O segmento de carros elétricos de entrada no Brasil vive um momento de verdadeira euforia, com modelos já estabelecidos tendo os preços reduzidos e novos produtos querendo conquistar espaço. O VRUM testou o BYD Dolphin EV, modelo feito na China que subiu o sarrafo dos elétricos de entrada no mercado brasileiro, oferecendo bom espaço e acabamento interno de qualidade, além de boa autonomia no trânsito urbano.
Qual o preço e a garantia do BYD Dolphin?
O BYD Dolphin é vendido em versão única por R$ 149.800, com garantia de cinco anos ou 200 mil quilômetros para o carro, e oito anos (sem limite de quilometragem) para a bateria.
Se comparado com o Renault Kwid E-Tech (R$ 139.990) e o Caoa Chery i-Car (R$ 119.990), o BYD Dolphin é mais caro, mas oferece mais espaço, mais potência e mais autonomia, além de ter um padrão de construção superior.
Porém, se for comparado ao recém-chegado GWM Ora 03 (R$ 150.189), o Dolphin perde em potência e nível de equipamentos. O Ora tem motor de 171cv e 25,5kgfm de torque, contra os 95cv e 18,3kgfm do modelo da BYD. Além disso, o elétrico da GWM traz no pacote de itens de série sistemas de auxílio à condução que não estão presentes no Dolphin.
Elétrico de estilo moderno e robusto
Mas, deixando a concorrência de lado, o BYD Dolphin tem os seus dotes e argumentos para te convencer a ter seu primeiro carro 100% elétrico na garagem. A começar pelo estilo, que é moderno sem ser espalhafatoso. O hatch compacto tem dimensões de médio, com 4,12m de comprimento e generosos 2,70m de distância entre-eixos. É um carro robusto, mais largo, com vincos e detalhes que o deixam mais parrudo.
Na frente, o conjunto óptico do BYD Dolphin é todo em LED, inclusive a luz diurna que contorna o farol e a base da grade, que é fechada e em material preto brilhante. O para-choque tem desenho recortado, sugerindo esportividade, com um elemento na cor laranja, que divide opiniões.
O capô que cobre o motor é curto, já que o compartimento é pequeno. Nas laterais, um friso na cor laranja marca presença, além de vincos nas portas. As rodas de liga leve são de 16 polegadas, com partes em preto brilhante e em alumínio escovado.
Na traseira, destaque para as lanternas que formam conjunto único com a barra luminosa que as une, com LEDs fazendo desenho de ondas. O para-choque traseiro do BYD Dolphin também tem desenho esportivo e mantém o padrão com elementos na cor laranja. Trata-se de um conjunto equilibrado no que diz respeito ao estilo, que não é dos mais ousados, mas agrada.
Como é o BYD Dolphin por dentro?
Um dos destaques do BYD Dolphin é sem dúvida o seu interior. Com distância entre-eixos de 2,70m, o beneficiado acaba sendo o espaço interno, que está mais para médio do que para compacto. Na frente, motorista e passageiro se acomodam bem nos bancos de desenho esportivo.
No banco traseiro, duas pessoas viajam com relativo conforto, com bom espaço para as pernas. Ali o assoalho é plano e tem apenas uma entrada USB, mas não tem saídas de ar-condicionado. O porta-malas não é dos maiores, pois tem apenas 250 litros de capacidade.
O acabamento interno é de boa qualidade, com materiais de diferentes texturas no painel e imitação de couro nos bancos, em tons cinza, bege e laranja. O painel de instrumentos tem um tela minúscula para os padrões normais. Parece painel de moto, mas nele é possível visualizar informações como velocímetro, carga da bateria e autonomia.
Mas se o painel de instrumentos do BYD Dolphin é pequeno, o sistema multimídia compensa, pois tem tela tátil flutuante de 12,8 polegadas que pode ficar na posição vertical ou horizontal. Ela se move eletricamente. Tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera panorâmica em HD e ainda possibilita o uso de videogame e karaokê, desde que o carro esteja parado. O volante multifuncional tem desenho esportivo e facilita o acesso aos comandos, mas só tem regulagem em altura.
Para um carro elétrico e moderno, o BYD Dolphin ficou devendo sistemas de auxílio à condução. Ele conta apenas com assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro e sensores de estacionamento traseiro. Não tem nem sensor de ponto cego.
Dirigindo o hatch compacto elétrico
Mas o grande barato do BYD Dolphin é dirigi-lo. Apesar de seus 1.405 quilos e motor de 95cv e 18,3kgfm de torque, o chinês anda muito bem. Como todo carro elétrico, despeja potência e torque de uma só vez. Basta pisar no acelerador que ele responde imediatamente. No trânsito urbano é um carro ágil e prazeroso de dirigir.
Mas é importante lembrar que, quanto mais entusiasmo se tem ao acelerar, mais rápido a carga da bateria acaba. A BYD declara que o o hatch tem autonomia de 291 quilômetros, mas é possível rodar bem mais se a carga estiver completa e o motorista não for muito abusado.
Pegamos o carro com a indicação de 410 quilômetros de autonomia no painel, que foi suficiente para rodar quase uma semana. Dirigimos a maior parte do tempo no trânsito urbano, usando bastante o sistema de regeneração de energia nas desacelerações e nas frenagens.
E funciona mesmo, recuperando carga para a bateria do BYD Dolphin. Na estrada fica um pouco mais complicado para regenerar energia, mas é só não pisar fundo no acelerador e tentar usar as desacelerações sempre que possível.
Fora isso, o BYD Dolphin é um carro agradável de se dirigir. Tem direção e suspensões bem calibradas, favorecendo o conforto e a boa estabilidade. Para quem tem estrutura de recarga na residência, o modelo é uma boa pedida. A bateria pode ser recarregada em tomada doméstica no período de 7 horas.
Nos carregadores rápidos, a bateria recupera de 30% a 80% da carga em 30 minutos. Ou seja, se você tem como montar uma estrutura de recarga na garagem de sua casa e ainda tem R$ 150 mil disponível para investir em um elétrico compacto, o BYD Dolphin pode ser uma boa opção.
FICHA TÉCNICA DO BYD DOLPHIN EV
MOTOR Dianteiro, elétrico, que gera potência máxima de 95cv e torque máximo de 18,3kgfm BATERIA Blade com capacidade de 44,9kWh e autonomia de 291 quilômetros TEMPO DE RECARGA De 30% a 80% (DC), em 30 minutos
Em tomada residencial, de 30% a 80%, em 7 horasTRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio de uma marcha SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS Dianteira, McPherson; traseira, eixo rígido/de liga leve de 16 polegadas/195/60 R16 FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, EBD e sistema regenerativo DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica CAPACIDADES Porta-malas, 250; de carga (passageiros e bagagem), 410 quilos DIMENSÕES Comprimento, 4,12m; largura, 1,77m; altura, 1,57m; distância entre-eixos, 2,70m; altura em relação ao solo, 12cm PESO 1.405 QUILOS DESEMPENHO Velocidade máxima de 160km/h
Aceleração até 100km/h em 10,9 segundos
LISTA DE EQUIPAMENTOS DO ELÉTRICO COMPACTO
DE SÉRIE - Chave presencial; Assistente de Frenagem Hidráulico (HBA); Controle de Tração (TCS); Desaceleração Controlada para o freio de estacionamento (CDP); Controle Dinâmico do Veículo (VDC); Frenagem Confortável (CST); seis airbags; freios regenerativos; controle de cruzeiro (CC); sensores de estacionamento traseiros; câmera panorâmica em HD; sistema de limpeza de disco de freio (BDW); modos de condução Eco, Sport e neve; volante com ajuste manual de altura; sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS); assistente de partida em rampa (HHC); ar-condicionado automático; volante de três raios multifuncional; painel de instrumentos LCD de alta resolução de cinco polegadas; bancos com revestimento de material premium sustentável; sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil; tomada 12V; duas entradas USB dianteiras (uma tipo A e outra tipo C); uma entrada USB traseira (tipo A); botão de acionamento do piloto automático; multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 12,8 polegadas com rotação elétrica; Rádio FM & AM; AC Charging Port Tipo 2 6,6 kW; DC Charging Port CCS 2 60 kW; faróis full LED; grade dianteira com iluminação de posição; luz de rodagem diurna (DRL) de LED; sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis; lanterna de neblina traseira; lanterna traseira de LED; iluminação de porta-malas; rodas de liga leve de 16 polegadas; antena shark; vidro elétrico do motorista com função one touch; freio de estacionamento eletrônico (EPB); Autohold (AVH).
OPCIONAIS – BYD Dolphin não tem
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