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Chevrolet Captiva Sport V6 3.6 AWD - Força e beleza

Chevrolet Captiva conta com eficiente motor V6 e câmbio automático de seis marchas, mas tem velocidade limitada em 160 km/h. Eletrônica ajuda a mantê-lo firme no chão

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Foto:

O segmento de utilitários-esportivos está cada vez mais concorrido, com diferentes opções e modelos de portes variados. A General Motors sabe disso e resolveu entrar na briga, trazendo do México o Captiva, que chega para encarar principalmente os concorrentes coreanos e japoneses. O modelo tem como destaques o visual moderno e agradável, bom espaço interno e acabamento de qualidade. Visibilidade traseira ruim e ausência de equipamento de segurança no banco traseiro são pontos negativos.



Estilo
Se beleza é fundamental, o Captiva está bem na fita. O utilitário-esportivo tem estilo imponente, com a frente robusta, marcada pela grade de moldura cromada com a gravata dourada da Chevrolet no centro. Na parte inferior do pára-choque, estão os faróis de neblina e no centro está um prolongamento do peito de aço. Vincos salientes no capô acompanham o desenho da grade e os faróis de linhas retas são de dupla parábola. Nas laterais, um toque de esportividade, com saídas de ar sob os retrovisores e maçanetas cromadas.O pára-brisa com inclinação acentuada e o teto arqueado conferem ao utilitário certa semelhança com crossover. A traseira também é robusta, com lanternas de formato triangular e duas grandes saídas de escapamento cromadas.

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Por dentro
As dimensões externas generosas garantem ao Captiva bom espaço interno tanto na frente quanto no banco traseiro, onde cabem três pessoas com certo conforto. O problema é que o assento ali não apoia bem as pernas e falta o encosto de cabeça central. Na frente, a posição de dirigir é boa, mas a visibilidade traseira é prejudicada pelas colunas C muito largas. Os retrovisores de bom tamanho ajudam a atenuar o problema.O porta-malas, com redes corrediças e fundo falso, não é dos maiores,mas atende.O volante tem boa pega, comandos para o som e controlador de velocidade e ajuste de altura, facilitando as coisas para o motorista, que tem ainda regulagens elétricas no banco.

Estilo moderno é um dos pontos fortes do utilitário-esportivo, que tem linhas robustas e características de crossover


Acabamento
O interior chama a atenção pela sofisticação.O painel é feito de material emborrachado e plástico de boa qualidade, com detalhes em alumínio e imitação de fibra de carbono. Há instrumentos de fácil visualização e mostrador digital que informa a marcha engatada, bússola, hodômetro e termômetro. O interior é revestido em couro nas cores cinza e preto e o assoalho é coberto por tapetes de carpete. Tudo muito bem arrematado. Como um autêntico utilitário-esportivo, o Captiva conta também com vários porta-objetos e bolsa sem seu interior.

Desempenho
O motor do Captiva Sport é V6 de 3.6 litros, que proporciona bom torque em baixas rotações e respostas rápidas em arrancadas e retomadas de velocidade. Mas quando se pisa fundo no acelerador o ruído de funcionamento do propulsor é estridente.A transmissão automática de seis velocidades tem a opção de trocas manuais seqüenciais, com relações de marchas bem escalonadas e mudanças suaves, sem trancos, favorecendo condução mais esportiva. Mas quando o motorista se entusiasma e pisa no acelerador, há corte na velocidade a partir de 160 km/h, certamente por questão de segurança. O V6 acaba sobrando no Captiva. Para manter o carro firme no chão, a eletrônica atua com controles de estabilidade e de tração.



Captiva X Concorrentes

Modelo Preço (R$)
Chevrolet Captiva AWD - carro testado 101.850
Kia Sorento EX 3.8 106.000
Honda CR-V ELX 2.0 110.000
Toyota RAV4 2.4 115.000

4X4
O sistema de tração AWD que equipa o Captiva é inteligente, atuando conforme a necessidade. No asfalto liso distribui a tração no eixo dianteiro e no fora-de-estrada ou piso escorregadio equilibra as forças nas quatro rodas. Os pneus não são sequer de uso misto e a altura em relação ao solo é pouca, por isso não é recomendável se aventurar com o Captiva em trilhas mais radicais. O modelo vai bem em estradas de terra e pisos irregulares, mas sem exageros

Dirigindo
As suspensões garantem ao utilitário rodar macio no asfalto, com boa estabilidade desde que não se abuse da velocidade em curvas. A carroceria alta favorece a inclinação nessas condições, por isso é bom ter cuidado. Sobre pisos muito irregulares, transfere para o interior as imperfeições e causa certo desconforto. A direção tem assistência hidráulica bem calibrada, proporcionando conforto e segurança, mas o diâmetro de giro prejudica as manobras em espaços mais curtos. O sistema de freios com ABS atuou de forma eficiente.

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