AVALIAÇÃO TÉCNICA
ESPAÇO INTERNO
Por ter cabine estendida, a Strada vence a parada. O espaço interno é muito bom e é possível levar as bagagens de dois ocupantes. Porém, quando se trata de cabine simples, a Montana tem ótimo espaço.
MONTANA *** STRADA ****
CAÇAMBA
A picape Chevrolet tem a maior capacidade de carga do segmento e possui a caçamba mais profunda. A Strada é menor, porque a cabine estendida implica perda de espaço na caçamba.
MONTANA **** STRADA ***
CÂMBIO
Os engates de câmbio são bons nas duas picapes. Embora não sejam referência, satisfazem. Ambas têm curso longo da alavanca. Nas unidades testadas, o da Montana está mais preciso e a relação de transmissão está mais acertada também, o que favorece o desempenho.
MONTANA *** STRADA **
SUSPENSÃO
A GM conseguiu calibragem mais próxima do rodar de um automóvel. A Montana roda macio e com a caçamba vazia pula menos em superfícies irregulares e é mais apropriada para pequenas aventuras no fora-de-estrada por ter maior altura livre do solo. Apesar de pneus de uso misto e de passar a impressão de mais robustez, a Strada tem menor altura (3 cm a menos) do solo. E a calibragem da suspensão faz a picape pular muito em pisos com imperfeições.
MONTANA **** STRADA ***
MOTOR/DESEMPENHO
Montana e Strada utilizam o motor 1.8 flex da Powertrain, que pode usar gasolina, álcool ou a mistura de ambos em qualquer proporção. A força em baixa rotação é uma característica desse motor, que tem funcionamento mais ruidoso e áspero na Montana, quando se usa apenas álcool. Porém, o desempenho da picape Chevrolet supera o da Fiat.
MONTANA **** STRADA ***
ESTILO
A Strada foi reestilizada recentemente e as linhas ficaram muito bonitas. As linhas da Montana são muito charmosas, mas não há como negar que o estilo Fiat ficou melhor e com aparência mais agressiva e robusta.
MONTANA *** STRADA ****
ERGONOMIA
A maioria dos comandos está bem localizada em ambas a exceção dos faróis auxiliares. Ao engatar a segunda marcha na Montana, o motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco. Mas nada que incomode muito. Em compensação, os comandos de rádio da Montana são mais fáceis e práticos de serem operados.
MONTANA *** STRADA ***
CONFORTO
A picapes são cada vez menos caminhonetes e mais automóveis. O rodar macio da Montana a deixa mais próxima de um automóvel. Além disso, são muitos os itens de conforto, conveniência e segurança na lista de equipamentos de série e opcionais. A lista da Fiat é mais extensa e inclui até o retrovisor com escurecimento automático.
MONTANA *** STRADA ****
CONSUMO
É muito elevado o consumo de álcool e gasolina, seja na cidade ou estrada, nas duas. Esse motor 1.8 flex da Powertrain tem como característica negativa o alto consumo.
MONTANA * STRADA *
ACABAMENTO
A reestilização da Strada foi fundamental para melhorar também o acabamento interno, que é de boa qualidade na Montana. As picapes pequenas são feitas à imagem e semelhança dos carros que lhes deram origem: Fiat Palio e Chevrolet Corsa.
MONTANA *** STRADA ***
SEGURANÇA
Tanto Strada quanto Montana oferecem muitos itens de segurança, como ABS e airbags. O pecado capital da Montana é o quebra-mato, equipamento agressivo ao pedestre, em caso de atropelamento, e condenado na Europa. A Strada possui apenas o esboço do quebra-mato no mesmo material (plástico) do pára-choque. O da Montana é de metal.
MONTANA ** STRADA ****
RESULTADO
STRADA: 34
MONTANA: 33
* RUIM ** REGULAR *** BOM **** MUITO BOM ***** ÓTIMO
MONTANA
POSITIVO
* Capacidade de carga
* Suspensão
* Altura do solo
NEGATIVO
* Visibilidade lateral e traseira
* Quebra-mato
* Consumo
STRADA
POSITIVO
* Design
* Segurança
* Espaço interno
NEGATIVO
* Visibilidade traseira
* Consumo
* Suspensão áspera (vazio)