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Citröen C4 Lounge Exclusive 1.6 THP - Evolução Radical

O novo sedã médio da Citroën, sucessor do Pallas, tem linhas bonitas e atraentes, além de muita tecnologia e ótimo desempenho com motor 1.6 turbo. Leia o teste

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Foto:

O novo sedã médio da Citroën, sucessor do Pallas, tem linhas bonitas e atraentes, além de muita tecnologia e ótimo desempenho

O C4 Lounge é um aprimoramento de para-choque a para-choque. O carro tem alguns problemas, mas não há como negar a evolução em todos os sentidos. A beleza das linhas é unanimidade. As formas esculpidas com lateral fluida e sem frisos dão o toque de classe no conjunto bonito e elegante. O interior é agradável, com material plástico emborrachado no painel central. O senão é o reflexo da tela do quadro de instrumentos, que impede a visualização durante o dia, comprometendo a segurança, pois o velocímetro fica ilegível.

O espaço interno é bom pela grande distância entre-eixos e medida de conforto (ver ficha técnica e quadro de concorrentes) – fatores que determinam o espaço no habitáculo. O encosto do banco traseiro inclinado a 29 graus acomoda bem os ocupantes, mas conforto mesmo somente para dois adultos e criança no assento central. A maioria dos sedãs e hatches é assim mesmo. Conforto para três no banco traseiro somente em utilitários e monovolumes. O porta-malas pode ser aberto por dentro ou por controle remoto na chave e é suficiente para levar a bagagem da família.

SUSPENSÃO Outro item que evoluiu muito em relação ao antecessor. Não há mais os ruídos de rolamento. Um batente de borracha possibilita ouvir Bach sem reclamar. Entretanto, ouve-se uma pancada seca da suspensão em superfícies irregulares ou quando o carro cai em buraco. Parece que vai quebrar tudo, mas é só impressão. Contribuem para isso os pneus de perfil baixo (45), que deixa o conjunto roda/pneu com mais metal do que borracha. De acordo com a Citroën, o consumidor brasileiro prefere o visual ao conforto. A informação é obtida nas clínicas que os fabricantes fazem com clientes antes dos lançamentos.

As linhas traseiras estão em harmonia com o conjunto

Como todo Citroën, o Lounge contorna curvas sem pregar susto no motorista e o destaque na dinâmica é a precisão do sistema de direção, até então primazia do Ford Focus. O volante tem boa pega e agrupa comandos diversos. Há também o detector de ponto cego, com aviso luminoso nos retrovisores quando da aproximação de outro carro. Nas manobras ou para sair de espaços apertados há sensor de obstáculos e câmera de ré. Isso compensa em parte o pequeno ângulo de abertura dos retrovisores. Esse item não evoluiu. Entre os equipamentos de conveniência estão o painel personalizável com quatro cores variando do branco ao azul e função que ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado.

MOTOR O 1.6 turbo desenvolvido em parceria com a BMW responde imediatamente aos comandos do acelerador e o funcionamento é suave. O carro supera os 200km/h e atinge 100km/h em menos de 9 segundos. O consumo registrado no computador de bordo variou de 12km/l a 14km/l na estrada e decepcionantes 5km/l na cidade. Ambos com ar-condicionado ligado. Os freios são muito eficientes e reduzem a velocidade no tempo ideal. A segurança é completa com seis airbags, ABS, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis e cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos.

Acelere sem dó
Compare o C4 Lounge com os concorrentes e o como se saiu na avaliação técnica e ergonomia

FICHA TÉCNICA
» MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, 1.6, a gasolina, que desenvolve 165cv de potência a 6.000rpm e 24,5kgfm de torque a 1.450rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas

 

Alças, que tiram espaço da bagagem, em vez de molas a gás

 

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; e traseira deformável e barra estabilizadora / de liga leve de 17 polegadas / 225/45 R17

» DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

» FREIOS
A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, acompanhado de auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica da força de frenagem (REF) e controles de estabilidade e de tração

» CAPACIDADES

Do tanque, 60 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 410 quilos

Pneus de perfil baixo estão na moda, mas tornam rodar desconfortável em piso ruim


EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Ar-condicionado de duas zonas, computador de bordo, teto solar, coluna de direção com regulagem de altura e distância, airbags frontais, laterais e de cortina; alarme, controles de estabilidade e tração, freios ABS, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro; CD player com Bluetooth, comando na coluna de direção e conexões USB, iPod e auxiliar, câmera de ré, navegador com tela colorida de 7 polegadas, sensor de ponto cego, entre muitos outros.

» OPCIONAIS
Teto solar elétrico e faróis bixênon direcionais.

NOTAS (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo-benefício 8

QUANTO CUSTA

O Citroën C4 Lounge 1.6 THP tem preço sugerido de R$ 80.490 e, com opcionais, de R$ 83.790.

AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria

A pintura contém impurezas e imperfeições. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. A tampa do porta-malas está descentralizada na área das lanternas. O capô tem boa montagem, assim como os faróis, lanternas, para-choques etc. NEGATIVO

 

Um dos destaques do carro é o eficiente motor 1.6 turbo

 

Vão do motor
O vão é pequeno e o motor e componentes externos o preenchem bem, com acesso difícil à manutenção. Os itens de verificação constante têm fácil visualização e acesso. O capô é sustentado aberto por vareta manual. A insonorização em relação ao habitáculo é satisfatória. REGULAR

Altura do solo

A parte inferior do motopropulsor tem proteção em aço. Raspa levemente a frente em rampas com o motorista e, com carga máxima, piora. Há interferência no centro do chassi na transposição de quebra-molas de perfil alto e curto. REGULAR

Climatização

É automático digital e funciona bem e o tempo para dar sensação de conforto no habitáculo é curto. O teto solar tem correta vedação por tampa deslizante, que blinda o sol. Há opção de regulagem independentemente de temperatura para condutor e passageiro. Há difusores de ar para o banco traseiro. POSITIVO

Freios

O pedal de freio tem boa sensibilidade e as reações são imediatas na medida certa. Em frenagem de emergência apresentou reações balanceadas nos dois eixos e ABS eficiente e com boa calibração. A desaceleração foi muito boa, sem afundamento exagerado do eixo dianteiro, além de boa resistência térmica (fading). REGULAR

Câmbio

Há opção de modo esporte e sobre piso de baixo atrito, além de comando manual sequencial com toques na alavanca. Funcionou bem e display de ótima dimensão no quadro de instrumentos informa a marcha e o modo selecionados. As relações de marcha satisfazem na dirigibilidade no uso misto, favorecido pela curva de torque. POSITIVO

Motor

A performance é notável para a sua cilindrada com acelerações e retomadas de velocidades vigorosas mesmo com ar-condicionado ligado. É baixo o ruído de funcionamento e tem boa elasticidade. POSITIVO

Vedação

Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos

Em calçamento, asfalto deteriorado e terra surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico inicia-se a 110km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO

Suspensão

Estão muito bem calibradas com ótimo handling e alta estabilidade em curvas de raios variados, que são contornadas com precisão, mantendo a velocidade de entrada, e inclinação mínima da carroceria. O conforto de marcha é limitado, mas aceitável para a motorização turbo. A perda é acentuada com carga útil máxima pelo menor curso das suspensões. REGULAR

Direção

O volante tem boa pega e a coluna de direção, ajuste manual em altura e distância, com bom curso. A precisão na reta e em curvas é muito boa, assim como as cargas definidas para o sistema assistido. A velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro são razoáveis. É baixo o ruído em curvas sobre piso irregular usual. As reações são uniformes e é boa a velocidade de resposta. POSITIVO

Iluminação

Há luz de cortesia nos para-sóis, porta-luvas e porta-malas. Na frente há uma lanterna e dois spots fixos, e uma lanterna para os passageiros de trás, com resultado razoável em iluminação. Os faróis são bixênon, muito eficientes, autodirecionais e têm regulagem automática de altura e lavador de lentes. Os auxiliares de neblina estão inseridos no para-choque. Há iluminação permanente nos interruptores elétricos nos painéis de portas/volante e console central. POSITIVO

Limpador do para-brisa

Há sensor de chuva. As palhetas de boa qualidade trabalham cruzadas, mas não varrem uma grande área próxima às colunas “A”, prejudicando o campo de visão. É fácil o acesso ao reservatório d’água no vão motor. Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão, pressão e abertura. REGULAR

 

Cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos atrás

 

Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço e o pneu diferente em medidas (205/55R16) dos de uso (225/45R17), e deve ser utilizado em velocidade baixa, conforme etiqueta no aro (máxima 80km/h), apesar de ter o mesmo índice de velocidade “W” dos de uso. Está no fundo do assoalho. O kit de troca não tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento que encobrem as cabeças dos parafusos. REGULAR

Alarme

A chave de ignição é especial e deve permanecer próxima ao condutor, pois não existe comutador de ignição acoplado na coluna de direção. A sua proximidade libera o botão start/stop instalado no lado esquerdo do painel. Há proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. Os vidros das quatro portas têm função um toque para descer/subir e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO

Volume do porta-malas

O declarado é 450 litros e o encontrado, de 484 litros.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
www.danieltecnodan.com.br