O Chevrolet Bolt EUV foi lançado no Brasil já em tom de despedida, uma vez que o SUV elétrico deixa de ser fabricado ainda em 2023, nos Estados Unidos. Ainda assim, a marca americana destinou 200 unidades do modelo para o mercado brasileiro, com o preço sugerido de R$ 279.990.
Diferente da versão mais convencional (temos um teste do Bolt EV nesse link), que é uma misturinha de hatch e monovolume, o Bolt EUV é uma variante SUV que surgiu na segunda geração do modelo (aqui temos um teste da primeira geração).
Visual do Chevrolet Bolt EUV
O visual do Bolt EUV é um pouco exótico, principalmente na dianteira, onde não existe uma grade, algo típico dos elétricos. Mas, de forma geral, o SUV elétrico foi bem aceito nas ruas. Os faróis foram deslocados para o para-choque, conceito que ficou popular a partir da liberdade proporcionada pelo uso de LEDs.
As laterais do Bolt EUV já são mais convencionais, com molduras em plástico que fazem alusão ao fora de estrada, que não é a pegada desse SUV, e rodas de 17 polegadas. A traseira traz as lanternas conectadas por esse elemento em preto.
Interior tem bom acabamento
O interior tem bom espaço e acabamento, com bancos em couro e tapetes acarpetados. O couro também está presente no painel, dominado pela tela de 10 polegadas do sistema multimídia. Falando em tela, o quadro de instrumento digital de 8 polegadas reúne todas as informações para fazer a gestão elétrica do Bolt EUV.
Os mimos do SUV elétrico ficam por conta do banco do motorista com ajustes elétricos e também do teto solar. O banco de trás tem muito espaço, e com direito a assoalho plano, beneficiando até o passageiro do meio. O porta-malas é espaçoso, com 462 litros de volume.
Rodando com o SUV elétrico
A aparência do Bolt EUV não entrega de cara que o SUV tem sob o capô um motor elétrico com 203cv de potência e 36,7kgfm de torque. Isso é o bastante para acelerar o veículo e todo o peso do aparato elétrico (que totalizam 1.700 quilos) até os 100 km/h em 7,7 segundos. Tanto na cidade quanto na estrada, simplesmente não tem tempo ruim para o Bolt EUV, com sua entrega de torque e potência quase imediata.
O Bolt EUV pode ser dirigido no modo"one pedal", onde o motorista só precisa usar o acelerador para dirigir o veículo. Nesse sistema, o pedal é usado para dosar a aceleração, regenerando energia sempre que o SUV desacelera. Se a ideia for ter mais performance, existe um modo esportivo.
A autonomia proporcionada pela bateria de 66 kW é de 456 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP (377 quilômetros pelo Inmetro). Em um wallbox residencial, é possível recuperar 40 quilômetros de autonomia a cada hora de carregamento. Já em um sistema ultrarrápido, é possível obter 144 quilômetros em 30 minutos de recarga.
Conteúdo e concorrentes
Como era de se esperar, além de todo conforto, o Bolt EUV conta com funções semiautônomas, como alerta de colisão frontal com detecção de pedestre, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa, alertas de ponto cego e de movimentação traseira.
Como o segmento dos elétricos ainda é pequeno, uma das formas de nivelar a concorrência é o quesito preço. Assim, o Bolt EUV pode brigar contra modelos como Renault Zoe, Fiat 500e, Peugeot e-2008 ou e-208, Mini elétrico… enfim temos uma boa briga aí de carros que têm um desempenho muito bom, boa capacidade de baterias, estilo, e o Bolt tem predicados para ser um dos escolhidos.
Equipamentos do Chevrolet Bolt EUV Premier
DE SÉRIE 10 airbags; acendimento automático dos faróis; alerta de pressão dos pneus; controle de estabilidade; faróis full-LED; sensor de estacionamento traseiro; alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem; alerta de movimentação traseira; sistema de permanência em faixa; alerta de ponto cego; alerta de colisão frontal; frenagem automática de emergência em baixa velocidade; controle de cruzeiro adaptativo; farol alto adaptativo; kit de reparabilidade do pneu; retrovisor interno fotocrômico; ar-condicionado eletrônico; câmera 360°; carregador sem fio para smartphone; aquecimento nos bancos dianteiros, traseiros e volante; volante com regulagem em altura e distância; chave presencial; freio de estacionamento por botão; banco do motorista com ajustes elétricos; quadro de instrumentos digital de 8 polegadas; multimídia com tela de 10,2 polegadas; carregador emergencial portátil. OPCIONAL Não tem.
Então, vale a pena?
Em um primeiro olhar, apesar de todos os predicados, não é de se encorajar a compra de um carro que está se despedindo. E o Chevrolet Bolt está se despedindo com força, já que a marca já anunciou uma nova linha elétrica com outra plataforma e tecnologia de baterias.
Essa nova linha vai trazer ao Brasil modelos como o Blazer EV, que é um carro extremamente sexy, e o Equinox EV, que deverá ter um valor relativamente acessível.
Por outro lado, durante o lançamento desse modelo, conversamos com proprietários do Bolt EV, que falaram que o modelo se equipara com outros elétricos de marca premium e custa bem menos. Como a Chevrolet só vai trazer 200 unidade do Bolt EUV, essa galera já deve dar conta de esvaziar as prateleiras.
Ficha técnica - Chevrolet Bolt EUV Premier
MOTOR Elétrico, dianteiro, com potência máxima de 203cv e torque máximo de 36,7kgfm FREIO Eletro-hidráulico, parcialmente regenerativo; com discos ventilados no eixo dianteiro e sólidos no traseiro DIREÇÃO Com assistência elétrica progressiva SUSPENSÕES Dianteira: independente tipo "McPherson", com barra estabilizadora; Traseira: semi-independente, com barra de torção RODAS E PNEUS Rodas de 17 polegadas; pneus 215/50 R17 BATERIA 66 kHh, de Litio-Ion AUTONOMIA WLTP: 456 km | EPA: 397 km | Inmetro: 377 km TEMPO DE RECARGA 220V a 2,2 kVA - 10 km de autonomia por hora
Wallbox (220V a 7,4 kVA) - 40 km de autonomia por hora
Carregador ultrarrápido (CC – a 50kW) - 144 km de autonomia em 30 minutosDIMENSÕES Comprimento: 4,30m
Largura: 1,77m
Altura: 1,61m
Entre-eixos: 2,67mPESO 1.711 quilos PORTA-MALAS 462 litros
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