Avaliação técnica
Positivo
Vão do motor
O capô tem bom ângulo de abertura. Para minimizar a torção da carroceria, existem duas barras transversais unindo as duas torres dos amortecedores. O motor de quatro cilindros e seus componentes laterais têm acesso razoável à manutenção e os itens de verificação permanente fácil visualização, mas não tem vareta específica para controlar o nível de óleo do motor, que é monitorado por meio de display no painel.
Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados para a massa do veículo e performance do motor. O ABS atuou com eficiência sobre piso de asfalto seco/molhado e de baixo atrito com terra cascalhada. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações bem equilibradas nos dois eixos. Não ocorreu perda de eficiência frenante após uso contínuo em longa descida sinuosa, com frenagens fortes na entrada de curvas, estando o veículo em velocidade.
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Câmbio
A tração é permanente nas quatro rodas, com distribuição dinâmica de torque e diferencial central. É automático com controle eletro-hidráulico Stronic, de sete marchas, e tem a opção de condução do tipo manual sequencial na própria alavanca principal e por meio de aletas no volante. No quadro de instrumentos tem display de ótimo tamanho, informando a marcha e o modo selecionado. As relações de marchas estão muito bem elaboradas para o uso misto e a resposta em kick-down é eficiente. Em sétima marcha e a 100km/h indicados no painel, o motor gira suave a apenas 2.000rpm, em que já tem disponível torque máximo, favorecendo bastante a dirigibilidade.
Motor
Em relação ao peso do veículo, tem performance excelente. A aceleração é ótima, assim como as retomadas de velocidade. O seu funcionamento é silencioso e a atuação do turbo é suave, sem trancos, além de ótima progressividade e rapidez na aceleração.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
O conforto de marcha é bem satisfatório para um SUV, pois os pneus da série 60 contribuem bastante na absorção das imperfeições do solo e na maciez de rolagem. As suspensões têm três opções de ajuste, conforme o tipo de condução, sendo, conforto, automático (normal) e uso mais dinâmico, que podem ser selecionadas por meio de teclas instaladas no console central. A estabilidade é normal e atende bem para uma condução usual, mas requer atenção numa dirigibilidade bem esportiva (asfalto seco e terra cascalhada), apesar de ter tração permanente nas quatro rodas, em que atuaram com precisão os sistemas eletrônicos de tração e estabilidade à menor alteração da trajetória no contorno de curvas de raios variados, principalmente pelo poder de tração com alto torque do motor.
Iluminação
O sistema tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia nos para-sóis, base inferior dos retrovisores externos, base inferior das quatro portas, porta-luvas, porta-malas (dupla lanterna), tampa traseira e zona dos pés dos bancos dianteiros e traseiro. O farol bixenônio é muito eficiente, e conta com regulagem automática de altura e lavador. O quadro de instrumentos, console central e comandos elétricos das portas têm fácil identificação noturna. Na parte da frente do teto tem plafonier com lanterna integrada com dois spots fixos e duas lanternas nas laterais do teto para os passageiros de trás, com bom resultado em iluminação.
Limpador de para-brisa
O sistema tem sensor de chuva. Ao esguichar seis jatos de água no para-brisa, com boa vazão, palhetas de boa qualidade varrem uma área satisfatória. No vidro traseiro, a área limpa é boa e o esguicho é acoplado ao braço da palheta com vazão eficiente. É fácil o acesso ao reservatório de água no vão do motor.
Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips, uma chave de boca 10mmx13mm e uma chave do tipo halen estriada.
Alarme
O sistema é completo, com proteção volumétrica no habitáculo, perimétrica das partes móveis, chave de ignição codificada, proteção contra inclinação involuntária do veículo e se um dos polos da bateria for desligado. As quatro portas têm sistema de abertura/fechamento por um toque e a função antiesmagamento funcionou bem.
Regular
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. O capô está descentralizado, assim como a tampa traseira. As portas do lado direito e a dianteira esquerda estão desniveladas, mas a traseira esquerda tem montagem razoável.
Altura do solo
Não tem chapa em aço para proteger a zona inferior do motopropulsor e, sim, uma placa plástica de resistência limitada a forte interferência com o solo. Os ângulos de ataque e saída satisfazem, mas ocorreram leves raspadas na zona anterior na base do para-choque dianteiro, ao trafegar sobre trilhas leves.
Climatização
O sistema é automático digital, com regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro. Os difusores de ar do painel, somados ao do fim do console central (que tem fluxo e regulagem de temperatura independentes), proporcionam uma ótima distribuição de ar climatizado no habitáculo, num tempo muito bom, e são 12 as opções de velocidade da caixa de ar. Apresentou excelente funcionamento e está bem vedado. A cortina do teto perfurada não veda bem a incidência solar, o que causa desconforto, além do excesso de claridade nos olhos.
Nível interno de ruídos
Quando sobre piso irregular surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é muito baixo, mas ao trafegar com as barras transversais do teto instaladas o ruído elevado incomoda em alta velocidade.
Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância e assistência hidráulica com cargas bem definidas para o uso em baixa e alta velocidade. A precisão na reta e em curvas é boa e o sistema tem reações homogêneas. O efeito retorno é um pouco lento e o diâmetro de giro (11,6 metros) é limitado em manobras de garagem.
Negativo
Estepe/macaco
A operação de troca não é simples, nem fácil, nem rápida. O estepe está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, e é especial com pneu inflável por meio de compressor elétrico, que vem no kit. É necessário retirar as coberturas plásticas dos parafusos de roda/calota central, com grampo que vem no kit. O conjunto roda/pneu de uso, quando danificado, não cabe no local específico, sendo necessário colocá-lo no vão de carga/bagagens, se ele mesmo estiver vazio. Tem parafuso autoadaptador antifurto. Os pontos de sustentação do macaco são nas soleiras e o kit de troca está acondicionado junto ao estepe.
Extra
Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 540 litros e o encontrado com o banco traseiro na posição normal, tampa do bagagito do porta-malas fechada e sem usar o fundo falso ao lado do estepe foi de 416 litros.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, que gera 214cv de potência máxima entre 4.300rpm e 6.000rpm e torque máximo de 35,7kgfm entre 1.500rpm a 4.200rpm
Transmissão
Tração 4x4 permanente com distribuição dinâmica de torque e diferencial central e transmissão automática de sete velocidades S Tronic
Suspensão/rodas/pneus
Dianteira, independente, com cinco braços em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular; traseira, independente do tipo trapezoidal, com braços articulados sobrepostos em alumínio, subchassi e barra estabilizadora / 8 x 18 polegadas (liga leve) / 235/60 R18
Direção
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica variável (Servotronic)
Freios
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS (antitravamento), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), programa eletrônico de estabilidade (ESP), assistente hidráulico de frenagem (HBA), controle eletrônico de tração (ASR) e auxílio de assistência à frenagem (BA)
Capacidades
Tanque, 75 litros; porta-malas, 540 litros; de carga (passageiros e bagagem), 750kg.
Equipamentos de série
Conforto/conveniência – Controlador de velocidade (piloto automático), computador de bordo, bluetooth, sistema de áudio de 180 watts de potência com seis canais, leitor de MP3, WMA, cartão SD, tocador de CD para seis discos, sistema Audi Infotainment com display de seis polegadas no painel, ar-condicionado, direção Servotronic, retrovisores externos elétricos, abertura e travamento das portas e porta-malas por controle remoto, volante multifuncional, banco do motorista com ajuste elétricos, banco traseiro Comfort plus (ajustável longitudinalmente e com encosto reclinável e rebatível) e com Isofix.
Aparência – Rodas de liga leve aro 18 polegadas, contorno do teto Open Sky, rack de teto, revestimento interno em couro e detalhes internos em alumínio, janelas com frisos decorativos.
Segurança – Airbags duplos frontais, laterais e de cortina, cintos de segurança dianteiros e traseiros de três pontos com pré-tensionador na dianteira, faróis Xenon Plus com 12 LEDs integrados, sistema de lavagem e ajuste automático de altura, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), programa eletrônico de estabilidade (ESP), assistente hidráulico de frenagem (HBA), controle eletrônico de tração (ASR) e auxílio de assistência à frenagem (BA), Audi Hill Descent Assist (mantém velocidade programada em descidas, faróis e lanternas de neblina, freio de estacionamento com acionamento eletromecânico).
Opcionais
Teto solar panorâmico Open Sky com acionamento elétrico, banco do motorista e retrovisores externos com função memória, recepção de TV, equipamento de áudio da marca Bang&Olufsen, ar-condicionado automático com três zonas de conforto, faróis com sistema de iluminação adaptável automático, Audi Side Assist (que auxilia o motorista nas mudanças de faixa), Audi Parking System Plus (sensor de estacionamento), Adaptative Cruise Control (capaz de frear e até parar o veículo sozinho), Audi Drive Select (modo de condução confortável, intermediária ou esportiva), abertura e travamento do veículo e tecla de ignição do motor com acionamento por sensor de presença (Keyless-GO).
Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 10
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 10
Acabamento 9