustando para deixá-lo um pouco inclinado, pessoas mais altas podem sentir certo desconforto ao dirigir.

Além disso, algo que percebi em outra versão e se repetiu aqui foi o excesso de espuma na região lombar do banco. Isso acabou me causando dores na própria lombar durante o uso. Mesmo ajustando o banco para a posição mais baixa, a sensação é de estar alto e com a postura ereta demais. Em compensação, a posição das pernas e dos pés é boa para o segmento.

INTERIOR E EQUIPAMENTOS 

O acabamento do Citroën C3 You! segue o padrão da marca: quase tudo feito de plástico, exceto os tecidos dos bancos. Não espere nada refinado. O uso de plástico é predominante, incluindo a parte superior e inferior das portas, além do apoio de braço, que também não apresenta revestimento macio. Falando em apoios, vale mencionar que o modelo não possui apoio de braço central. 

O estilo é mais jovial, com detalhes que chamam atenção, como tons de azul escuro na versão, combinando com a com as listras do exterior. No interior, isso se reflete no painel do lado do passageiro, que traz um acabamento em azul, assim como as costuras dos bancos, criando um visual descontraído e até bonito.

Por outro lado, o volante oferece regulagem de altura e profundidade e o banco do motorista também conta com ajuste de altura nesta versão topo de linha. O ar-condicionado é manual, mas cumpre bem sua função no calor. Porém mesmo na regulagem menos intensa, a ventilação é bem forte, o que pode incomodar alguns.

O painel de instrumentos é simples, mas funciona muito bem, enquanto a central multimídia de 10 polegadas se destaca. Compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ela é responsiva e possui boa qualidade de imagem, além de incluir câmera de ré. 

Contudo, vale uma ressalva: durante os testes, o mapa apresentou alguns bugs, saindo da trajetória e recalculando a rota com uma certa frequência. Entre outros itens, o C3 You! oferece vidros e travas elétricas, direção assistida e rodas de liga leve.

SEGURANÇA 

No quesito segurança, o modelo decepciona. Apesar de contar com freios ABS, controle de tração e estabilidade, além de monitoramento da pressão dos pneus, o C3 hatch, assim como o C3 Aircross, recebeu zero estrelas no teste do Latin NCAP. A explicação está na proteção limitada: são apenas dois airbags em todas as versões.

Citroen C3 no teste de colisão do Latin NCAP
Citroen C3 no teste de colisão do Latin NCAP Foto: Divulgação/Latin NCAP

Por fim, no interior, quase não há mudanças em relação às versões anteriores do modelo, com a única novidade sendo a chave, que agora é do tipo canivete, porém isso é incluído também em todas configurações do modelo. 

RESUMO DA ÓPERA 

O Citroën C3 You! é um modelo que acerta ao mirar no público que busca um hatch subcompacto com boa potência e um desempenho divertido. Ele responde rápido ao acelerador, entrega ultrapassagens confiantes e é agradável de guiar. Ele mantém as características já conhecidas do C3, com acabamento simples e tecnologias básicas, alinhadas ao público que a marca deseja atingir. 

Na estrada ele leva bem, porém em alguns momentos é preciso tirar o pé para transmitir mais segurança. E segurança, de fato, é um ponto fraco, considerando os resultados do Latin NCAP e a ausência de mais airbags. Com preço acima de R$ 100 mil, poderia oferecer mais airbags - até o Renault Kwid tem quatro airbags. 

É um dos modelos turbos mais acessíveis, mas com quase o mesmo preço é possível levar o Peugeot 208 Allure na promoção que está por R$ 103.990, que oferece o mesmo conjunto mecânico, mais refinamento, tecnologia, segurança e estabilidade em curvas, por um preço próximo. Apesar disso, o C3 You! é um carro divertido, mas exige que o comprador aceite suas limitações pelo seu preço.