AVALIAÇÃO TÉCNICA
ESPAÇO INTERNO
Os dois oferecem um amplo espaço interno mas o Cvic leva vantagem porque tem maior distância entre-eixos (deteminante para se definir o espaço interno de um carro) maior medida de conforto e o assoalho traseiro plano (inédito em sedâs), oferecendo mais conforto para quem vai atrás.
CIVIC **** COROLLA ***
PORTA-MALAS
O do Corolla oferece 35 litros a mais de capacidade. Você pode achar pouco mas na hora de acomodar uma bagagem de ferias isto faz diferença. O acesso é bom nos dois modelos que possuem também abertura interna por meio de cabo. Mas, levando em consideração o preço dos dois carros, eles pecam por não oferecerem cobertura interna na tampa do porta-mala, prejudicando o aspecto visual.
CIVIC *** COROLLA ****
CÂMBIO
Os dois são muito parecidos neste item pois possuem câmbios automáticos muito limitados, ou seja, sem oferecer sequer dois tipos de troca (normal e esportiva), embora o conforto proporcionado por este tipo de transmissão seja inegável. Mas o cãmbio automático acaba também limitando bastante o desempenho em carros com motores de cilindrada menor do que 2.0 litros.
CIVIC *** COROLLA ***
SUSPENSÃO
O Conjunto do Civic é tecnologicamente mais avançado, principalmente na suspensão transeira, que favorece a estabilidade. Mas transfere um pouco as imperfeições do piso para dentro do carro. A suspensão do corolla ja privilegia mais o conforto, mas, por ser mais macia, perde um pouco em estabilidade. Entretanto, os dois conjuntos acabam prejudicando o conforto devido ao elevado nível de ruídos.
CIVIC **** COROLLA ***
SEGURANÇA
Os dois possuem freios com sistema ABS e o do Corolla possui discos nas quatros rodas. Ambos oferecem airbag para motorista e passageiro. Uma vantagem que o Toyota leva sobre o Honda é de oferecer três apoios de cabeça e três cintos de três pontos no banco traseiro, enquanto o C ivic tem apenas dois.
CIVIC *** COROLLA ****
MOTOR
Embora o motor do Corolla seja um pouco mais potente, os dois modelos possuem um desempenho fraco, principalmente em baixas rotações, em função do câmbio automático. Em termos de nível de ruídos, o motor 1.7 do Civic é mais barulhento, principalmente em altas rotações, quando entra em funcionamento o sistema VTEC (Comando Variável de Válvulas). Já o 1.8 da Toyota adota o sistema VVTI, que é um pouco menos barulhento , mas também incomoda.
CIVIC *** COROLLA ***
ESTILO
Embora o Corolla tenha sido reestilizado por ultimo, as duas carrocerias estão em sintonia com a modernidade.Os dois desenhos buscam equilibrar a sobriedade de um sedã familiar com um leve toque de esportividade e agradam de uma forma geral. Mas gosto é um item bastante subjetivo.
CIVIC **** COROLLA ****
ERGONOMIA
Os dois modelos se equivalem bastante, oferecendo comandos bem posicionados, instrumentos de fácil visualização, os dois volantes (de quatro raios) oferecem uma boa pega, mas o modelo da Honda leva vantagem nos bancos dianteiros, pois os do Corolla são pouco mais curtos e menos confortáveis.
CIVIC **** COROLLA ***
CONFORTO
Fora o problema dos bancos dianteiros o Toyota Corolla possui uma suspensão que privilegia mais o conforto, transferindo menos as imperfeições do solo para dento do carro. Por outro lado, o conforto oferecido no banco traseiro do Honda Civic é melhor, principalmente com a pioneira solução do assoalho plano, que resulta em mais espaço para as pernas. No banco de trás do Corolla, passageiros com mais de 1,80m raspam a cabeça.
CIVIC **** COROLLA ***
CONSUMO
Inexplicavelmente, nenhuma das duas montadoras japonesas divulga oficialmente os dados de consumo de seus modelos, mas os números são muito parecidos.
CIVIC *** COROLLA ***
ACABAMENTO
Tanto o Corolla quanto o Civic utiliza materiais de boa qualidade no interior, mas só o carro da Toyota disponibiliza o banco de couro de fabrica. Os dois modelos não possuem forração na parte interna da tampa do porta-malas.
CIVIC *** COROLLA ***
RUIM * REGULAR ** BOM *** MUITO BOM **** ÓTIMO *****
CIVIC
POSITIVO
* Acabamento
* Espaço no banco traseiro
* Ergonomia
NEGATIVO
* Câmbio automático limitado
* Desempenho em baixa
* Suspensão desconfortável
COROLLA
POSITIVO
* Estilo
* Porta-malas
* Freios
NEGATIVO
* Posição de dirigir
* Acabamento do porta-malas
* Ruídos internos
Foto: