Após cinco anos na “estrada”, o Fiat Argo volta a ter a opção do câmbio automático, apresentada em janeiro. Testamos a versão de entrada Drive 1.3 AT, voltada para quem está mais interessado no conforto de não ter que trocar marchas do que na aparência do veículo.
Qual é o preço do Fiat Argo automático?
Hoje, esse é o carro automático mais barato do Brasil, vendido a partir de R$ 90.990, sendo que a Fiat espera aumentar em 40% o volume de vendas do hatch compacto com essa novidade.
No visual, o Argo Drive 1.3 AT é menos enfeitado, com rodas em aço estampado de 15 polegadas (com calotas) e sem faróis auxiliares. Para quem está “contando os trocados” para ter um carro automático na garagem, até pagar a mais pela pintura sólida vermelho Montecarlo (R$ 990) e acessórios como os frisos (R$ 350,71) e os sensores traseiros de estacionamento (R$ 393,04) podem ser um sacrifício.
Argo Trekking também tem câmbio automático
Se houver uma folga no orçamento, a versão Trekking 1.3 AT (R$ 96.990) pode ser uma boa pedida para quem procura um visual mais caprichado, trazendo faróis de neblina, rodas em liga leve, adesivos, barras de teto, molduras nas caixas de roda, além de um ganho em conteúdo.
Para quem quer uma “pegada” diferente, o pacote S-Design (R$ 3.990) acrescenta faróis de neblina, rodas de liga, interior escurecido, além de ar-condicionado digital, chave presencial e mais alguns outros itens interessantes.
Interior tem acabamento simples
O interior do Argo Drive 1.3 AT não traz requinte quanto aos materiais de acabamento. O modelo não oferece apoio de braço para o motorista, item que faz falta em um automático. Outra coisa que o Argo fica devendo é um bom console central para guardar tudo o que o motorista precisa ter à mão. Ao menos a Fiat não se esqueceu do sistema multimídia e o ar-condicionado.
Ao volante do automático
O conjunto mecânico do Argo automático é agradável. Na cidade, o motor 1.3 tem bom desempenho. O câmbio automático tipo CVT, que simula 7 marchas, começa a ter torque aos 2.000rpm. O veículo não demorar a atingir esse ponto, porém a partidas são um pouco lentas. O controle mais fino da aceleração durante as manobras em locais mais apertados também deixa a desejar.
Já na estrada o motor mostra sua limitação, com ultrapassagens e retomadas lentas. A situação melhora um pouco ao optar pelo modo esportivo, que mantém os giros altos. Outra possibilidade de ter mais controle é optar por trocas manuais, feitas na alavanca de câmbio. O consumo do Argo automático é ok se você dirigir dentro dos limites do conjunto mecânico. Agora, se resolver pisa fundo, terá uma péssima surpresa.
Ficha técnica do Fiat Argo Drive 1.3 AT
MOTOR Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada POTÊNCIA 98cv a 6.000rpm (gasolina) e 107cv a 6.250rpm (etanol) TORQUE 13,2kgfm a 4.250rpm (g) e 13,7kgfm a 4.000rpm (e) TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas SUSPENSÃO Dianteira, independente, tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, semi-independente, eixo de torção RODAS/PNEUS 6x15 polegadas / 185/60 R15 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica FREIOS A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD CAPACIDADES Tanque, 47 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 400 quilos DIMENSÕES Comprimento, 4,03m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; distância entre-eixos, 2,52m; e altura em relação ao solo, 16,2cm PORTA-MALAS 300 litros PESO 1.150 quilos PERFORMANCE Velocidade máxima: 174km/h (e)
Aceleração até 100km/h: 11,2 segundos (e)CONSUMO* Cidade: 12,6km/l (g) e 9,1km/l (e)
Estrada: 13,9km/l (g) e 10,1km/l (e)
Conteúdo
O pacote de segurança do Argo Drive 1.3 AT conta com controle de tração e estabilidade, mas os airbags são apenas os frontais, que são obrigatórios. No conteúdo de conforto, destaque para o sistema multimídia com tela de 7 polegadas, que tem espelhamento com o smartphone por fio. No entanto, os vidros traseiros são manuais, assim como o ajuste dos retrovisores.
O Argo automático de entrada custa R$ 3.700 a menos que o Toyota Yaris XL (R$ 94.690), o segundo automático mais barato do Brasil. Não que o Argo seja pelado, mas, entre os automáticos, ele fica devendo em alguns pontos, como mais airbags.
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DE SÉRIEAirbags frontais; controle de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; retrovisores com ajustes manuais; piloto automático; banco do motorista com regulagem de altura; computador de bordo; ar-condicionado; banco traseiro rebatível; vidros elétricos dianteiros; aerofólio traseiro; volante com regulagem de altura; central multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento do smartphone; monitoramento de pressão dos pneus; rodas em aço estampado de 15 polegadas com calotas. OPCIONAIS Pintura sólida vermelho Montecarlo (R$ 990).