Não é exagero afirmar que a geração atual do Golf, a sétima, é a mais bem acertada de todas. E desde o ano passado é produzida na fábrica do Paraná. Montado sobre a arquitetura ou plataforma MQB (Matriz Modular Transversal, traduzido do alemão), o Golf atual é incrível sob todos os aspectos. O carro cresceu em comprimento, altura, largura e distância entre-eixos, um dos fatores determinantes do espaço interno.
O GTi é a versão esportiva; e a primeira foi criada há 40 anos. Curiosamente, não traz o nome do modelo e, sim, da versão. O acabamento é ótimo, com material emborrachado no painel central e encaixes benfeitos. Entrar e sair do carro não exige esforço e o espaço interno para pernas, cabeça e ombros é excelente, acomodando três adultos atrás, apesar do túnel central. As linhas são elegantes, sem frisos nem rebuscamento, no melhor estilo germânico. Incomoda o friso vermelho unindo os faróis e a iluminação na mesma tonalidade nas portas dianteiras e nas soleiras. Nem sempre unanimidade e longe da sobriedade das linhas da carroceria. Bastante espalhafatoso.
O mesmo visual das outras versões não significa colocar motor de alta potência e torque elevadíssimo, roda grande e pneu de perfil baixo. Todos os componentes do GTi foram redimensionados: freios, suspensão, direção, entre outros. É outro carro. O Golf é daqueles carros em que a posição de dirigir é encontrada de imediato, o banco abraça o motorista e está tudo no lugar. É puro prazer de dirigir. Pode ser traduzido como roupa feita sob medida e fácil de vestir.
TECNOLOGIA Detector de fadiga, direção progressiva, freios com sistema multicolisão, bloqueio eletrônico do diferencial, controle adaptativo de distância e velocidade, com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal. Além do start/stop, que desliga o motor em paradas, e seleção do perfil de condução em quatro modos: normal, econômico, esporte e invidivual. O primeiro privilegia consumo e o esporte, desempenho. Esses são alguns dos atributos do modelo.
Entre todas as maravilhas tecnológicas, a direção progressiva permite fazer curvas virando menos o volante por causa do espaçamento variável dos dentes da cremalheira e o pinhão, além de o motor elétrico ser mais potente. Ajuda também nas manobras. O sistema multicolisão aciona automaticamente os freios em batida para reduzir a energia residual até que o veículo atinja 10km/h. O sistema de monitoramento frontal usa sensor por radar à frente do carro e aciona os freios em caso de colisão iminente ao detectar que a força aplicada não é suficiente para tentar evitar o choque.
DIRIGINDO Sente-se a força do motor logo na arrancada. O GTi atinge 100km/h em 7,2 segundos. É tudo muito rápido. A direção progressiva é mesmo um dote dos esportivos. É um prazer contornar curvas de baixa e alta velocidades. O pneu de perfil muito baixo provoca ruído em piso irregular, mas transfere pouco as imperfeições para dentro. Conforto é mantido graças à calibragem da excelente suspensão multilink na traseira. Aliás, a única versão fabricada no Brasil a manter o sistema multilink na traseira é a GTi. As demais usam eixo de torção.
Os freios, com pinças vermelhas destacadas, são eficientes e param a fera em curto espaço de tempo. O câmbio DSG, automatizado de dupla embreagem, realiza as trocas de marchas de maneira suave e rápida. O modo esportivo é até piada. Até no econômico, o Golf tem desempenho excepcional. Se arrancar forte, o carro quica no asfalto e dispara. Não há do que reclamar. As trocas de marchas manuais podem ser feitas por meio de aletas no volante.
Para não dizer que o único defeito do Golf GTi é o preço absurdo da versão completa, a visibilidade ¾ traseira continua péssima por causa da coluna C (traseira) muito larga, uma característica do modelo em praticamente todas as gerações. Passam-se os anos e o Golf muda sem mudar. A identidade é mantida e, de longe, reconhece-se o hatch médio da Volks. A maior dificuldade foi devolvê-lo ao fabricante. O carro deixa saudade na garagem.
Ficha técnica
MOTOR
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turboalimentado, a gasolina, com injeção direta, potência máxima de 220cv a 4.500rpm torque de 35,7kgfm a 1.500rpm
Transmissão
Tração dianteira, câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de seis marchas
Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, McPherson com barra estabilizadora; traseira, independente, com braços múltiplos e barra estabilizadora; 7,5 x 18 polegadas de liga leve; 225/40 R18
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Freios
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, EBD, BAS, ASR, EDS e XDS
Capacidades (**)
Peso, 1.368kg; tanque, 51 litros; do porta-malas, 338 litros (**); de carga (passageiros e bagagem), 572kg
Dimensões
Comprimento, 4,26m; largura, 1,79m; altura, 1,45m; entre-eixos, 2,63m; medida de conforto (distância entre o pedal de freio e o encosto do banco traseiro), 1,93m
Desempenho (**)
Velocidade máxima de 237km/h e aceleração até 100km/h em 7,2 segundos
Consumo km/l
Cidade e estrada: não divulgado
(**) Dados dos fabricantes
Equipamentos
DE SÉRIE
Sete airbags (dois frontais com desativação do lado do passageiro, dois laterais nos bancos dianteiros, dois de cortina e um de joelho para o motorista), alerta de perda de pressão dos pneus, ar-condicionado digital de duas zonas; bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico e lombar (motorista e passageiro), bloqueio eletrônico do diferencial, coluna de direção com ajuste de altura e distância, controle de tração ASR e de estabilidade ESC, de velocidade, direção elétrica progressiva, freio de estacionamento mecânico com função para assistência em rampa, freios com distribuição eletrônica de frenagem EBD, Multicollision Brake, rodas de liga leve aro 17, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensores de chuva e crepuscular, alarme, multimídia Composition Media com rádio CD-Player, tela touchscreen de 6.5”, App-Connect, sensor de aproximação, Bluetooth, entre muitos outros.
OPCIONAIS
Pacote Exclusive – R$ 16.121 – sistema multimídia Discover Media com rádio CD-Player, tela tátil de 6,5 polegadas, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para 2 SD-Cards, conexão USB %2b Aux-In com interface para iPod/iPhone e sistema de navegação App-Connect; controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, faróis bixênon com luz de condução diurna em LED, regulagem dinâmica de altura, luz de conversão dinâmica e indicador do nível da água do lavador; atualização gratuita dos mapas para o sistema de navegação; acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor; assistente de luz para farol alto e freio de emergência na cidade e sistema de monitoramento frontal seleção do perfil de condução nos modos normal, esporte, eco e individual
Pacote Premium – R$ 27.634 todos do Exclusive e sistema de proteção proativa dos passageiros; park assist 2.0 com câmera traseira, Sistema infotainment “Discover Pro”, com rádio DVD-Player, tela tátil de 8’, App-Connect, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para 2 SD-Cards, conexão USB %2b Aux-In com interface HD interno de 60GB (compartilhado) e sistema de navegação; som Premium “Fender” ; detector de fadiga
Pacote Sport (em complemento aos pacotes anteriores Exclusive ou Premium) – R$ 5.233 Rodas de liga aro 18, com pneus 225/40, bancos e revestimento interno em couro, regulagem elétrica para banco do motorista
Teto solar – R$ 4.382
Quanto custa?
O VW Golf GTi tem preço sugerido de R$ 120.690, e com todos os opcionais, R$ 174.060.
Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 8
Suspensão/direção 10
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 9
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 10
Acabamento 9
Custo/benefício 8