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Honda HRV: testamos o SUV equipado com o motor 1.5 turbo

Testamos a versão de topo do novo Honda HRV, que custa R$ 190 mil. SUV é o mais caro da categoria, mas, ele vale quanto pesa?

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Visual traz capô elevado, assim como a linha de ombro do SUV
Visual traz capô elevado, assim como a linha de ombro do SUV Foto: Visual traz capô elevado, assim como a linha de ombro do SUV
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A nova geração do Honda HRV foi lançada no Brasil em agosto de 2022, porém sua versão mais potente, equipada com motor 1.5 turbo, só chegou ao mercado em novembro. Após testarmos o SUV compacto equipado com o motor 1.5 aspirado, chega hora de ver como roda a motorização mais nervosa.

Preço do Honda HRV Touring

Testamos o Honda HRV na versão Touring, a topo de linha, com preço sugerido de R$ 190.900. É um preço salgado para um SUV compacto. Mas, será que ele vale tanto assim? Vamos analisar ponto a ponto e comparar com os concorrentes.

Visual melhorou bastante

Esta segunda geração do Honda HRV ficou muito legal, e deixa na cara que a geração anterior era muito sem graça. As versões turbo têm detalhes exclusivos, como a grade com desenho diferenciado em 3D e o para-choque esportivo (que esbarra em qualquer rampinha se você não entrar bem devagar), além do friso que remete a um eletrocardiograma.

A lateral traz rodas de 17 polegadas com visual exclusivo e maçanetas ocultas nas portas traseiras, em alusão à geração anterior. A traseira tem elementos esportivos, como um aerofólio, lanternas escurecidas e saídas de escape duplas. O porta-malas tem abertura e fechamento elétricos, com sensor de presença.

Espaço interno é bom, mas o porta-malas...

O interior traz acabamento ok, com materiais mais nobres concentrados nas partes de maior interação com os ocupantes, o que acaba sendo pouco para um carro tão caro. Porém, o espaço para os passageiros do banco traseiro é generoso. Nem a descaída do teto compromete o espaço para a cabeça. Essa geração do HRV preservou o sistema Magic Seat, com várias configurações do assento. Um ponto fraco do modelo é o porta-malas, pequeno para um SUV, com apenas 354 litros de volume.

O branco perolizado da carroceria da unidade testada combina com couro em cinza claro, presente nos bancos, painel e portas. O painel traz uma tela de 8 polegadas do multimídia, com visual de TV de tubo. O destaque desse sistema é o espelhamento com o smartphone sem usar fio. O quadro de instrumentos tem uma telinha de 7 polegadas configurável. O volante tem ajustes de altura e distância, enquanto o banco do motorista tem ajustes elétricos.

Motor do Honda HRV Touring turbo branco.
Motor 1.5 turbo tem torque máximo com 1.700rpm

Motor turbo dá conta do recado?

O "coração" do Honda HRV Touring é um 1.5 turbo flex com 177cv de potência e 24,5kgfm de torque. O melhor é que todo o torque já está disponível aos 1.700 "giros". Isso significa que o carro está preparado para reagir a qualquer situação. Se na cidade, de repente, "pintar" um morro, é só afundar o pé para vencê-lo. Na estrada, precisou ultrapassar, é só acelerar.

As reações do Honda HRV turbo são rápidas também graças ao esperto câmbio automático tipo CVT, que simula sete marchas e tem uma boa gestão. O único porém é que o veículo não conta com um modo exclusivamente manual. Mas, essas trocas podem ser feitas por aletas, quando a gestão do câmbio entende que você quer comandar as mudanças. Ainda é possível escolher entre três modos de direção, desde um esportivo até um mais econômico.

Falando em consumo, na prática esse motor 1.5 turbo do Honda HRV não é econômico. Se o motorista pisar leve, isso não chega a assustar. Mas, se ele se empolgar com o bom desempenho, adeus economia! Para completar a análise mecânica, a suspensão tem boa relação entre conforto e estabilidade, enquanto a direção é muito ágil, com pesos adequados para cada situação.

Versão de topo é bem completa

O pacote de equipamentos da versão Touring do Honda HRV é bem completo. Faltou apenas um teto solar, que simplesmente não é oferecido no SUV compacto. Entre os itens de segurança, uma câmera colocada no retrovisor direito para reduzir o ponto cego é um diferencial dos modelos da marca. Do ponto de vista tecnológico, destaque para o pacote Honda Sensing, com vários assistentes semiautônomos, que é item de série desde a versão de entrada.

Honda HRV Touring x Concorrentes

Mas, se analisarmos as versões de topo dos principais concorrentes, o Honda HRV Touring não se sobressai. O SUV compacto não traz nada a mais que os concorrentes diretos, com exceção do Jeep Renegade Trailhawk, que tem tração 4x4, mas também não fica devendo nada a eles.

  • Jeep Renegade Trailhawk 1.3 turbo – R$ 174.990
  • Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo – R$ 162.650
  • Hyundai Creta 2.0 Ultimate 2.0 – R$ 173.690
  • Volkswagen T-Cross Highline 1.4 turbo – R$ 165.990

Além de ser o mais caro dos SUVs compactos, a versão de topo do Honda HRV se mistura com os pacotes de entrada dos SUVs médios, como o Jeep Compass, que parte de R$ 174.990. Mas, esse é o jogo da Honda, que parece não se importar com volume de vendas e confia na fidelidade de seus clientes.

Conclusão

Resumindo, o Honda HRV Touring tem visual que agrada, bom espaço interno (com a exceção do porta-malas), acabamento ok, bom desempenho e bom pacote de equipamentos. No entanto, seu preço é maior que o da concorrência, sem que o modelo tenha um excelente atrativo para isto.

Ficha técnica Honda HRV Touring 1.5 turbo flex

MOTORDianteiro, quatro cilindros em linha 1.5 DI VTEC turbo flex, com injeção direta de
alta pressão, que gera 177cv (gasolina/etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm entre 1.700rpm a 4.500rpm.
TRANSMISSÃOTração dianteira, câmbio automático tipo CVT que simula 7 marchas
DIREÇÃOTipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
SUSPENSÕESDianteira do tipo MacPherson e traseira com barra de torção
RODAS/PNEUSDe liga leve de 17 polegadas / 215/60 R17
FREIOSA discos nas quatro rodas, com ABS e EBD
DIMENSÕESComprimento, 4,38m; largura, 1,79m; altura, 1,59m, distância entre-eixos, 2,61m; altura em relação ao solo, 18,1cm
ÂNGULOSDe entrada, 16 graus; de saída, 20,3 graus
TANQUE 50 litros
PORTA-MALAS354 litros
PESO1.422 quilos
CONSUMOCidade: 11,3km/l (g) e 7,9km/l (e)
Estrada: 12,6km/l (g) e 8,8km/l (e)
Fonte: Honda do Brasil

Equipamentos

DE SÉRIEFreio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold; assistente de tração e estabilidade; assistente de partidas em aclive; assistente de dirigibilidade ágil; controle de descida; airbags frontais, laterais e de cortina; Isofix; câmera de ré multivisão; alerta de pressão dos pneus; lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro; assistente para redução de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo; sistema de frenagem para mitigação de colisão; sistema de permanência em faixa e mitigação de evasão de pista; ajuste automático de farol alto; antena tipo tubarão; retrovisores com rebatimento elétrico; conjunto óptico em LED; faróis com acendimento automático; faróis de neblina; escapamento duplo com ponteiras; lanternas com acabamento fumê; chave presencial; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; volante com ajuste de altura e distância; banco do motorista com ajuste elétrico; retrovisor interno fotocrômico; ar-condicionado digital automático Dual Zone com ventilação para os ocupantes traseiros; banco traseiro com tecnologia Magic Seat; revestimento dos bancos em couro; multimídia 8” com interface sem fio para smartphones; quadro de instrumentos com tela de 7''; carregador por indução; sensor de chuva; tampa traseira automático com sensor de presença; partida remota do motor; myHonda Connect.
OPCIONALNão tem.