O Focus é, sem dúvida, o melhor carro médio à venda no mercado nacional, à exceção de modelos das marcas premium. Na versão mais sofisticada, a principal diferença em relação à extinta Ghia são os faróis direcionais e o novo desenho das rodas de liga leve. A precisão da direção e a sofisticada suspensão traseira multilink tornam o ato de dirigir muito prazeroso em todas as versões do Focus. Porém, a suspensão dianteira, em algumas situações, faz barulho, o que não ocorria nos modelos da primeira geração, e o preço da versão Titanium supera os R$ 70 mil.
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Todas as vezes que o Focus chega para testes a opinião da redação é unânime: que vontade de ter um. Não há segredo para tantos elogios, apenas a dirigibilidade incrível torna o ato de dirigir extremamente prazeroso. O Focus passa a sensação de solidez e o sistema de suspensão absorve como poucos as imperfeições do solo, evitando que sejam transmitidas ao habitáculo. Por isso, o conforto a bordo supera os concorrentes. E contorna curvas com muita precisão.
Os carros crescem de uma geração para outra e o Focus não fugiu à regra, com 19cm a mais de comprimento em relação ao modelo anterior. O carro ficou mais parrudo e também menos prático nos centros urbanos, nos quais veículos menores se deslocam mais facilmente em espaços reduzidos sempre abarrotados de automóveis.
A troca do nome Ghia para Titanium, segundo a Ford, não foi estratégia especial e, sim, porque a marca já usa essa nomenclatura na Europa há alguns anos.Esses artifícios fazem pouca diferença para o cliente, que deseja mesmo é carro ideal: que tenha desempenho de Fórmula 1 e consumo de moto de baixa cilindrada.
Luxo O Focus Titanium não decepciona o cliente, apesar do preço elevado, como de todos os modelos vendidos no país, com comandos de voz —também disponível na versão GLX—para som, ar e telefone; botão de partida que dispensa chave na ignição; ar-condicionado com controles de temperatura independentes para motorista e passageiro e os faróis direcionais, entre outros. O único opcional é a transmissão automática, a versão testada é manual. Aliás, os engates do câmbio são curtos e muito precisos (ver avaliação técnica).
O espaço interno é bom e três adultos viajam com conforto no banco traseiro. Os bancos são anatômicos e o do motorista tem regulagem lombar, proporcionando mais conforto (ver análise ergonômica). A capacidade do porta-malas é condizente com a carroceria hatch, mas poderia ser um pouco maior.
Dirigindo O melhor do Focus está reservado ao motorista, que dispõe de um carro extremamente agradável de dirigir, com respostas previsíveis e surpreendentes. A direção pode ser calibrada conforme o estilo de dirigir: normal, conforto e esportiva. O senão é o ruído vindo da suspensão dianteira ao trafegar em piso irregular, que não é sempre ouvido. Outro ponto negativo é a visibilidade lateral traseira, com ponto cego. Retrovisores externos maiores compensam, em parte, a deficiência.
O motor 2.0 tem desempenho muito bom em todas situações e melhor ainda com álcool. Surpreendeu o consumo de gasolina na cidade. O computador de bordo registrou médias que variaram de 5km/l —trânsito lento demais —até 7km/l com gasolina. Na estrada, a média com o combustível fóssil variou de 10km/l a 12km/l nos limites estabelecidos por lei. O mesmo motor apresentou consumo elevado em versões anteriores do Focus. A engenharia deve ter encontrado calibragem mais equilibrada entre desempenho e consumo.
Conclusão A versão topo de linha do Focus é muito bem equipada, mas deveria vir com airbags laterais e de cortina. O preço elevado faz com que a opção pela GLX seja mais racional, que custa R$ 9 mil a menos.
QUANTO CUSTA
O Focus hatch 2.0 flex na versão Titanium tem preço sugerido de R$ 71.660 com câmbio manual e de R$ 76.440 com transmissão automática.
Puro prazer
O Focus vendido no Brasil ainda é o de segunda geração. A terceira começou a ser comercializada em março nos países europeus e deve chegar ao país no fim de 2012.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.999cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potências máximas de 143cv (gasolina) e 148cv (álcool) a 6.250rpm e torques máximos de 18,8kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 19,5kgfm (álcool) a 5.250rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços inferiores e barra estabilizadora; e traseira, independente, do tipo Multilink, com braço de controle e barra estabilizadora / 7 x 16 polegadas, em liga de alumínio / 205/55 R16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica, com três tipos de regulagem (Conforto, Normal ou Esporte)
FREIOS
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS, controle eletrônico da força de frenagem (EBD) e controle em curvas (CBC)
CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; porta-malas, 328 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 400 quilos; peso (kg), 1.347
DIMENSÕES (Metros)
Comprimento, 4,35m; largura, 1,84m; altura, 1,49m; distância entre-eixos, 2,64m e medida de conforto (distância entre o pedal de freio e o encosto do banco traseiro), 1,92m
DESEMPENHO
Velocidades máximas (km/h), 204(gasolina)/205(etanol); acelerações até 100km/h, 10,5(g)/10,4(e)
CONSUMO
Cidade (km/l), 11,8 (g)/ 7(e); estrada (km/l), 15,8(g)/10,3(e)
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico a um toque, trava elétrica das portas com controle remoto, abertura e fechamento total, computador de bordo com controle na coluna de direção, volante em couro com insertos cromados, coluna de direção com ajuste de altura e distância, chave do tipo canivete, aviso sonoro de faróis acesos, de portas abertas e chave na ignição, porta-luvas refrigerado, sensor de chuva, abertura elétrica da tampa do combustível, cinzeiro e acendedor de cigarros, encosto do banco traseiro bipartido, bolso porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, botão de partida sem chave, teto solar elétrico, sistema de som My Connection com Bluetooth, conexão para USB e iPod, comando vocal para áudio, ar-condicionado e Bluetooth, sensor de chuva, controle automático de velocidade e banco do motorista com ajuste elétrico de altura.
Aparência – Espelhos retrovisores externos com pisca integrado, maçanetas na cor do veículo, vidros verdes e aerofólio traseiro na cor da carroceria.
Segurança – Sensor antiesmagamento no comando dos vidros, faróis direcionais, airbag duplo, freios ABS (com EBD e CBC), alarme antifurto perimetral e volumétrico, ajuste interno de altura dos fachos dos faróis, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico, terceira luz de freio, travamento das portas a 7km/h, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros do banco de trás, sistema antifurto EPATS, sensor de estacionamento traseiro e acendimento automático das luzes de emergência depois de uma frenagem brusca.
OPCIONAL
Transmissão automática sequencial de quatro velocidades.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 9
Espaço interno 9
Porta-malas 7
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 9
Custo/benefício 9
Ruído anormal
Os elogios ao Focus são unanimidade, mas é intrigante o barulho vindo da suspensão dianteira do carro em pisos irregulares.
CONCORRENTES
A versão Titanium não tem concorrentes no mercado nacional, pois os outros hatches médios disputam com Focus GLX em preço.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A tampa traseira tem boa montagem, mas o capô está descentralizado e desnivelado (lado direito). A qualidade da pintura é boa. A porta dianteira direita está desnivelada em relação ao para-lama, e as outras três têm montagem razoável. REGULAR
Vão do motor
O motor 2.0 e seus componentes laterais (filtro de ar, reservatório de expansão, bateria, radiador, condensador do ar-condicionado, etc.) preenchem bem o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. Os itens de verificação permanente têm fácil visualização e manuseio, menos o reservatório de fluido de freio. O resultado da insonorização é positivo. O sistema de abertura do capô é ainda por meio da chave de ignição atrás do emblema da marca na grade dianteira, que não é muito funcional. REGULAR
Altura do solo
Não houve interferências com o solo numa condução normal sobre estrada de terra com algumas imperfeições, na transposição de quebra-molas e no uso urbano em saídas de garagem com desnível. Toda a parte inferior do motopropulsor e o agregado da suspensão dianteira têm proteção por chapa plástica de resistência limitada. POSITIVO
Climatização
É automático digital. É boa a vazão de ar pelos difusores do painel, que têm formato oval e boa angulação das aletas, sendo satisfatória a rumorosidade de funcionamento. Está bem vedado e o sistema tem regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, mas não tem difusor de ar específico para os passageiros de trás. POSITIVO
Freios
Estão muito bem dimensionados nos dois eixos. O pedal de freio tem boa relação e ótima sensibilidade. O ABS atuou com eficiência sobre piso de baixo atrito e seco. Apresentaram uma desaceleração eficiente e não ocorreu alteração da trajetória em frenagens fortes na entrada de curvas estando o veículo em alta velocidade, nem o afundamento exagerado do eixo dianteiro. O freio de estacionamento atuou normal. POSITIVO
Câmbio
A qualidade de engate é ótima em precisão, maciez, pega no pomo e curso curto da alavanca. As relações de marchas/ diferencial proporcionam uma dirigibilidade segura e agradável no uso misto, proporcionando uma dinâmica e agilidade bem satisfatória. A embreagem é macia, tem bom curso e progressividade, além de boa resistência térmica. POSITIVO
Motor
Tem boa curva de potência e torque em função da rotação do motor e arquitetura do cabeçote 16V. A aceleração é muito boa, e as retomadas de velocidade eficientes. Proporciona boa e confortável dirigibilidade no uso urbano, mesmo com torque máximo em alta rotação, e na estrada é rápido, dinâmico e proporciona segurança em ultrapassagens e manutenção de boa velocidade de cruzeiro. A rumorosidade de funcionamento é baixa e o sistema flex funcionou bem com boa partida a frio, marcha lenta linear e aceleração progressiva independente do combustível (álcool/gasolina) e se misturado. É evidente o ganho na dinâmica na estrada com somente etanol no tanque. POSITIVO
Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO
Nível interno de ruídos
O nível interno de ruídos é baixo, assim como o efeito aerodinâmico contido mesmo em alta velocidade. POSITIVO
Suspensão
A suspensão dianteira apresenta pequena rumorosidade ao trafegar sobre piso irregular usual misto. A engenharia da Ford conseguiu um belo acerto em conforto e handling. Merece destaque o alto nível da estabilidade. Contorna com muita precisão, e com inclinação quase neutra da carroceria, curvas de raios variados no limite da aderência lateral numa velocidade bem elevada. Numa condução bem esportiva, com curvas sequenciais (raio curto e médio), e em simulação de desvios consecutivos de cones, é prazerosa e segura a sua condução, além de rápida. O conforto de marcha mesmo com pneus da série 55 é bom, pois o sistema filtra bem as transferências das imperfeições do solo para dentro. POSITIVO
Direção
O volante tem boa pega e a coluna de direção conta com regulagem em altura e distância, com ótimo curso. Está muito bem definida e calibrada com reações muito equilibradas e com ótima sensibilidade. É do tipo direta, mas com suavidade de resposta. A precisão na reta e em curvas é excelente e o conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra irregular. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito/retorno. POSITIVO
Iluminação
O quadro de instrumentos tem iluminação permanente, fácil leitura, assim como a identificação e manuseio dos comandos no console central e interruptores elétricos nos painéis de porta. Há luzes de cortesia nos para-sóis, porta-luvas, porta-malas, zona dos pés do condutor e passageiro e base inferior dos retrovisores externos. Tem sensor crepuscular. Na parte traseira tem uma lanterna para os passageiros, e há outra na dianteira com dois spots fixos integrados. O grupo óptico dianteiro tem construção com dupla parábola e facho autodirecional. A iluminação (abertura do facho, claridade e alcance) é normal no baixo e eficiente no alto, e conta de série com regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Há faróis auxiliares de neblina embutidos no para-choque. As lanternas (seta, farolete, freio) incorporam a coluna C, sendo que a luz de ré está embutida na base direita do para-choque e a de advertência para piso molhado/neblina, do outro lado. POSITIVO
Limpador do para-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa palhetas eficientes varrem uma área satisfatória automaticamente. No vidro traseiro, o esguicho lateral de jato único tem boa vazão e pressão, e a área varrida é boa. Dentro do vão motor é fácil a identificação e manuseio para reposição de água no reservatório. O sistema tem sensor de chuva. POSITIVO
Estepe/ macaco
Não existe nenhuma etiqueta na carroceria (vão interno da porta do condutor, coluna B e tampa de acesso ao tanque de combustível) informando a pressão dos pneus, somente no manual, o que não é prático nem funcional. O estepe é do tipo para pequenos deslocamentos e a baixa velocidade (máximo 80km/h). Fica no porta-malas. Essa solução não é prática para o uso no Brasil, devido à baixa qualidade da manutenção de várias estradas, e em algumas ruas. O pneu/roda de uso, quando danificado, não cabe em altura em relação ao plano superior do porta-malas, onde é necessário tirar a base de isopor que apoia o estepe original e colocá-la junto com a bagagem. A operação de troca é normal e tem auxilio de cinco prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centragem da roda. REGULAR
Alarme
A chave de ignição é do tipo inteligente e não precisa ser inserida no comutador de ignição, pois o sistema de ligar/desligar por meio de botão instalado no console central reconhece a sua proximidade (no bolso do condutor, por exemplo), e tem integrado nela as teclas de abrir e fechar as portas, e uma específica para destravar o porta-malas. Os vidros sobem automaticamente ao travar as portas, mas é necessário continuar pressionando a tecla. Há proteção perimétrica das partes móveis contra arrombamento e volumétrica dentro do habitáculo contra invasão pela quebra dos vidros. As quatro portas têm opção de abertura/fechamento dos vidros por um toque e o sistema antiesmagamento atuou com eficiência. POSITIVO
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 328 litros, o mesmo encontrado na nossa medição com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan