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SUV de caçamba

Chevrolet Montana RS pega no pesado? Confira o teste prático!

Saiba como a picape se comporta carregada com 530kg de peso

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Top de linha, versão RS traz grade com trama exclusiva, além de emblemas de identificação
Top de linha, versão RS traz grade com trama exclusiva, além de emblemas de identificação Foto: Top de linha, versão RS traz grade com trama exclusiva, além de emblemas de identificação
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

Quando lançou a nova geração da Montana, em fevereiro deste ano, a própria Chevrolet afirmou que a caminhonete tem foco recreativo: "um SUV de caçamba", nas palavras do fabricante, sendo que a versão RS, que chegou em julho, parece levar essa ideia ainda mais a sério. Mas, se for necessário, a picape pode transportar carga sem "reclamar"? O VRUM fez um teste prático para descobrir a resposta.

A reportagem levou a Chevrolet Montana RS ao parque gráfico do jornal Estado de Minas, onde ela foi carregada com uma bobina de papel de 446kg. Com o peso do motorista (no caso, este jornalista que vos fala), foram cerca de 530kg: ou seja, valor próximo do máximo de 600kg admitido pela picape.

Nesse ponto, vale destacar que o veículo avaliado estava equipado com alguns acessórios homologados pelo fabricante, que estão à venda na rede de concessionárias. Entre eles, estão parafusos-trava nas rodas, ponteira esportiva de escapamento e estribos laterais: esses últimos não têm qualquer utilidade prática e ainda sujam a barra da calça dos ocupantes durante o embarque e o desembarque.

A picape trazia ainda uma capota marítima com abertura elétrica. É um acessório que traz praticidade, mas que, quando aberto, ocupa centímetros preciosos na superfície da caçamba. Por isso, acabou interferindo na acomodação da carga. Caso o veículo não tivesse esse item, teria sido possível acomodar a bobina tranquilamente dentro do compartimento, que tem 874 litros de volume.

Devido à citada perda de espaço, a solução foi posicionar o objeto um tanto para trás (deslocando ainda mais o centro de gravidade) e deixar a tampa aberta. A vantagem é que os oito ganchos presentes na caçamba facilitaram a amarração da carga. Ali, há ainda protetor, tampa com mola alívio de peso e trava elétrica, iluminação, duas entradas USB e tomada 12V.

Carregada, como a Chevrolet Montana RS anda?

Chevrolet Montana RS 2024 vermelha de traseira carregada com bobina
Somando motorista e bobina, picape transportou cerca de 530kg de peso

 

Chevrolet Montana RS 2024 vermelha de traseira carregada com bobina
Capacidade máxima de carga da Chevrolet Montana RS é de 600kg

 

Chevrolet Montana RS 2024 vermelha carregada com bobina subindo ladeira íngreme
Em ladeira íngreme, a picape derrapou, mas subiu

 

No detalhe, caçamba da Chevrolet Montana RS 2024 vermelha carregada com bobina
Caçamba traz oito ganchos para amarração de carga

 

No detalhe, caçamba da Chevrolet Montana RS 2024 vermelha carregada com bobina
Capita marítima elétrica ocupa espaço mesmo quando está aberta: consequentemente, bobina ficou deslocada para trás

 

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Essa capota marítima é vendida como acessório

O primeiro obstáculo foi a rampa de saída do parque gráfico, que forma uma vala na junção com a sarjeta. Pois a Chevrolet Montana RS passou sem raspar a dianteira ou a traseira e ganhou a rua com facilidade. Outros obstáculos tipicamente urbanos, como quebra-molas, também não causaram problema, já que a picape os transpôs igualmente sem esbarrões: por sua vez, a suspensão não chegou ao fim do curso.

O maior desafio acabou sendo um aclive bastante íngreme, ainda nas proximidades. Para tornar a situação mais difícil, em vez de subir "no embalo", a prova de fogo incluiu uma arrancada bem "ao pé da ladeira". A caminhonete teve dificuldade e derrapou bastante, fazendo os pneus cantarem alto. Porém, o fato é que ela cumpriu o objetivo, alcançando o topo e, consequentemente, a aprovação.

Ficou claro que o motor 1.2 turbo de três cilindros consegue proporcionar bom desempenho mesmo com peso na caçamba. Ele desenvolve 132cv de potência com gasolina e 133cv com etanol. Já o torque é de 19,4kgfm com o primeiro combustível e de 21,4kgfm com o segundo. São números mais que suficientes para os 1.310kg da picape. Durante o teste, o VRUM utilizou o derivado do petróleo.

Vazia, a picape também vai bem

No mais, quando vazia, a Chevrolet Montana RS demonstrou dirigibilidade semelhante à da versão Premier: isso não é surpresa, já que ambas compartilham a mesma mecânica. Na configuração top de linha, a picape traz visual mais esportivo, mas esse apelo é só estético mesmo.

O mesmo conjunto de suspensão que suportou bem aqueles 530kg de carga entrega um rodar confortável, graças à presença de molas helicoidais no eixo traseiro. Quando está leve, a caçamba "pula" um pouco em determinadas situações, mas o resultado é muito satisfatório para uma picape. E, isso, sem prejudicar a estabilidade, que também é boa para um veículo utilitário.

Por sua vez, a direção elétrica, leve em manobras e firme em alta velocidade, também exibe boa calibração. Na versão RS, a Chevrolet Montana vem unicamente com câmbio automático de seis marchas. Ele está bem-casado com o motor e faz trocas suaves, mas não espere por borboletas no volante, já que a operação sequencial se dá por meio de botões na alavanca. Já os freios utilizam tambores no eixo traseiro: em um veículo que pode concentrar muito peso na caçamba, seria conveniente o uso de discos.

Interior da Chevrolet Montana RS

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Central multimídia com tela de 8 polegadas integrada aos instrumentos dá toque de sofisticação ao interior

 

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No banco traseiro, falta espaço para as pernas dos ocupantes

 

Motor Chevrolet 1.2 de 3 cilindros que equipa os modelos Montana e Tracker RS
Motor 1.2 turbo é o mesmo em todas as versões da Montana

 

Detalhe da roda de 17 polegadas da Chevrolet Montana RS 2024 vermelha
Entre os acessórios, veículo avaliado trazia parafusos-trava para as rodas, além de estribos

 

Detalhe da roda de 17 polegadas da Chevrolet Montana RS 2024 vermelha
Versão RS traz rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas

 or dentro, a Chevrolet Montana RS traz como diferenciações as costuras e os arremates vermelhos nos bancos e no painel. No mais, o acabamento segue o mesmo padrão das demais versões da gama e do SUV Tracker. Ou seja: os revestimentos internos são majoritariamente em plástico, mas há apliques emborrachados nos apoios de braços das portas dianteiras.

No que diz respeito ao espaço interno, o modelo não escapa de mazelas típicas das concorrentes diretas Fiat Strada e Renault Oroch: o banco traseiro tem encosto muito verticalizado e vão acanhado para as pernas. Porém, é verdade que a área para a cabeça, assim como a largura do assento, não deixam muita margem para reclamações.

Por sua vez, a posição de dirigir elevada, típica de SUV compacto, é ergonômica. O motorista dispõe de coluna de direção com duplo ajuste, em altura e distância. E o banco, que também é regulável em altura, apoia bem o corpo. O painel, que traz instrumentos analógicos, tem leitura fácil e comandos bem posicionados. Por fim, o console central traz muitos porta-objetos, sendo um deles com tampa, sob o apoio de braço.

Conectividade

Na versão RS, a Chevrolet Montana traz uma central multimídia com tela de oito polegadas e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda WI-Fi nativo,sistema On Star e carregador de celular por indução, além de entradas USB dos tipos A e C para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiro. O sistema mostrou-se intuitivo e fácil de usar. Detalhe interessante é o design, que integra o equipamento ao quadro de instrumentos.

Equipamentos da Chevrolet Montana RS

A versão RS é a mais completa (e cara) da gama da Chevrolet Montana. A caminhonete traz pacote fechado de equipamentos: ao comprador, cabe escolher unicamente a cor ou equipá-la com os tais acessórios homologados. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem. Confira os itens de série:

  • EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: Seis Airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controles de estabilidade e tração, alarme anti-furto, assistente de partida em rampa, faróis de LED com luz de condução diurna, ar-condicionado digital (mas com com uma só zona de temperatura), central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, integração sem fio com smartphones por meio de Android Auto e Apple Car Play, RadioAM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, Entrada USB dupla – tipo A e tipo C, OnStar com Wi-Fi, acendimento automático dos faróis, protetor de caçamba, capota marítima, rodas de alumínio aro 17 polegadas diamantadas, volante multifuncional, câmera e sensores de ré, retrovisores elétricos, controlador de velocidade de cruzeiro e chave presencial com botão de partida.
  • OPCIONAL: Pintura metálica (R$ 1.950).

Vale o preço?

 

Chevrolet Montana RS 2024 vermelha de frente
Top de linha, versão RS traz grade com trama exclusiva, além de emblemas de identificação

O preço da Chevrolet Montana RS é de R$153.130: não é pouco, definitivamente. Do ponto de vista financeiro, parece mais interessante levar a versão LTZ, que abre mão de alguns equipamentos, mas já vem com câmbio automático e custa significativamente menos: R$142.040. Dinamicamente, ambas são idênticas e mantêm o foco no uso recreativo, mas o teste mostrou que elas são capazes de pegar no pesado se for preciso.

Ficha técnica da Chevrolet Montana RS

FICHA TÉCNICA Chevrolet Montana RS 2024
MOTOR Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 75mm de diâmetro e 90,5mm de curso, 1.199cm³ de cilindrada, com turbocompressor, flex (a gasolina e etanol)
POTÊNCIA 132cv (gasolina) e 133cv (etanol) a 5.500rpm
TORQUE 19,4kgfm (g) e 21,4kgfm (e) a 2.000rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO Dianteira, independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção e molas helicoidais
RODAS E PNEUS 7×17 polegadas (alumínio)/215/55 R17
DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES Do tanque, 44 litros; caçamba, 874 litros; e de carga útil (passageiros e bagagem), 600 quilos
DIMENSÕES Comprimento, 4,72m; largura, 1,80m; altura, 1,66m; e distância entre-eixos, 2,80m; altura em relação ao solo, 19,2cm
PESO 1.310 quilos
PERFORMANCE Velocidade máxima de 160km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 10,1 segundos (e)
CONSUMO* Cidade: 11,1km/l (g)/7,7km/l (e)
Estrada: 13,3km/l (g)/9,3kml (e)
Dados do fabricante / *Dados do Inmetro