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HB20 Sedan ou Corolla? Versão de topo do compacto da Hyundai vale a pena?

Testamos o pacote mais caro do HB20S, que custa R$ 130 mil. Valor está próximos dos sedans médios, como Corolla ou Sentra. E agora?

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Visual dianteiro é bem convencional
Visual dianteiro é bem convencional Foto: Visual dianteiro é bem convencional
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7 Nota VRUM

Recebemos para teste o Hyundai HB20 Sedan (HB20S) na versão de topo Platinum Plus, vendida a partir de R$ 126.590. Sem dúvidas é um valor muito alto para um compacto, principalmente quando constatamos que os sedans médios começam na casa dos R$ 150 mil, modelos como o Toyota Corolla e o Nissan Sentra. Então, melhor levar um compacto ultra equipado ou um médio mais peladinho?

Visual do HB20 Sedan é marcante

Vamos começar analisando o visual do HB20 Sedan. A versão de topo Platinum Plus tem na dianteira faróis com projetor e luz diurna em LED, grade em preto brilhante e para- choque com visual agressivo, incluindo faróis de neblina. Na lateral, destaque para as rodas de 16 polegadas e a descaída esportiva do teto.

Mas a cereja do bolo está na traseira, a lanterna em peça única que, diferente do hatch, fica toda iluminada. Porém, por mais que a Hyundai tenha dado muita personalidade para o HB20 Sedan, nas ruas o compacto não consegue ter a mesma presença de um sedan médio, que facilmente rouba a cena ao passar do lado do compacto. Nem é uma questão de linhas, cuja interpretação é subjetiva, mas de porte mesmo.

Acabamento e espaço interno

Quanto ao acabamento, o pacote mais caro do HB20 Sedan traz bancos em couro claro que realmente deixam o interior mais requintado. Também temos couro nas portas e nos apoios de braço. Ainda jogam a favor do compacto o quadro de instrumentos digital, com 4,2 polegadas, e o multimídia com tela de 8 polegadas. Pena que o excesso de plástico tire muitos pontos do modelo, apesar desse aspecto ser um padrão entre os concorrentes.

Vale destacar que os sedans compactos fizeram uma grande evolução quanto ao espaço interno, e, com seus 2,53 metros de entre-eixos, o HB20S acomoda com conforto dois passageiros no banco traseiro. Mas o destaque vai para o porta-malas, que tem volume de 474 litros. Porém, comparando com os médio, os compactos de topo não superam um médio em acabamento e espaço interno.

Turbo x Aspirados

Essa versão de topo do HB20 Sedan tem um motor 1.0 turbo - com até 120cv de potência e 17,5kgfm de torque - que busca, sobretudo, a economia de combustível. Por isso ele tem um desempenho pacato na cidade, mas com capacidade para reagir rapidamente caso tenha uma subida íngreme, por exemplo. Na estrada o motor mostra fôlego, com boa performance em ultrapassagens e retomadas.

O HB20 Sedan entrega tudo isso que foi descrito com baixo consumo de combustível, e aqui nós temos uma boa vantagem em relação aos médios. Em números, o motor 1.0 turbo do compacto da Hyundai não supera os motores 2.0 aspirados dos médios. O Toyota Corolla, por exemplo, tem um 2.0 aspirado com até 177cv e 21,4kgfm.

Mas, o fato de ser turbo, consegue aproximar a performance do HB20 Sedan ao comportamento de um motor maior aspirado. Note que um HB20S alcança os 100km/h em 10,7 segundos, enquanto um Corolla 2.0 faz o mesmo em 9,2 segundos. Não está tão distante assim para um motor com metade da capacidade volumétrica, porém sobrealimentado, que ainda pode ter um consumo menor.

HB20 Sedan tem funções semiautônomas

O pacote de segurança e conforto do HB20 Sedan de topo não fica devendo aos médios de entrada: airbags frontais, laterais e de cortina; controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa; chave presencial; ar-condicionado digital. O destaque da versão Platinum Plus são as funções semiautômomas: assistente de centralização e permanência em faixa; frenagem autônoma; assistente de ponto cego; e farol alto adaptativo.

Mas, como em qualquer carro, temos algumas mancadinhas, como; a chave presencial que destranca por botão e está presente apenas na porta do motorista; e local para carregar o telefone sem uso do fio é escondido, com perigo de esquecer o aparelho.

Os concorrentes diretos do HB20 Sedan Platinum Plus, em porte e motorização, são o Volkswagen Virtus Highline (R$ 133.990) e o Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 118.490). Ainda compactos, mas com outras motorizações, o segmento dos sedans compactos tem o Fiat Cronos, Honda City, Toyota Yaris Sedan e Nissan Versa.

E aí, compacto completão ou médio "pelado"?

Assim, por um preço ligeiramente maior, os sedans médios são melhores em design, espaço interno e acabamento. No comportamento dinâmico os médios levam ligeira vantagem, mas o HB20 Sedan não faz feio tanto pela resposta imediata do motor turbo como pelo menor consumo de combustível. Mas os médios costumam ser melhores em curvas e mais confortáveis. E, se o assunto é conteúdo, a versão de topo de um compacto é mais recheada mesmo. A escolha é toda sua!

Ficha técnica: Hyundai HB20 Sedan Platinum Plus

MOTORDianteiro, transversal, flex, três cilindros em linha, 12 válvulas, injeção direta, turbo, com 998cm³ de cilindrada
POTÊNCIA120cv a 6.000rpm (g/e)
TORQUE17,5kgfm a 1.500rpm (g/e)
TRANSMISSÃOTração dianteira, e câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃODianteira: McPherson
Traseira: Eixo de torção
RODAS/PNEUS6×16 polegadas (liga leve) / 195/55 R16
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOSA discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESTanque, 50 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 428 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,32m; largura, 1,72m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,53m; e altura em relação ao solo, 16cm
PORTA-MALAS475 litros
PESO1.137 quilos
PERFORMANCEVelocidade máxima: 191km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h: 10,7 segundos (g/e)
CONSUMO*Cidade: 12,7km/l (g) e 9km/l (e)
Estrada: 14km/l (g) e 10,3km/l (e)
Dados do fabricante; *Dados do PBEV do Inmetro; (g): gasolina; (e): etanol

Equipamentos de série

DE SÉRIEAlarme; vidros elétricos; retrovisores com ajustes elétricos e luzes de direção; chave presencial; central multimídia com tela de 8 polegadas; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro; acendimento automático dos faróis; Bluelink; rodas de 16 polegadas; partida remota do motor; alerta de presença no banco traseiro; faróis de neblina; quadro de instrumentos digital; ar-condicionado digital; carregamento sem fio do smartphone; frenagem autônoma; assistente de ponto cego, assistente de permanência em faixa; alerta de saída segura; assistente de tráfego traseiro; detector de fadiga; farol alto adaptativo; monitoramento da pressão dos pneus; luz diurna em LED; bancos em couro.
OPCIONALNão tem.