De série
Conforto/conveniência ? Controlador
automático de velocidade; vidros, travas e retrovisores externos com
comando elétrico; apoio de braço central dianteiro; ar-condicionado
digital; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro com
encosto rebatível 1/3 e 2/3; chave com comando à distância de abertura
das portas e destravamento do estepe; ganchos para bagagem no
porta-malas; luzes de eitura dianteira e traseira; mesinhas atrás dos
encostos dos bancos dianteiros; computador de bordo; porta-luvas
refrigerado; porta-revistas no costado dos bancos dianteiros; rádio CD
Player com MP3 com comando no volante seis alto-falantes entrada USB e
iPod Bluetooth som digital; tomadas de 12V dianteiras e volante com
comandos de rádio e controle multifunção.
Segurança ?
ABS com EBD, airbag duplo frontal; acendimento automático do pisca em
caso de frenagem de urgência; aviso sonoro da falta de uso do cinto de
segurança; alarme com abertura de portas à distância; faróis de neblina.
Aparência ?
Barras de teto longitudinais; maçanetas com acabamento cromado;
para-choques na cor do veículo; pedais esportivos com detalhes
cromados; retrovisores externos com detalhes cromados; manopla de
câmbio esportivo; revestimento dos bancos em couro; rodas de liga aro
16 (5) e volante em couro com detalhes cromados.
Opcionais
Airbags
de tórax laterais dianteiros; sensor de estacionamento traseiro; sensor
de chuva; limpadores de para-brisa indexados à velocidade do carro,
faróis com acendimento automático e navegador com ecram integrado de 7
polegadas.
Motor
Dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha, 1.587cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que
desenvolve potências máximas de 110cv (gasolina) e 113cv (álcool) a
5.600rpm e torques máximos de 14,5kgfm (gasolina) e 15,8kgfm (álcool) a
4.000rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica de vazão variável
Suspensões/rodas/pneus
Dianteira,
rodas independentes, do tipo McPherson, com braços inferiores
triangulares e barra estabilizadora; e traseira, travessa deformável e
barra estabilizadora/ liga leve de 16 polegadas/205/60 R16 de uso misto
Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS e repartidor eletrônico de frenagem
Capacidades
Peso (kg), 1.404; porta-malas (litros), 380; de carga (passageiros e bagagem), 408kg; tanque (litros), 55
Quanto custa
O Aircross Exclusive tem preço sugerido de R$ 61.900 e completo, R$ 66.600. Na versão GL, de R$ 53.900 e GLX, de R$ 56.400.
Notas (0 a 10)
Desempenho 6
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 5
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8
Acabamento da carroceria
A pintura tem bom
acabamento. As quatro portas estão desniveladas e a tampa traseira
descentralizada. O capô está desalinhado em relação ao painel
dianteiro. Faróis, lanternas, para-choques, recobrimento das soleiras,
coberturas plásticas das curvaturas do para-lamas, retrovisores,
pestanas, barras longitudinais do teto e adesivos laterais têm boa
montagem.
Vão motor
O vão é pequeno e
totalmente preenchido pelo motor e seus componentes externos, limitando
muito o acesso à manutenção. O ângulo de abertura do capô é bom. O
resultado da insonorização em relação ao habitáculo é razoável.
Altura do solo
Há
chapa em aço vazado para toda a zona inferior do motopropulsor. Não
ocorreram interferências com o solo no percurso misto de provas.
Climatização
É
automático digital. No painel são cinco os difusores de ar de formato
circular e giram 360°. Não tem regulagem diferenciada de temperatura
para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico instalado no
console central para os passageiros de trás. Apresentou bom
funcionamento e está bem vedado.
Freios
O
sistema tem bom comportamento dinâmico nos dois eixos e boa resistência
térmica. O pedal de freio tem boa sensibilidade, e o ABS atuou com
eficiência, assim como o freio de estacionamento.
Câmbio
As
relações de marchas/diferencial são razoáveis em função da curva do
motor e peso do veículo, e apenas aceitáveis numa topografia irregular,
no qual as trocas são constantes. A qualidade de engate é boa, mas o
trambulador é rumoroso. O curso da alavanca é aceitável, e o pomo tem
boa pega e ótimo acabamento. Em terceira marcha a 60km/h indicados no
painel, o motor gira a 3.000rpm, e em quinta a 110km/h a 3.500rpm.
Motor
Trabalha
no limite de uma dirigibilidade razoável. Em algumas situações de
relevo, carga máxima e com ar-condicionado ligado, é lento e rende
pouco. Não tem brilho dinâmico e as retomadas de velocidade e
aceleração são razoáveis/ aceitáveis, dependendo das condições de uso.
Há mínimo ganho em dirigibilidade com somente etanol no tanque. O
sistema flex atuou bem, e a rumorosidade de funcionamento é normal para
um multiválvulas.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Nível interno de ruídos
Não é um automóvel com habitáculo silencioso, mas o efeito aerodinâmico é aceitável mesmo em alta velocidade.
Suspensão
A
suspensão dianteira apresentou-se rumorosa em alguns tipos de
imperfeições no solo. A estabilidade é satisfatória numa utilização
normal e aceitável numa condução mais rápida sobre asfalto liso e terra
batida (em que os pneus de uso misto contribuem). A inclinação da
carroceria é moderada, e a precisão em curvas satisfaz. O conforto de
marcha não tem um bom acerto, devido ao grau das transferências das
imperfeições do solo para dentro. Os pneus de uso misto homologados da
série 60 aro 16 seriam mais funcionais em conforto, absorção a impactos
e até com pequeno ganho em altura do solo se fossem da série 70 aro 15,
além de melhorar o estilo deste modelo.
Direção
O
volante tem boa pega e desenho diferenciado. A coluna de direção tem
regulagem manual em distância e altura com um bom curso. A velocidade
do efeito/retorno e o diâmetro de giro satisfazem. A precisão na reta e
em curvas é boa. Em curvas sobre paralelepípedo, terra e asfalto ruim,
o conjunto apresentou baixa rumorosidade. As cargas do sistema
assistido estão bem definidas.
Iluminação
Há
luzes de cortesia no porta-malas, porta-luvas e duas lanternas no teto
(dianteira com duplo spot fixo integrado e traseira), com resultado
satisfatório em iluminação. O quadro de instrumentos com iluminação
permanente é de fácil leitura, assim como a identificação dos
interruptores elétricos instados nos painéis de porta. Os faróis têm
duplo refletor, boa eficiência no baixo e no alto e contam com auxílio
de faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não há regulagem
elétrica de altura em função da carga transportada. O display
multifunção e GPS instalado na zona central superior do painel são de
fácil identificação e leitura das informações solicitadas.
Estepe/ macaco
O
estepe está fixado em suporte externo, que tem trava elétrica e braço
móvel para abertura. O pneu e a roda são iguais aos de uso. O kit de
troca está instalado dentro do porta-malas no assoalho e existe porca
autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é
necessário retirar as tampas plásticas que encobrem as cabeças dos
parafusos com grampo específico.
Limpador de para-brisa
Os
esguichos do para-brisa são do tipo spray em ?V?, com boa vazão e
abertura, e quando acionados ativam palhetas de boa qualidade, que
varrem uma área satisfatória. No vidro traseiro o sistema é também
eficiente. Há sensor de chuva e é fácil a identificação e manuseio do
reservatório d?água instalado dentro do vão motor.
Alarme
O
sistema é completo, com chave de ignição do tipo canivete com
transponder, proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica
das partes móveis. O vidro do condutor tem função de abertura/
fechamento por um toque, e o sistema antiesmagamento atuou com
precisão.
Volume do porta-malas
O
declarado pela fábrica é de 403 litros, e o encontrado foi 380 litros
com o banco traseiro na posição normal, tampa do bagagito armada e com
fechamento suave da tampa traseira.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.