Preço nunca foi o principal atrativo do Honda HR-V, e a versão EXL 2023 segue essa tradição. Apesar de ser a segunda mais acessível da gama, essa configuração tem valor sugerido de R$156.700: está, portanto, em patamar semelhante ao das opções top de linha dos SUVs compactos da concorrência e ao de alguns modelos médios. Vale a pena?
Depende das prioridades do comprador. Se desempenho estiver entre elas, a resposta é não. Isso, porque o Honda HR-V EXL 2023 vem com um motor 1.5 de aspiração natural. Por mais que esse propulsor tenha um moderno sistema de injeção direta de combustível, os números são discretos: 126cv de potência com qualquer combustível, enquanto o torque é de 15,8kgfm com etanol e de 15,5kgfm com gasolina.
Na prática, o SUV vai muito bem no trânsito urbano. Graças ao ótimo casamento entre o câmbio automático do tipo CVT e o motor, as arrancadas são ágeis. Porém, em rodovias, as limitações do conjunto mecânico tornam-se evidentes. Em subidas de serra e em ultrapassagens, o motorista precisa manter o motor em alta rotação. E a situação, claro, piora quando o veículo está carregado.
Pelo menos, nesses casos, o Honda HR-V EXL 2023 mostra uma qualidade: o bom isolamento acústico, que mantém boa parte do ruído do motor do lado de fora. Assim, dá para explorar o câmbio e o motor sem grande desconforto. A caixa do tipo CVT, aliás, gera efeito de freio-motor em descidas e simula sete marchas, que podem ser trocadas sequencialmente por paddle-shifters (borboletas) no volante.
Dinâmica
Aliás, no mais, o acerto dinâmico agrada. A direção elétrica é bastante direta e progressiva, enquanto os freios, com discos nas quatro rodas, esbanjam eficiência, imobilizando o veículo com segurança mesmo em altas velocidades. Falta mesmo só um pouco de potência e, principalmente, de torque, item no qual os rivais turbinados levam boa vantagem.
A suspensão tem ótimo compromisso: proporciona ótima estabilidade em curvas (considerando a altura mais elevada do SUV) sem comprometer o conforto de rodagem. Aliás, por falar em altura, o vão livre do solo do Honda HR-V cresceu 0,8cm na nova geração, chegando a 18,5cm na linha 2023. Porém, o modelo raspa a dianteira no chão com alguma facilidade, evidenciando que o ângulo de entrada de apenas 17,8°.
Consumo do Honda HR-V EXL 2023
Se, por um lado, desempenho não é um ponto forte, por outro, quem prioriza o consumo de combustível deve gostar do Honda HR-V EXL 2023. Nas mãos do VRUM, ele cravou bons 11,7km/l na cidade e 14,6km/l na estrada, com gasolina (veja os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular na ficha técnica).
Assim, o tanque de 50l permite uma autonomia de expressivos 730km. Quem quiser resultados ainda melhores pode recorrer à tecla Econ, que altera a programação do câmbio para otimizar o consumo. Entretanto, essa função limita ainda mais o desempenho.
Interior é espaçoso, mas porta-malas nem tanto
Outra tradição do Honda HR-V é o bom espaço interno. Ele é um dos SUVs mais amplos da categoria e oferece acomodações folgadas para quatro adultos. Nem mesmo o rebaixamento do teto pelo qual a nova geração sofreu atrapalhou o conforto a bordo. É até possível transportar um quinto ocupante sem martírio: nesse caso, não há folga, mas o resultado ainda é razoável.
O habitáculo do HR-V EXL 2023 também se destaca pelo sistema de rebatimento dos bancos, que a Honda chama de Magic Seat: é muito versátil e fácil de usar. Contudo, o porta-malas diminuiu 83l e, agora, tem 354l de volume. Não chega a ser propriamente pequeno, mas é menor que o da maioria dos concorrentes.
Em relação ao acabamento, o Honda HR-V EXL 2023 volta abrir vantagem sobre outros SUVs compactos. O modelo traz acolchoamento nas quatro portas e emborrachamento nas duas dianteiras, além de montagem caprichada. No apinel, os plásticos são duros, mas de boa qualidade, e contam com apliques metálicos. Um mimo que vale menção é a presença de difusores de ar dedicados ao banco traseiro.
A ergonomia também é digna de elogios. O volante tem boa pegada e duplo ajuste (em altura e em profundidade). Os comandos estão todos à mão, a visibilidade é boa e os faróis full-LED proporcionam ótima iluminação. Na versão EXL, o Honda HR-V 2023 tem instrumentos analógicos, mas de leitura fácil, exceto pelo marcador de combustível. Por fim, os bancos apoiam bem tanto a coluna quanto as coxas.
Central multimídia
A central multimídia do Honda HR-V EXL 2023 tem tela tátil de oito polegadas (alguns concorrentes já oferecem 10 polegadas). Além disso, o equipamento se integra ao painel por meio de um aplique plástico, que lembra os velhos televisores de tubo. Mas há conectividade com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, além de quatro entradas USB com carregamento. O uso é fácil e intuitivo.
E então? Vale a compra?
Há diversas variáveis na resposta a essa pergunta. O Honda HR-V EXL 2023 tem espaço interno generoso e acabamento esmerado. Porém, o destaque é o pacote de segurança que a Honda chama de Sensing, composto por controlador adaptativo da velocidade de cruzeiro, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, de evasão de pista e farol alto automático.
Entretanto, o porta-malas e, em especial, o desempenho estão abaixo da média para a faixa de preço do SUV. Para efeito de comparação, um Jeep Renegade Longitude, com motor 1.3 turbo com injeção direta, capaz de desenvolver até 185cv e 27,5kgfm, custa R$147.990. Ele é menos espaçoso tanto no habitáculo quanto no porta-malas, porém, também tem bom acabamento e pacote de equipamentos farto.
Já um Volkswagen T-Cross Highline, com motor 1.4 turbo, igualmente com injeção direta, entrega 150cv e 25,5kgfm custando R$165.990. Ele tem interior mais simples, mas, por outro lado, é bem-equipado e espaçoso, superando o HR-V no tamanho do bagageiro. Sem falar nos franceses Citroën C4 Cactus Shine Pack e Renault Captur Intense, também mais potentes e baratos, porém com mercado bem mais restrito.
Um dos maiores apelos de venda do Honda HR-V, inclusive, é a aceitação mercadológica. Afinal, o SUV é valorizado e tem liquidez no momento da revenda. Todavia, o caso é que, frente à concorrência, a versão EXL está cara: deveria custar cerca de R$10 mil a menos para se igualar aos rivais. Ou então trazer o motor turbo 1.5 da configuração seguinte, a Advance, cujo preço já pula para exorbitantes R$182.900.
Equipamentos do Honda HR-V EXL 2023
DE SÉRIE Sistema Sensing, composto por controlador adaptativo da velocidade de cruzeiro (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (CMBS), assistente de permanência em faixa (LKAS), de evasão de pista (RDM) e farol alto automático (AHB), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), faróis principais de de neblina full-LED, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, controlador de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, ganchos padrão Isofix para fixação de assentos infantis, monitoramento da pressão dos pneus, câmera e sensores de ré, rodas de alumínio de 17 polegadas, ar-condicionado automático (com apenas uma zona de temperatura), freio de estacionamento elétrico, bancos e volante revestidos em couro, chave presencial com botão de partida e espelho retrovisor eletrocrômico. OPCIONAL Pintura metálica ou perolizada.
Preço do Honda HR-V EXL 2023
O preço do Honda HR-V 2023, na configuração EXL, que vem sempre equipada com motor 1.5 de aspiração natural e câmbio automático do tipo CVT, é de R$156.700. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
O modelo traz oito opções de pintura: branco Tafetá (sólida), azul Cósmico (metálica), cinza Basalto (metálica), prata Platinum (metálica), branco Topázio (perolizada), cinza Grafeno (perolizada) e preto Cristal (perolizada).
Ficha técnica do Honda HR-V EXL 2023
MOTOR Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha com 73mm de diâmetro e 89,5mm de curso, 16 válvulas, 1.497cm³ de cilindrada, com injeção direta de combustível POTÊNCIA 126cv (tanto com gasolina quanto com etanol) a 6.200rpm TORQUE 15,5kgfm (g) e 15,8kgfm (e) a 4.600rpm TRANSMISSÃO Tração dianteira, e câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas SUSPENSÃO Dianteira, independente, tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, semi-independente, eixo de torção, barra estabilizadora. RODAS/PNEUS De 17 polegadas (liga leve) / 215/60 R17 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica FREIOS A discos ventilados na frente e a discos sólidos na traseira, com ABS e EBD CAPACIDADES Tanque, 50 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem) não informada DIMENSÕES Comprimento, 4,33m; largura, 1,79m; altura, 1,59m; distância entre-eixos, 2,61m; e altura em relação ao solo, 18,5cm PORTA-MALAS 354 litros PESO 1.309 quilos PERFORMANCE Velocidade máxima: não informada
Aceleração até 100km/h: não informadaCONSUMO* Cidade: 12,7km/l (g) e 8,8km/l (e)
Estrada: 13,9km/l (g) e 9,8km/l (e)
Dados do fabricante; * Dados do Inmetro
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